Seu cão não confia em você? Siga estas dicas!

A falta de confiança termina qualquer relação e não permite que ela tenha espaço para crescer. No caso dos nosso animais de estimação, isso pode estar baseado em diversos aspectos. Por exemplo, pode ser que você tenha adotado um cão que sofreu maus-tratos. Ou até mesmo que tenha comprado um cachorro proveniente de uma granja na qual ele desenvolveu um trauma e por isso não confia.

Seja como for, está claro que você quer passar vários anos com esse animal que adora, por isso, deve intervir o quanto antes para ganhar sua confiança, para que ele viva tranquilo, para que te ame e se sinta amado e para que a convivência seja tranquila e calma.

Portanto, queremos dar-lhe alguns conselhos que acreditamos que serão bastante úteis para ganhar a confiança do seu cachorro.

Conquiste o seu cão para ver se confia

Desde o começo, queremos ressaltar que essa não será uma tarefa fácil. É um processo contínuo que requer tempo, paciência e esforço, mas que é vital para sua relação e ver se o cão confia em você.

  1. Se for o primeiro dia em que irá interagir com o cão, você deve permanecer calmo e não se mostrar excessivamente emocionado. Pense que é verdade que cachorros são cachorros, mas nem todos têm a mesma personalidade ou caráter. Portanto, se for um peludo calmo, pode se assustar se o vir demasiadamente agitado, e se for um cão nervoso, pode ficar ainda mais nervoso ao vê-lo muito agitado. Portanto, estar tranquilo é a melhor opção em ambas circunstâncias.
  2. Mantenha distância. Não se aproxime demais de um cão que não conhece bem. Mesmo que você vá adotar e já tenha se apaixonado por ele, dê seu espaço para que seja ele quem venha, cheire você e decida se escolhe você.
  3. Baixe à sua altura. Imagine como os cães nos olham lá de baixo: como gigantes ameaças que podem destruí-los sem muito esforço. Colocar-se à sua altura fará com que ele confie em você e seja mais fácil aproximar-se.
  4. Use guloseimas. Eles adoram guloseimas, e se um cão implica para estar do seu lado, com elas, você irá convencê-lo rapidamente. Além disso, se der diretamente na boca, permitirão que tenha um contato com sua mão e já conheça um pouco seu tato. Isso ajudará para que ele se sinta mais confiante da próxima vez.

Mais detalhes para conquistar um cão

  1. Leve-o com você para pequenas tarefas. Uma das maiores causas da falta de confiança pode ser quando o animal está recém-chegado a casa e vê que você sempre vai de um lado para outro sem levá-lo. Mude isso. Hoje em dia há centenas de lugares em que você pode ir com seu cão, por que não levá-lo? Certamente ele agradeceria e poderá fortalecer o vínculo que os une.
  2. Não o obrigue a interagir com outros cães ou pessoas. Obrigar seu cão a fazer algo que ele não quer apenas vai afastá-lo dele e fazer com que perca a pouca confiança que tenha em você. Deixe que seja ele que decida se quer ou não se aproximar de uma pessoa ou cão.
  3. Mostre-se tranquilo enquanto passeia com ele. Se você fica ansioso ou se assusta com qualquer pequeno inconveniente enquanto passeia com seu cão, ele irá imitar. Lembre-se de que para ganhar a confiança do seu cão, ele precisa que você confie nele também.
  4. Limpe-o com frequência. Se seu cão, além de amado, se sente bem cuidado, saberá que você o ama, que é importante para você e ganhará sua confiança.
  5. Brinque com ele. Adapte-se ao seu caráter e brinque com coisas que combinem com sua personalidade. Escolha jogos que não sejam ameaçadores nem conflituosos, como o esconde-esconde, por exemplo, no qual, ao sempre te encontrar, também ajudará a incrementar sua confiança em você.

Essas são as coisas mais importantes que pode fazer para ganhar sua confiança, a qual é essencial para uma boa convivência. Mas lembre-se de que isso levará tempo, esforço e paciência.

Recomendados para você