Rotinas que não podem faltar na vida do seu cão

julho 24, 2018
Respeitar horários é fundamental para a saúde física e mental de um cão, assim como uma rotina de alimentação, sono, passeios e de brincadeiras.

Cães são animais de rotina. Eles rapidamente se acostumam com horários e fazem coisas em determinados momentos e, quando isso falha, podem se tornar desequilibrados, estressados ​​e até mesmo deprimidos. Por essa e por muitas outras razões, você tem que mantê-las e deve saber quais são as rotinas que não podem faltar na vida do seu cão.

As rotinas que não podem faltar na vida do seu cão são…

Alimentação

Este é um dos pontos mais importantes para o seu cão. O natural é que ele aja como um poço sem fundo, disposto a comer tudo em seu caminho, mas isso pode ser facilmente controlado se criarmos uma rotina em torno de sua dieta.

A primeira coisa que você deve fazer é determinar quantas vezes por dia seu animal de estimação vai comer. Isso não significa que você tenha que dar a ele três porções de comida, mas que sua quantidade diária recomendada terá que ser dividida em frações. Há cães mais quietos, que se contentam em comer uma vez, enquanto outros mais ansiosos se acalmam apenas se você lhes der três porções diárias.

Depois de determinar se você vai alimentá-lo uma, duas ou três vezes, escolha um horário e dê a ele sua ração todos os dias no mesmo horário. Tente dar comida a ele depois que você fizer sua refeição, para preservar os valores hierárquicos. Se o cão tiver certeza de que em determinado momento terá seu prato, ele não apresentará tanta ansiedade para comer nem incomodará você enquanto faz sua refeição.

Os passeios

Os passeios devem ser marcados por uma rotina, porque seu animal de estimação os usará para fazer suas necessidades biológicas, que sabemos que são marcadas por um relógio interno.

cães passeando

Não passear sempre no mesmo horário poderá fazer com que seu cão faça suas necessidades pela casa, mas mesmo que ele não faça, a falta de rotina poderá descontrolar sua flora intestinal e causar futuros problemas de saúde.

Defina um cronograma para os passeios e tente fazê-los depois do almoço. Poderá ser uma rotina de dois ou três passeios diários, mas o importante é que sejam sempre nos mesmos horários.

Hora de dormir

Você também deve determinar o tempo do sono. Embora seu cão durma durante o dia, já que eles precisam de mais horas de sono do que nós, quando a noite chegar você não vai gostar de ver o seu animal de estimação andando ou correndo pela casa.

cão sedentário

Se você tem um horário para dormir, a coisa mais lógica a fazer é que o seu cão te acompanhe nisso. Mesmo que seus horários estejam um pouco fora de controle, coloque a cama de seu cão em algum lugar onde ele possa dormir em paz todos os dias no mesmo horário que você.

Hora de brincar

A brincadeira é importante para o desenvolvimento cognitivo do seu animal de estimação, mas fazê-la em horários diferentes poderá criar problemas de comportamento, porque o pet vai perder a capacidade de distinguir os momentos de ficar sério e de relaxar. Essa é uma das importantes rotinas que não podem faltar na vida do seu cão.

cão brincando com a bola

Escolha uma hora do dia em que você pode passar algum tempo brincando com o seu cão algumas vezes por semana e faça isso sempre na mesma hora. Podem ser sessões curtas, mas intensas, e marque o final delas para que o cão reconheça que chegou a hora de ficar sério e de descansar.

As mudanças de rotina nos animais de estimação desequilibram seu estado emocional e seu organismo, daí sua importância. É verdade que o estabelecimento de rotinas pode ser um pouco difícil – é difícil inclusive em nossas vidas -, mas se você se esforçar para estabelecer essas rotinas que não podem faltar na vida de seu cão, você vai ter um animal de estimação saudável e feliz, e os laços de afeto entre vocês se estreitarão ainda mais.

Vá em frente e tente, você verá como conseguirá ótimos resultados! Você já sabe que adotar um animal de estimação implica em responsabilidades, que há rotinas que não podem faltar na vida do seu cão, mas que tudo isso pode ser uma experiência muito agradável se estivermos dispostos a sacrificar um pouco de nosso tempo, energia e paciência.

Recomendados para você