Quero outro cão, como faço para que se deem bem?

Quero outro cão, como faço para que se deem bem?

Última atualização: 21 Outubro, 2016

Talvez você nunca tenha se dado conta de quantos benefícios ter um pet traz, até que decidiu ter um. Tanto foi assim que agora quer outro. Mas, é claro que, com um cão já em casa, encontrar outro e fazer com que eles se deem bem não é uma tarefa fácil.

Entretanto, nada é impossível. Há várias coisas que podem ser feitas para que a convivência entre ambos seja a mais amena e tranquila possível.

Como fazer com que meus dois cães se deem bem

caes-detectores-de-epilepsia

  • Primeiro, conheça o comportamento do novo cão. Antes de levar um novo cão para casa, você deve averiguar como ele age quando está com outros cães. Assim, poderá predizer a atitude que ele terá com o que já tem em casa. Se, quando ele chegar, atacar o “dono” do lar, isso não facilitará as coisas.
  • Hierarquias. Sabemos que a novidade sempre nos atrai, mas se dermos muita atenção ao novo cão, começaremos mal. É muito provável que o que já tínhamos fique com ciúme e que isso crie uma competição entre eles. Você deve demonstrar a ambos que os “chefes” da casa são você e sua família.
  • Evite que o cão lhe veja angustiado. Se você está preocupado sobre como reagirão ambos os cães, você não está no caminho certo. Seu pet, que já lhe conhece, notará isso e é possível que crie um sentimento de rejeição em relação ao outro animal. Isso é porque ele relacionará sua mudança de humor com a presença dele.

Mais detalhes importantes

  • Socialize o seu primeiro cão. Se seu cão for bem socializado desde pequeno, você terá mínimos problemas de adaptação ante a presença de outro cão. É importante que o acostume desde pequeno a estar com outros peludos e com outras pessoas.
  • Informe-se sobre a raça. Nem todas as raças se adaptam da mesma maneira à convivência com outros cães. Por isso, antes de trazer um novo animal para casa, assegure-se de que essa raça em particular é sociável. Também que sua origem não seja um obstáculo.
  • Trate-os igual. Não tire o carinho de seu cão anterior porque tem um novo. E, também, não deixe de dar carinho ao novo cão. Trate-os por igual e lhes faça ver que ambos são importantes para você, sem diferenças.
  • Dê a eles o próprio espaço individual. Não é uma boa ideia que, com a chegada de um novo cão, seu pet de sempre tenha que compartilhar seu comedouro, bebedouro e cama com ele. Dê ao novo peludo os seus próprios utensílios, para que ele se sinta como um a mais. Assim, o outro não se sentirá ameaçado ao ver roubado o seu território. Para que se deem bem, é vital que cada um tenha um lugar onde comer e onde dormir.

O que mais fazer para que se deem bem

Além de tudo o que falamos anteriormente, há vários fatores que devem ser levados em conta na hora de trazer um novo cão para casa e fazer com que ambos se deem bem.

casas-para-caes-de-rua

  • O encontro deve ser em terreno neutro. Não traga logo de cara um novo cão para casa. É melhor ir a um parque ou à rua e fazer com que os cães se conheçam lá. Em terreno neutro será mais fácil que eles se deem bem e que você veja com mais clareza quais reações cada um tem.
  • Deixe-os à vontade. Se você vir que não há perigo de que algo ruim ocorra, deixe-os soltos e a sós, para que se cheirem, se explorem e se conheçam.
  • Deixe que o novo investigue o lugar. Se tudo estiver bem e já tiver voltado para casa com os dois cães, deixe que o novo explore o lugar para que possa saber por onde se moverá e o que sente como relação à casa.
  • Não permita que nenhum toque o alimento do outro. Isto poderia criar rixas e ocasionar problemas. Não deixe de lado nenhum deles, trate-os por igual.