Rabo do cavalo: conselhos e cuidados

· fevereiro 16, 2018

O rabo do cavalo é uma parte muito expressiva do seu corpo, e diz muito sobre seu estado de espírito. Cuidar dessa parte do corpo do animal não é apenas uma questão estética, mas um requisito para preservar a saúde do cavalo.

Os cavalos demonstram emoções com todo o seu corpo

Os cavalos são animais muito sensíveis e têm uma notável capacidade de expressão. Eles se comunicam entre si e com o ambiente em torno deles permanentemente. E isso é feito através de suas expressões faciais, do movimento de suas orelhas, rabo, cabeça e dos sons que emitem…

Conseguem reconhecer os estímulos do ambiente através da visão, do olfato, da audição e do toque. Portanto, demonstram suas emoções e estado de espírito com todo o seu corpo.

Sua intensa capacidade sensorial permite que eles detectem facilmente mudanças ao redor. Portanto, apesar de sua alta sociabilidade, podem ficar assustados e desconfiados.

Rabo de cavalo puro-sangue

O rabo do cavalo e suas funções

Nos mamíferos, o rabo é uma extensão da coluna vertebral, mas também é independente e tem sua própria mobilidade, mesmo que esteja ligado ao corpo do animal.

Vacas, cavalos e outros quadrúpedes têm rabos curtos que cumprem principalmente a importante função protetora. Esses animais afugentam insetos e outros animais oportunistas através do movimento de seus rabos. Isso permite que ele mantenha sua região genital e anal livre de vários parasitas.

O rabo do cavalo também desempenha uma importante função comunicativa e social. Os animais expressam seu humor e transmitem informações através desse membro de seus corpos.

Quando eles estão felizes ou animados, os cavalos levantam o rabo para mostrar seu estado de espírito. Mas quando sentem medo, escondem sua cauda entre as pernas. De uma forma muito semelhante aos cães.

Seborreia: um problema comum no rabo do cavalo

A seborreia, também chamada de “caspa gordurosa”, aparece de forma secundária em relação a outros problemas. Ela está normalmente associada com uma infestação por parasitas externos e internos, bactérias ou fungos. Mas também pode ser causada por uma deficiência de zinco e outros minerais.

Para evitar que seu cavalo tenha esse problema, é essencial realizar a desparasitação periódica e garantir hábitos de higiene adequados para o animal.

Caso apareçam os primeiros sintomas, é aconselhável desinfetar seu cavalo com um shampoo à base de piretrinaOs banhos devem ser feitos uma vez por semana, por 3 ou 4 semanas.

Quando a seborreia se concentra no rabo do cavalo, há shampoos específicos para essa região. Geralmente, eles devem ser usados por 2 ou 3 semanas, com aplicações uma vez por semana.

Dicas e cuidados

Como podemos ver, cuidar do rabo do cavalo não só serve para embelezá-lo. O rabo é parte do organismo do animal e deve estar saudável para cumprir suas funções adequadamente.

Para facilitar o cuidado com seu cavalo, analisamos 4 aspectos fundamentais:

1. Manter o comprimento adequado

Se o rabo ou a crina do animal tiverem um comprimento excessivo, eles podem prejudicar o desenvolvimento do cavalo. Além disso, o tamanho da cauda do cavalo é um aspecto importante para sua higiene e saúde.

Quanto mais longo for o rabo e a crina do animal, mais cuidados serão necessários para manter sua limpeza. Isso também torna mais difícil reconhecer a presença de parasitas e microrganismos em geral.

2. Escovação periódica

A pelagem do cavalo precisa de escovações frequentes para evitar que os pelos fiquem emaranhados, formando nós ou nódulos. Além disso, essa prática ajuda a eliminar os pelos mortos e melhora a aparência do animal.

Recomenda-se escovar o seu cavalo de 3 a 4 vezes por semana com um pente com cerdas largas. É importante prestar atenção aos longos pelos da crina e do rabo.

3. Banhos e higiene adequada

Os cavalos gostam de se refrescar e limpar naturalmente. Por esse motivo, os banhos são adequados e essenciais para preservar a saúde do animal. Eles devem ser realizados 3 a 4 vezes por mês, dependendo do clima.

cavalo árabe

Existem produtos específicos baseados em silicone para embelezar e desembaraçar os pelos longos do rabo do animal. Eles também podem ser usados para a crina dos cavalos.

4. Penteados

Os “penteados” são uma excelente estratégia para destacar a beleza da crina e do rabo dos equinos. Eles também são uma boa opção para evitar que os pelos longos perturbem a visão ou prejudiquem o desempenho do animal.

Você pode escolher prender os pelos, amarrando-os de forma simples, ou fazendo tranças e nós elaborados. Além da estética, é uma boa oportunidade para passar um tempo e mostrar afeto pelo seu animal.

O rabo do cavalo é uma parte fundamental do seu corpo e tem funções importantes para sua saúde. Portanto, mantê-lo saudável e bonito faz parte de uma conduta responsável como dono do animal.