Seu filho pode aprender a cuidar de um animal de estimação através de brincadeiras

· março 16, 2017

Sabemos que todas as crianças gostam dos animais. No entanto, assim como é importante fazê-los entender que não são um brinquedo, também é necessário mostrar a seu filho que é uma responsabilidade e que devem cuidar deles.

Agora bem, ensinar uma criança a cumprir com responsabilidades não é uma tarefa fácil. Mas se aprendemos a fazê-lo através de brincadeiras, a coisa melhora bastante. Ainda que não acredite, aprender a cuidar de um animal pode ser feito através de jogos. Contaremos como.

Ensine seu filho a cuidar de seu animal de estimação com brincadeiras

A primeira coisa que devemos ensinar às crianças é que as responsabilidades não têm por que ser tediosas. Devem saber que cuidar de um animal de estimação pode ser muito divertido. Ir pouco a pouco atribuindo-lhes tarefas que se relacionem com o cuidado dos animais as ajudará a ir aprendendo de forma gradual.

No entanto, para que as crianças queiram cumprir com essas responsabilidades, precisaremos que elas as enxerguem como uma brincadeira, como um momento para se divertir. Aqui estão algumas ideias para conseguir isso:

Cócegas

Pentear um cachorro, dependendo do tipo de pelo que tenha, pode ser monótono, assim, pode ser que seu filho não veja muita graça na ideia. No entanto, se fizerem juntos e você começar a brincar com cócegas com seu filho pouco a pouco, e mais ou menos quando a tarefa estiver terminada, é possível que seu animal de estimação também entre na brincadeira e comece a guerra!

Isso fará com que a criança se divirta apesar de estar fazendo um trabalho que possivelmente não iria gostar. Mas a partir de então, toda vez que escutar “pentear o cachorro”, se lembrará desse momento e ficará feliz em fazê-lo.

  

Brincar com água

Que criança não gosta de brincar com água? Aproveitar o banho do cão para isso é uma ideia genial. Claro, você já sabe que logo terá que limpar tudo, mas, o que é isso comparado com a satisfação de ver seu filho sorrindo?

Banhem o cão juntos, e aproveite para jogar água no seu filho, todos adoram! E você vai ver como é bastante provável que logo ele queira dar banho no cão sozinho.

Brincar com os penteados

Depois da brincadeira com água, ou até mesmo se for inverno e você preferir não fazê-lo, você pode brincar com os penteados. Depois de ter dado banho no seu cão, pode fazer penteados diferentes e divertidos, que vai colocar um sorriso no rosto do seu filho.

Logo pode deixar que ele faça algum em você e você faça alguns nele. Será uma sessão de cabeleireiro muito especial que ele nunca esquecerá. Secar o animal de estimação da próxima vez será um prazer para ele.

Passeios

Encontre um lugar no qual o cão possa correr e não escapar. Seu filho pode pensar que quando está no conforto de casa é um grande incômodo ter de sair para passear com o animal. Mas se vir que há lugares nos quais ambos podem correr e brincar juntos, sem censuras e limites, irá sempre querer te acompanhar.

Além de se divertir, estarão fazendo um exercício físico extra que será muito bom para eles.

Ofereça prêmios e recompensas

Outra ideia a se considerar é que você pode propor um jogo de longo prazo para seu filho. Em uma pequena caixa que deve manter fechada e escondida, pode colocar diversas coisas que seu filho goste: lápis de cores, chocolates, figurinhas, guloseimas e qualquer outra coisa que venha a sua cabeça.

Fale sobre a caixa como um tesouro e que ele deve lutar para ganhar a recompensa. Diga que, para cada tarefa que ele precise realizar com relação ao animal de estimação, e que for cumprida, ele poderá ganhar tantos pontos quanto ache conveniente até que alcance a quantidade de pontos necessária para obter o tesouro.  Será uma motivação perfeita que seu filho não poderá recusar!