Roupas para animais de estimação

Vestir seu animal de estimação pode ser algo delicado. Por um lado, as roupas para animais de estimação protegerão do frio. Por outro lado, as roupas para animais de estimação também podem causar alergias.

As roupas para animais de estimação muitas vezes parecem tão bonitas que somos tentados a colocá-las em nossos companheiros. No entanto,  antes de vesti-los, vale a pena conhecer os benefícios e as desvantagens dessa “moda”.

Vantagens das roupas para animais de estimação: proteger do frio

Com a chegada do inverno, surgem problemas mais sérios do que você imagina. Por isso, é fundamental lembrar que o frio pode causar distúrbios respiratórios e agravar certas doenças das articulações.

Algumas raças de cães se adaptaram historicamente ao frio, pois se originaram em países de climas extremos. Esse é o caso das raças nórdicas cujo corpo possui uma camada dupla de pele e uma espessa camada de gordura.

Roupas para animais de estimação de acordo com a raça

Se nosso cão for um husky siberiano, shar-pei, samoiedo, malamute-do-Alasca ou um chow-chow, não é necessário colocar uma roupa para protegê-los. Seus próprios corpos já estão preparados para suportar temperaturas realmente baixas e a roupa pode incomodá-los.

Roupas para animais de estimação

Cães menores e com pelos mais escassos são muito vulneráveis ​​a climas frios. Seu corpo é mais frágil e não está preparado para sobreviver a intempéries. Assim, eles podem ficar doentes facilmente. As raças que precisam de mais cuidados no frio são: yorkshire terrier, pinscher, buldogue francês, boston terrier, pug, chihuahua, bull terrier miniatura e cão de crista chinês.

Em relação aos gatos, seu organismo é naturalmente mais vulnerável ao frio do que o dos cães. Assim, expor seu pequeno felino a condições climáticas desfavoráveis ​​pode deixá-lo gravemente doente.

Prevenção de lesões

Outra vantagem das roupa para animais de estimação é a proteção que ela oferece para evitar atrito, batidas, feridas ou arranhões. Se o seu animal de estimação estiver em um período mais “rebelde”, a roupa pode impedir que ele se machuque. E também há roupas especiais que oferecem proteção adicional contra bactérias, parasitas e agentes alérgicos no ambiente.

Desvantagens das roupas para animais de estimação

Uma das maiores desvantagens das roupas para animais de estimação são reações alérgicas que podem causar em alguns animais. Existem muitas raças de cães e gatos que têm naturalmente uma pele muito delicada. Para eles, o simples roçar com o tecido e a costura de roupas ou brinquedos pode causar muitos desconfortos, alergias e inflamações da pele.

Animal de estimação com roupa quente

Outra desvantagem é que a roupa para o seu animal de estimação precisará de uma higiene reforçada para evitar a proliferação de microorganismos no lar. A limpeza também deve remover manchas e odor.

Podemos também destacar a atual efervescência da indústria da moda para animais de estimação como um alerta para a humanização excessiva dos animais. Devemos lembrar que para ter a companhia de um animal precisamos respeitar sua natureza.

Dicas para escolher roupas para animais de estimação

Antes de expor seu animal ao contato com qualquer roupa, é muito importante prestar atenção a qualidade do tecido e da costura. Melhorar a aparência do nosso melhor amigo é um complemento. Sua saúde, conforto e bem-estar devem estar sempre em primeiro lugar.

Aqui estão algumas dicas para escolher roupas para seu animal de estimação com consciência.

  • Descubra se o seu animal de estimação é alérgico

Se o seu mascote nunca fez um teste de alergia, é importante consultar o veterinário. Principalmente, se você observar mudanças na rotina de alimentação, comportamento ou no corpo.

Depois de descobrir se seu cão é alérgico ou descartar essa possibilidade, será possível escolher roupas que não causem desconforto.

  • Evite roupas com pequenos ornamentos

Gatos e cachorros são curiosos por natureza, adoram descobrir objetos novos e chamativos. Quase sempre fazem isso lambendo, mastigando ou simplesmente brincando. O problema aparece quando tratamos de peças muito pequenas que podem ficar presas na garganta. Isso gera o risco de asfixia. Portanto, devemos evitar dar roupas com penas, sinos, botões ou franjas minúsculas.

  • Descubra as medidas de seu animal de estimação

Não podemos sempre ser guiados pelos tamanhos previamente rotulados nas roupas para animais de estimação. Para garantir uma compra adequada, devemos tirar as medidas dos nossos animais. Sua altura, o comprimento de seu corpo (do pescoço até onde a cauda começa), o diâmetro do pescoço e do abdômen.

  • Observe a reação de seu animal de estimação

Nossos gostos começam a ser um problema quando interferem no bem-estar dos nossos animais de estimação. Por isso, não importa o quão bonita possa parecer uma roupa se seu parceiro se sentir mal ao usá-la. Portanto, antes de impor um novo hábito, é essencial observar as reações e emoções dos nossos animais de estimação.

a

Recomendados para você