Seu cão pode ajudar em casa? Saiba aqui!
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Recentemente, um vídeo mostrando um charmoso Labrador retriever recolhendo seus brinquedos viralizou. Apesar de não ser algo comum, os cães podem realizar diversas tarefas domésticas e ajudar em casa. A seguir, mostraremos algumas ideias de atividades úteis que você pode ensinar a seu cão de forma simples.
Como um cão pode ajudar em casa?
Os cães são seres sensíveis e inteligentes, que podem aprender uma infinidade de truques, tarefas e esportes. Isto não é uma questão de raça, idade, sexo ou linhagem. Todos os cães são capazes de aprender, sejam mestiços ou de raças domésticas, se tiverem o amor e o compromisso de seus familiares.
Infelizmente, muitos donos ignoram ou subestimam a capacidade de seus companheiros, deixando de estimulá-los física e mentalmente. Ressaltamos que um cão entediado ou pouco estimulado é mais vulnerável a doenças e problemas comportamentais.
A seguir, veremos algumas ideias de como seu cão pode ajudar em casa com tarefas simples:
-
Apagar as luzes
Na vida cotidiana, os cães podem aprender a apagar as luzes da casa com suas patas. O êxito desta tarefa dependerá basicamente do treinamento e da dedicação. Com reforço positivo e paciência, seu melhor amigo poderá ajudá-lo a economizar energia e organizar o lar.
A única “condição” é que seu cão deve medir uma altura mínima para ligar e desligar o interruptor. Caso você esteja disposto a fazer algumas reformas, pode adaptar a altura ao alcance do animal.
-
Arrumar seus brinquedos
Os cães amam ter brinquedos para se divertir sozinhos ou com seus familiares. Porém, além de compartilhar ótimos momentos com você, seu animal pode ajudá-lo arrumando os pertences. Para isto, basta ensiná-lo a usar a boca para juntar e colocar os brinquedos no local adequado.
Trata-se de uma atividade simples de treinar e pôr em prática no nosso dia a dia. E, além de reduzir nosso trabalho, permite ensinar as normas de boa convivência a nossos cães.
-
Abrir e fechar a porta
Você pode ensinar seu cão a ir ao jardim ou ao pátio para fazer as necessidades e voltar para casa. Tudo isto sozinho, abrindo e fechando a porta com o próprio corpo. Porém, você precisa deixar os limites claros para que ele não utilize essa habilidade para fugir.
A tarefa de fechar a porta é mais simples, pois não exige necessariamente que o cão entenda o funcionamento do trinco. Dependendo da altura dele, você pode ensiná-lo a empurrar a porta usando a cabeça ou as patas. Lembre-se sempre de reconhecer e premiar as condutas positivas.
-
Recolher a roupa suja
Essa atividade baseia-se no mesmo fundamento de juntar e guardar os brinquedos. Nesse caso, o cão deve recolher a roupa suja e levá-la ao local adequado.
Conselhos para ensinar seu cão a ajudar em casa
-
Comece pelas ordens básicas de obediência
Lembre-se de que ensinar seu cão a ajudar em casa significa adestrá-lo. Os cães aprendem de forma progressiva e podem se frustrar se forem expostos bruscamente a um alto nível de complexidade. Portanto, o adestramento deve começar sempre pelas ordens básicas de obediência.
Esses exercícios compõem o primeiro nível de treinamento canino, seja um animal de estimação ou um cão de serviço. Alguns comandos são primordiais, como “junto”, “senta”, “chão”, “quieto”, “aqui” e “deita”, possuindo um grau mínimo de complexidade.
-
Comprometer-se com a educação do seu cão
Educar um cão requer constância, disciplina e paciência. O animal deve assimilar completamente cada comando, e precisa contar com o apoio e com o comprometimento de seu tutor. Caso você não possua tempo ou paciência, é melhor buscar a ajuda de um adestrador profissional.
-
Quando e como treinar seu peludo
Um cão deve treinar diariamente, mas sem exageros. Se sobrecarregamos um animal, facilitamos sua distração e diminuímos sua potência de aprendizagem. É aconselhável realizar sessões diárias de 10 a 20 minutos para praticar as ordens de obediência com seu animal.
-
Aplique reforço positivo para estimulá-lo
O reforço positivo consiste em premiar as atitudes desejadas para estimular as capacidades cognitivas e emocionais de nosso cão. Por isso, evite o hábito de castigar, pois geralmente isto não adianta de nada.
A recompensa deve ser oferecida a curto prazo para que o animal a conecte com a conduta específica. Na verdade, o correto é premiá-lo após a realização de um truque ou uma tarefa. Utilizando um bom treinamento e com muita paciência, você verá que seu cão pode ajudar em casa com várias atividades.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.