7 raças de gatos que miam pouco

Embora possa parecer estranho, os gatos raramente usam o miado como meio de comunicação entre seus congêneres. Isso porque geralmente preferem sinais olfativos, visuais ou táteis para estabelecer relações entre felinos.
7 raças de gatos que miam pouco

Última atualização: 23 abril, 2024

Os felinos domésticos se caracterizam por produzir uma vocalização inconfundível chamada miado. Isso serve para eles se comunicarem principalmente com seu tutor, já que com exemplares da mesma espécie utilizam uma linguagem não falada. No entanto, alguns gatos miam de uma forma bastante estridente que nem todos gostam.

Atualmente, temos à disposição coleiras de choque que evitam que os gatos miem. O único problema é que elas são em sua maioria ineficazes e podem causar sérios danos à saúde do seu animal. Se você não gosta de ouvir miados de gatos, a melhor opção é adotar um raça que produza vocalizações mais agradáveis. Continue lendo e conheça alguns dos felinos domésticos que atendem a essas características.

Por que não é bom evitar que um gato mie?

Antes de passar para as raças de gatos que miam pouco, primeiro você deve entender por que eles nunca devem ser proibidos de vocalizar. Em primeiro lugar, lembre-se de que o miado é o principal meio de comunicação deles com você, pois assim podem lhe dizer que estão com fome, com sede, que precisam sair ou que se sentem mal.

Além disso, embora seja de conhecimento popular que os gatos costumam ser solitários e pouco expressivos, eles também utilizam suas vocalizações quando querem expressar seu carinho. Portanto, impedir que um felino mie significa negar-lhe a oportunidade de estabelecer uma relação mais profunda com você.

Por que meu gato não para de miar?

Tipos de gatos que miam pouco

Existem certas raças de gatos que miam silenciosamente ou não muito alto. Na verdade, esses gatos costumam ser bastante calmos e sedentários, por isso não precisam vocalizar, a menos que seja muito necessário. Se você tiver interesse em conhecer algum desses exemplares, a lista a seguir compila as raças mais populares entre os tutores.

1. Gato-de-bengala

O gato-de-bengala pode não ser a melhor escolha se você deseja adotar um felino silencioso, já que se caracteriza por miar bastante. No entanto, a maioria de suas vocalizações lembra um arrulhar doce que não é muito irritante. Isso reduz o principal incômodo para alguns tutores, embora não o elimine completamente e nem todos gostem desse som estranho.

É importante lembrar também que o gato-de-bengala é uma raça híbrida, que resulta da mistura entre um gato doméstico e o gato-leopardo asiático. É por essa razão que ostenta uma bela pelagem tigrada e um corpo que lembra o seu ancestral selvagem. Embora a sua aparência seja maravilhosa e atraente, a sua atitude enérgica pode complicar os seus cuidados e produzir um comportamento subversivo.

2. British shorthair

A raça British shorthair é conhecida por ser pacífica e carinhosa por natureza, o que ajuda muito a evitar que miem descontroladamente. Claro, eles precisam passar muito tempo com seus responsáveis ou familiares. Por isso, não podem ficar muito tempo sozinhos em casa.

Como o próprio nome sugere, esse felino possui uma pelagem curta e abundante que o faz parecer felpudo. Como se não bastasse, exibe diversas colorações que vão desde padrões monocromáticos até pelagens multicoloridas. Isso significa que há uma ampla gama de animais que podem se adequar bem a qualquer estilo exigido.

3. Cornish rex: um dos gatos que miam pouco

O Cornish rex compartilha sua aparência com o famoso gato esfinge, pois ambos possuem corpo esguio com diversas dobras na pele. Porém, essa raça apresenta uma pelagem curta e encaracolada que permite diferenciar os dois. Na verdade, segundo um estudo publicado na revista científica Plos One, o pelo encaracolado é na verdade produto de uma mutação única e específica desse tipo de felino.

Embora sejam considerados espécimes pacíficos e que não miam, isso só pode ser alcançado se tiverem uma boa educação e cuidados adequados. Tenha em mente que eles são uma raça ativa e brincalhona que não tolera bem a solidão, por isso ficam desesperados e entediados facilmente. Consequentemente, podem adquirir comportamentos inadequados em protesto contra a falta de estímulos ambientais.

4. Gato norueguês da floresta

O gato norueguês da floresta é uma das maiores raças que existem, ultrapassando os 45 centímetros de altura e pesando oito quilos. Como se não bastasse, possui pelagem abundante, sedosa e volumosa que lhe confere um aspecto selvagem. No entanto, a sua natureza dócil e sociável lhe permite manter a calma sem miar.

Uma das raças de gatos gigantes.

5. Abissínio

Os abissínios são gatos que mantêm um comportamento infantil mesmo na idade adulta. Por isso, caracterizam-se por serem exemplares brincalhões, travessos e difíceis de treinar. Além disso, adoram monopolizar a atenção de seus tutores e conviver com eles, por isso não toleram bem o abandono ou a solidão.

Mesmo sendo muito inquietos, esses gatos sempre tentam pedir coisas através de um miado doce e calmo. É por isso que não causam muitos problemas aos tutores que odeiam vocalizações de gatos, embora ainda possam incomodar algumas pessoas.

6. American shorthair

Como o próprio nome sugere, o gato americano de pelo curto tem origem nos Estados Unidos, onde era utilizado para reduzir infestações de ratos. Isso fez com que se tornasse popular entre as famílias e ajudou a estabelecê-lo como a raça doméstica comum dos Estados Unidos.

Graças ao fato de esse felino ter convivido por muito tempo com os humanos, seu caráter tornou-se mais simples, calmo, amoroso e sociável. Por esse mesmo motivo, não costuma miar muito para tentar conseguir o que precisa, já que desenvolveu outras estratégias com melhores resultados.

Um gato malhado de pêlo curto americano.

7. Azul russo

Embora tenha uma grande semelhança com outras raças como o British shorthair e o Carthusian, esses gatos possuem espetaculares olhos esmeralda que os tornam completamente diferentes. Esse felino tem tamanho médio e corpo esguio que não ultrapassa os 5 quilos. Além disso, seu pelo é macio e apresenta uma peculiar cor cinza-azulada que faz jus ao seu nome.

Quanto ao seu caráter, esses felinos são pacíficos, afetuosos, discretos e muito reservados. Graças a isso, costumam passar a maior parte do tempo sozinhos, por isso miam muito pouco dentro de casa. Porém, às vezes eles precisam do amor e dos mimos de seus tutores para se sentirem realizados.

Como você pode notar, existe uma grande variedade de gatos que não miam ou tendem a vocalizar mais suavemente. Portanto, não há desculpa para não escolher um felino doméstico como companheiro de vida. Tenha a certeza que é um magnífico animal de estimação que lhe proporcionará momentos inesquecíveis e divertidos enquanto estiver ao seu lado. Não hesite e adote um desses lindos exemplares de raças de gatos que miam pouco.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Trillo, L. (2019) Guía para entender al gato. FAADA. Recuperado el 23 de marzo de 2022, disponible en: http://faada.org/docs/GuiaParaEntenderAlGato.pdf
  • Gandolfi, B., Alhaddad, H., Affolter, V. K., Brockman, J., Haggstrom, J., Joslin, S. E., … & Lyons, L. A. (2013). To the root of the curl: a signature of a recent selective sweep identifies a mutation that defines the Cornish Rex cat breed. PloS one, 8(6), e67105.
  • Montoya, D. (2020) Monografía: LA MENTE DEL GATO DOMÉSTICO Felis silvestris catus. (Tesis de grado, Universidad Antonio Nariño).
  • Crowell-Davis, S. L. (2007). Cat behaviour: social organization, communication and development. In The welfare of cats (pp. 1-22). Springer, Dordrecht.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.