Ter coelhos em casa: conselhos de higiene

· dezembro 2, 2017

Ter coelhos em casa pode encher as nossas vidas de alegria, mas também traz responsabilidades. Esses pequenos bichinhos precisam de cuidados especiais com relação à sua higiene para conseguir manter a saúde do seu organismo e do seu lar. É por isso que hoje iremos contar os principais conselhos para proporcionar uma higiene adequada para os seus coelhos.

Coelhos em casa: aspectos positivos da sua criação como animal de estimação

Os coelhos são uma excelente opção de animal de estimação, principalmente para as crianças. Eles têm temperamento dócil, ativo e brincalhão. Podem acompanhar as crianças em diversas atividades, pois estão sempre dispostos a pular e a explorar. E tudo isso sem exigir muito espaço.

Outra característica positiva é que, assim como os cães e os gatos, os coelhos dentro de casa interagem muito com os seus donos. Eles oferecem e pedem mimos, desfrutam da companhia humana e adoram se exercitar em grupo.

Além disso, os coelhos são criaturas muito inteligentes e dispostas a aprender. Quando devidamente incentivados, podem ser adestrados da mesma forma que os cães. Respondem aos chamados, reconhecem os comandos e, até mesmo, realizam diversos truques.

coelho em cima da cama

Por isso, é importante saber mais sobre as técnicas de treinamento para poder incentivar o aprendizado do coelho. É uma excelente forma de criar um vínculo e aguçar o corpo e a mente do seu companheiro.

Conselhos para a higiene do coelho

Apesar de serem criaturas independentes, os coelhos em casa precisam de muitos cuidados com relação à sua alimentação e higiene. Iremos resumir a seguir os aspectos mais importante e conselhos para manter a saúde do seu animal de estimação e a limpeza da sua casa.

1. Mudança de pelos

Os coelhos mudam de pelo 4 vezes ao ano. Para eliminar pelos mortos, é importante pentear diariamente o bichinho nas épocas de mudança. Essa regra é válida para coelhos de pelo curto e longo.

Além disso, a escovação regular evita os possíveis processos alérgicos derivados do acúmulo de pelos na casa. Isso é importante tanto para os animais de estimação quanto para os humanos.

2. Corte das unhas

Os coelhos possuem 5 unhas nas suas patas dianteiras e 4 unhas nas patas traseiras. Todas elas apresentam elevado e rápido crescimento. Os coelhos domésticos não costumam gastar naturalmente as suas unhas, por isso, é preciso cortá-las quando for necessário ou lixá-las com frequência.

No entanto, não costuma ser fácil cortar as unhas dos coelhos. O animal pode ficar irrequieto e chegar a machucar a si mesmo ou a outra pessoa. Sendo assim, se você não tiver experiência em cortar as unhas dos coelhos, é melhor pedir ajuda profissional de um veterinário.

3. Limpeza das orelhas

Assim como os cães e os gatos, a cera costuma se acumular nos ouvidos dos coelhos. Por isso, é recomendável a higienização semanal das suas orelhas com gaze limpa e umedecida com soro fisiológico. É preciso ter cuidado, pois a pele desses animais é bastante sensível.

3. Olhos

Os olhos devem ser limpos com gaze umedecida com soro fisiológico ou água purificada.

Se ele estiver com as remelas com uma cor diferente ou se vierem acompanhadas de muco, é indispensável recorrer rapidamente ao veterinário.

5. Órgãos sexuais

Muitas pessoas não sabem da importância de limpar periodicamente os órgãos sexuais dos coelhos domésticos. A operação deve ser realizada com cuidado, utilizando um pano limpo, umedecido com soro fisiológico. O ideal é realizá-la, pelo menos, uma vez por semana.

6. Dentes

O desgaste dos dentes é essencial para a saúde dos coelhos. Existem várias opções de ervas naturais no mercado. Você também deve oferecer feno ao seu coelho, pois elas impedem problemas. O veterinário pode ajudar você a escolher o melhor tipo.

coelho embaixo da cama

Eu posso dar banho no meu animal de estimação?

Essa é uma questão delicada. Na verdade, o banho pode ser algo muito estressante para o coelhoE já que ele faz uma boa higienização diária, considera-se desnecessário causar esse estresse ao animal.

Caso o coelho se suje, é recomendável limpá-lo com uma toalha ou um pano limpo previamente umedecido com água purificada.

Higiene da gaiola

Os coelhos passam boa parte das suas vidas no interior da sua gaiola ou da sua casinha. Essa é a sua moradia e, por isso, é tão importante escolher a melhor e arrumá-la da forma correta.

Esse animal é muito limpo. Por isso, a higienização da gaiola é um dos aspectos mais importante para a sua saúde. Deve-se realizar uma limpeza profunda do local semanalmente e mudar o feno.

Os excrementos, assim como a comida e a água, devem ser trocados diariamente. Dessa forma, você evitará a proliferação de micro-organismos prejudiciais para a saúde do animal e da casa.

Os coelhos são delicados e podem apresentar sintomas como perda de apetite, diarreia e alterações no seu pelo.