Quais são os alimentos tóxicos para cães

Alimentos tóxicos para cães

Há uma série de alimentos tóxicos para cães que podem comprometer seriamente a saúde do animal. Como proprietários responsáveis, é nosso dever conhecer esses alimentos e evitá-los a todo custo:

  • Chocolate
  • Cebola e alho
  • Álcool
  • Ossos
  • Açúcar, doces e gomas de mascar
  • Frutas cítricas com caroços
  • Leite

O chocolate

Talvez o mais conhecido de todos os alimentos tóxicos para cães seja o chocolate. Esse doce tão valorizado pelos humanos contém teobromina, que pode ser extremamente tóxico para o nosso cão. Principalmente, para os cães de pequeno porte.

Chocolate: um dos alimentos tóxicos para cães

Cebola e alho

As cebolas e o alho geralmente estão presentes na maioria dos nossos pratos, razão pela qual muitos veterinários aconselham não dar sobras aos nossos animais de estimação. Esses alimentos, muito parecidos entre si, são perigosos porque podem levar a anemia e a outros problemas respiratórios.

Álcool

O álcool é uma droga nociva mesmo para os seres humanos. Seus efeitos sobre os órgãos de nossos companheiros peludos podem ter consequências fatais, por isso dar álcool aos nossos cães é um ato irresponsável.

Os ossos

Apesar da imagem que todos temos em nossas mentes de um cachorro que mastiga um osso, isso é muito prejudicial para ele. Existem grandes riscos de sufocamento, indigestão e perfuração de órgãos, especialmente se forem ossos de aves, pois esses se fragmentam como agulhas.

Se você deseja recompensar o seu cão com um osso, vá até uma loja de animais de estimação e pergunte sobre os petiscos para cães em forma de ossos, há uma grande variedade deles e estes são designados especialmente para os cães.

Alimentos tóxicos para cães

Açúcar, doces e goma de mascar

Devemos evitar que nosso cão coma açúcar, especialmente quando ele está presente em doces industrializados. Dar açúcar a um cão é um erro que pode levar a sérios problemas, tais como diabetes e cegueira. No caso da goma de mascar, os riscos são ainda maiores devido ao teor de xilitol.

Cítricos e outras frutas com caroços

Os alimentos cítricos em geral, são prejudiciais aos cães. As laranjas e os limões são especialmente ruins, pois contém  psoraleno. Na verdade, os cachorros geralmente evitam se aproximar dessas frutas devido à sua acidez.

Em relação às frutas com caroços, devemos ter cuidado especialmente com pêssegos e damascos, já que, além do risco de sufocamento, os caroços dessas frutas contêm cianeto.

Leite

Somente o ser humano tem a capacidade de digerir a lactose após a idade adulta. A enzima que nos permite digerir o leite não está presente no organismo dos cães, e é por isso que devemos evitar dar produtos lácteos aos nossos animais de estimação.

A lista pode ser infinita, então a melhor coisa que podemos fazer como proprietários responsáveis, é consultar nosso veterinário sobre a alimentação mais adequada para o nosso animal de estimação. Você tem que dar apenas os alimentos que foram especialmente concebidos para eles. 

Recomendados para você