7 cuidados com o schnauzer miniatura

O schnauzer miniatura tende a desenvolver doenças de origem genética que podem ser prevenidas se os cuidados necessários forem prestados. Confira aqui!
7 cuidados com o schnauzer miniatura

Última atualização: 11 agosto, 2021

O schnauzer miniatura é um cão de raça pequena que faz parte das 3 variantes existentes do schnauzer, junto com o padrão e o gigante. Esse cão é reconhecido por ser capaz de se adaptar rapidamente à convivência em pequenos espaços e proporciona muita versatilidade no que diz respeito ao lar e à manutenção.

Porém, quem adota um cão desse tipo deve levar em consideração alguns cuidados com o schnauzer miniatura para que ele se desenvolva como um cão saudável e feliz em casa. Aqui vamos contar tudo sobre essa raça e suas peculiaridades.

Características do schnauzer miniatura

Esse cão mede entre 30 e 35 centímetros e pode pesar de 4 a 8 quilos. Além disso, possui uma barba representativa em torno do focinho, que se forma graças a uma pelagem abundante. De acordo com a Federação Cinológica Internacional, o schnauzer miniatura pode ser preto puro com subpelo sal e pimenta ou preto e prata, ou branco puro com subpelo branco.

Da mesma forma, o schnauzer miniatura se caracteriza por ter uma cabeça retangular, orelhas curvadas e caídas e um comportamento elegante, robusto e musculoso. Por outro lado, em termos de temperamento, essa raça é afetuosa e protetora. Também aprende com facilidade e pode ser uma companhia leal em longo prazo.

Cuidados com o schnauzer miniatura

Como qualquer animal de estimação, o schnauzer miniatura precisa de muita atenção e certos cuidados que devem ser atendidos levando-se em consideração as características do cão. Para quem já tem um cão dessa raça ou pretende ter no futuro, os 7 cuidados com o schnauzer miniatura abaixo serão de grande ajuda.

1. Vacinação e avaliação profissional

É importante que, como primeiro passo, você leve seu schnauzer miniatura a um veterinário para avaliar o cão e verificar se ele apresenta alguma condição especial que deve ser receber mais atenção. Além disso, é necessário que esse cão de raça pequena tome todas as vacinas obrigatórias, sempre aplicadas por um profissional.

Também é aconselhável consultar o veterinário várias vezes por ano para avaliar o desenvolvimento do seu schnauzer miniatura. O objetivo das consultas de rotina é prevenir doenças que podem afetar não só os caninos, mas também as pessoas que convivem com eles.

No mínimo, um cão adulto deve ir ao veterinário para uma avaliação geral uma vez por ano.

 

Um schnauzer miniatura feliz.

2. Crie uma rotina

O schnauzer miniatura é muito inteligente e pode se tornar um cão bastante obediente se começar a ser treinado ainda filhote ou a partir do dia em que ele se tornar parte da sua família. No entanto, você deve ter em mente que não se deve ser muito rígido com as regras estabelecidas, para que esse cachorrinho não se sinta frustrado ou pressionado.

Dar muito carinho e usar um petisco ou outro tipo de recompensa são formas de estimular o schnauzer miniatura a se adaptar mais facilmente à rotina de comer, caminhar, ir ao banheiro e descansar. Se você conseguir educá-lo nas primeiras 20 semanas de vida, ele se tornarrá uma companhia amorosa, feliz, inteligente e obediente com mais facilidade.

3. Cuidados com a alimentação

Nos cuidados com o schnauzer miniatura, uma alimentação balanceada é um ponto fundamental, pois esses pequenos cães têm um metabolismo rápido e tendem a comer muito se não for estabelecido um limite. Se não receber cuidados, o schnauzer miniatura pode desenvolver problemas de obesidade, especialmente se não fizer exercícios suficientes.

É aconselhável alimentar esse pequeno canídeo cerca de 3 vezes ao dia. Porém, ao fazer isso, lembre-se de ser prudente com a quantidade dessas porções. Além disso, consultar um veterinário pode facilitar a busca por uma dieta adequada para o schnauzer miniatura.

4. Exercício

A atividade física é importante para criar equilíbrio na vida do schnauzer em miniatura. Portanto, é fundamental que ele seja incentivado a fazer caminhadas diárias e correr pela casa, para manter o corpo e os músculos saudáveis.

Nesse sentido, usar uma bola para brincar com seu schnauzer miniatura ou criar pequenos obstáculos que o cão possa pular são formas de fazer com que esse cão se exercite e aproveite o processo. Não se esqueça do estímulo mental: os jogos olfativos, por exemplo, são um excelente enriquecimento que vai além do exercício muscular.

5. Pelagem e escovação

Como parte dos cuidados com o schnauzer miniatura, é aconselhável levar o cão a um pet shop para cortar o pelo, pois essa é uma das raças que não trocam de pelo. Se você não tem experiência em cortar o pelo do seu animal de estimação, é melhor deixar essa tarefa para alguém com conhecimento.

Por outro lado, é necessário acostumar o schnauzer miniatura a escovar os pelos pelo menos 3 vezes por semana. Essa é a única maneira de evitar nós e mantê-lo com boa aparência. Da mesma forma, não se esqueça de que o banho é importante, desde que não seja frequente, pois pode causar doenças de pele. Dar banho nele uma vez por mês é uma boa opção.

6. Saúde

Embora a expectativa de vida varie entre 10 e 14 anos, é preciso estar atento à saúde do schnauzer miniatura. Esse cão de raça pequena pode desenvolver problemas hepáticos, doenças dentais, insuficiência ocular, complicações de pele e outras síndromes.

Por outro lado, de acordo com o Jornal Veterinário Argentino, um estudo mostra que os schnauzers miniatura são particularmente propensos a infecções por certas micobactérias, que podem ser transmitidas aos seus proprietários, principalmente se forem pacientes imunodeprimidos ou em tratamento quimioterápico.

É importante que, como parte dos cuidados com o schnauzer miniatura, os responsáveis por esse cachorrinho o levem ao veterinário para acompanhar a saúde do animal. Isso se torna mais essencial se o cão começa a se sentir desconfortável ou exibe grandes mudanças em seu comportamento.

7. Comportamento

Da mesma forma, é válido destacar que o schnauzer miniatura é um cão que está sempre alerta e com muita energia. É também um excelente guardião e uma companhia fiel para toda a família.

No entanto, também é um cão reconhecido por sua coragem. É necessário permitir que tenha uma boa socialização com as pessoas, outros animais e o seu ambiente em geral, para que se sinta tranquilo no seio familiar.

 

Um schnauzer miniatura correndo na grama.

Por fim, levar em consideração esses 7 cuidados com o schnauzer miniatura ajudará o cão a ter uma vida saudável e hábitos adequados ao longo de seu desenvolvimento. Além disso, o acompanhamento e avaliações veterinárias serão fundamentais na vida desse carinhoso e valente cão.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.