Seu cão pode ajudar em casa? Saiba aqui!

· maio 9, 2018
Seu cão pode ajudar em casa se for treinado para isso. Esses animais são muito inteligentes, mas para conseguir que eles ajudem é preciso muita paciência e constância, assim como a premiação pelo reforço positivo. 

Recentemente, um vídeo mostrando um charmoso Labrador retriever recolhendo seus brinquedos viralizou. Apesar de não ser algo comum, os cães podem realizar diversas tarefas domésticas e ajudar em casa. A seguir, mostraremos algumas ideias de atividades úteis que você pode ensinar a seu cão de forma simples.

Como um cão pode ajudar em casa?

Os cães são seres sensíveis e inteligentes, que podem aprender uma infinidade de truques, tarefas e esportes. Isto não é uma questão de raça, idade, sexo ou linhagem. Todos os cães são capazes de aprender, sejam mestiços ou de raças domésticas, se tiverem o amor e o compromisso de seus familiares.

Infelizmente, muitos donos ignoram ou subestimam a capacidade de seus companheiros, deixando de estimulá-los física e mentalmente. Ressaltamos que um cão entediado ou pouco estimulado é mais vulnerável a doenças e problemas comportamentais.

Algumas formas do seu cão ajudar em casa

A seguir, veremos algumas ideias de como seu cão pode ajudar em casa com tarefas simples:

  1. Apagar as luzes

Na vida cotidiana, os cães podem aprender a apagar as luzes da casa com suas patas. O êxito desta tarefa dependerá basicamente do treinamento e da dedicação. Com reforço positivo e paciência, seu melhor amigo poderá ajudá-lo a economizar energia e organizar o lar.

A única “condição” é que seu cão deve medir uma altura mínima para ligar e desligar o interruptor. Caso você esteja disposto a fazer algumas reformas, pode adaptar a altura ao alcance do animal.

  1. Arrumar seus brinquedos

Os cães amam ter brinquedos para se divertir sozinhos ou com seus familiares. Porém, além de compartilhar ótimos momentos com você, seu animal pode ajudá-lo arrumando os pertences. Para isto, basta ensiná-lo a usar a boca para juntar e colocar os brinquedos no local adequado.

Trata-se de uma atividade simples de treinar e pôr em prática no nosso dia a dia. E, além de reduzir nosso trabalho, permite ensinar as normas de boa convivência a nossos cães.

  1. Abrir e fechar a porta

Você pode ensinar seu cão a ir ao jardim ou ao pátio para fazer as necessidades e voltar para casa. Tudo isto sozinho, abrindo e fechando a porta com o próprio corpo. Porém, você precisa deixar os limites claros para que ele não utilize essa habilidade para fugir.

A tarefa de fechar a porta é mais simples, pois não exige necessariamente que o cão entenda o funcionamento do trinco. Dependendo da altura dele, você pode ensiná-lo a empurrar a porta usando a cabeça ou as patas. Lembre-se sempre de reconhecer e premiar as condutas positivas.

  1. Recolher a roupa suja

Essa atividade baseia-se no mesmo fundamento de juntar e guardar os brinquedos. Nesse caso, o cão deve recolher a roupa suja e levá-la ao local adequado.

Conselhos para ensinar seu cão a ajudar em casa

  1. Comece pelas ordens básicas de obediência

Lembre-se de que ensinar seu cão a ajudar em casa significa adestrá-lo. Os cães aprendem de forma progressiva e podem se frustrar se forem expostos bruscamente a um alto nível de complexidade. Portanto, o adestramento deve começar sempre pelas ordens básicas de obediência.

Cachorro recebendo uma ordem

Esses exercícios compõem o primeiro nível de treinamento canino, seja um animal de estimação ou um cão de serviço. Alguns comandos são primordiais, como “junto”, “senta”, “chão”, “quieto”, “aqui” e “deita”, possuindo um grau mínimo de complexidade.

  1. Comprometer-se com a educação do seu cão

Educar um cão requer constância, disciplina e paciência. O animal deve assimilar completamente cada comando, e precisa contar com o apoio e com o comprometimento de seu tutor. Caso você não possua tempo ou paciência, é melhor buscar a ajuda de um adestrador profissional.

  1. Quando e como treinar seu peludo

Um cão deve treinar diariamente, mas sem exageros. Se sobrecarregamos um animal, facilitamos sua distração e diminuímos sua potência de aprendizagem. É aconselhável realizar sessões diárias de 10 a 20 minutos para praticar as ordens de obediência com seu animal.

  1. Aplique reforço positivo para estimulá-lo

O reforço positivo consiste em premiar as atitudes desejadas para estimular as capacidades cognitivas e emocionais de nosso cão. Por isso, evite o hábito de castigar, pois geralmente isto não adianta de nada.

A recompensa deve ser oferecida a curto prazo para que o animal a conecte com a conduta específica. Na verdade, o correto é premiá-lo após a realização de um truque ou uma tarefa. Utilizando um bom treinamento e com muita paciência, você verá que seu cão pode ajudar em casa com várias atividades.