6 raças de cães mais saudáveis

24 Dezembro, 2020
Os cães mais saudáveis ​​são aqueles mais resistentes, embora cada um deles tenha tendência a desenvolver uma série de doenças específicas.

Os cães são diferentes uns dos outros, não só pela raça a que pertencem, mas também pelo seu tamanho ou personalidade. Outro fator que os diferencia é a saúde, ou seja, existem raças de cães mais saudáveis ​​que outras.

Raças de cães mais saudáveis

Atualmente, estima-se que existam mais de 500 raças diferentes de cães. Cada uma tem características próprias que a diferencia das demais.

No que diz respeito à saúde, os cães devem seguir uma dieta balanceada e fazer exercícios diariamente para se manterem saudáveis. No entanto, existem raças que foram reconhecidas como mais saudáveis do que outras.

Border collie

Além de ser um cão saudável, o border collie – na imagem de início deste artigo – é considerado o cão mais inteligente do mundo. Esse cão pastor também é classificado como uma das raças mais fiéis.

Para mantê-lo com boa saúde, ele deve receber uma dieta cuidadosa porque tem um estômago delicado. Por outro lado, é um cão com muito pelo, que fica embaraçado e sujo facilmente. Portanto, é recomendável escovar diariamente para evitar emaranhados.

Como um bom cão pastor, ele precisa fazer muitos exercícios para queimar o excesso de energia. A forte personalidade desse animal também deve ser levada em consideração, por isso ele deve ser treinado desde a infância.

Braco alemão de pelo curto

Essa raça forte e musculosa é classificada como uma raça de cachorro grande. Esses cães vêm da Alemanha, onde são descendentes de sabujos e perdigueiros.

Braco alemão de pelo curto

Membros dessa raça têm sido amplamente usados ​​como companheiros de caça. Isso se deve ao instinto de caça que possuem, aliado a uma grande energia que precisam gastar, para a qual é necessário realizar pelo menos duas horas de exercícios diários.

É considerado um cão saudável, mas é mais suscetível a sofrer de algumas doenças. Entre essas doenças, estão incluídos problemas de quadril e problemas oculares.

Chihuahua

O Chihuahua é um pequeno cachorro do México. Uma característica desse animal é sua confiança. Por isso, não é difícil vê-lo encarando cães três vezes maiores.

Chihuahua

Por isso, é conveniente educá-lo desde cedo para evitar maus comportamentos. No entanto, é um cão muito carinhoso com seus tutores e especialmente brincalhão com as crianças.

Quanto à saúde, é um cão normalmente saudável, mas precisa de exercícios e caminhadas para se fortalecer. No entanto, é propenso a certas doenças, como luxações, glaucoma ou doenças cardíacas. Além disso, é um cão que não tolera climas frios, influenciando de alguma forma seu tamanho.

Cães mais saudáveis: Husky siberiano

Essa raça é nativa da Sibéria. Os nativos ou chukchis treinaram e cuidaram dessa raça nórdica, que se caracteriza por seu temperamento fiel e nobre.

Cães mais saudáveis: Husky siberiano

No passado, eles eram usados ​​para puxar trenós, que era o principal meio de transporte, por isso esses animais eram muito queridos pelos nativos. Eles chegaram ao Alasca no século XX, onde são chamados de chukchis. Foram os norte-americanos que os chamaram de huskies siberianos.

Esse cão é resistente, mas, como todas as raças, está sujeito a algumas doenças específicas. Entre elas, estão incluídas doenças oculares hereditárias e displasia do quadril.

Para mantê-lo em ótimo estado de saúde, é necessário proporcionar uma alimentação adequada e exercícios diários e intensos. Huskies adultos exigem pelo menos duas horas de exercícios diários, de preferência em uma área designada onde possam correr.

Pastor australiano

Esses cães musculosos e enérgicos são semelhantes ao border collie, razão pela qual são frequentemente comparados a essa raça. Apesar de ser apelidado de ‘australiano’, na verdade, ele é descendente de pastores bascos que emigraram para os Estados Unidos e depois para a Austrália.

Pastor australiano

Devido ao seu trabalho de pastoreio, eles precisam fazer longas caminhadas diárias para se manterem saudáveis, o que os torna excelentes participantes em esportes caninos. Apesar de ser considerado um dos cães mais saudáveis, pode sofrer de problemas no quadril (displasia) ou problemas oculares.

Cães mais saudáveis: mestiços

Cães sem raça definida ou sem pedigree são aqueles que descendem de duas ou mais raças diferentes. Cada cão sem raça definida é único, pois dependendo dos pais, terá um tamanho e caráter específicos. Por outro lado, a socialização do filhote será fundamental para determinar seu caráter.

Cães mais saudáveis: mestiços

Quanto à saúde, esses cães têm menos probabilidade de morrer de doenças genéticas. Entre as condições que os cães mestiços podem sofrer, estão as doenças cardíacas ou o hipertireoidismo.

Independentemente da raça a que pertencem, todas e cada uma delas está mais sujeita a sofrer de uma série de doenças ou outras. No entanto, são alguns exemplos dos chamados ‘cães mais saudáveis’.