Tratar os cachorros como humanos é uma forma de maus-tratos

animal não é humano

O amor que sentimos em relação aos nossos animais de estimação pode nos levar a perder a cabeça e demonstrar um afeto desmedido por eles. Isso talvez até nos leve a tratá-los como seres humanos e pode acabar sendo extremamente perigoso. Os animais têm necessidades muito diferentes das nossas. Vejamos como humanizar também é uma forma de maus-tratos.

Devemos estar conscientes das semelhanças e das diferenças entre os cães e os humanos. Só assim seremos tolerantes, respeitosos e poderemos desfrutar da convivência com o nosso cão, permitindo que ele também possa fazer o mesmo.

Eles têm necessidades que são atribuídas à espécie canina. Atender a necessidades diferentes pode levá-lo a perder a sua personalidade ou coisas piores. Por exemplo, os cães não precisam dormir em uma cama ou mudar de cardápio todos os dias.

dormir-melhor-com-seu-cao-1

Tratar um cachorro como uma pessoa pode fazer com que ele crie pensamentos e sentimentos humanos negativos, como a vingança e o rancor.

A boa educação de um cão é essencial para uma boa convivência. Além disso, para conseguir que ele atinja esse objetivo, é preciso entender que eles não pensam como nós. Isso ocorre porque ele aprende graças à memória associativa. O cão é capaz de se lembrar das consequências de seus atos e os relaciona com algo positivo ou negativo, agindo em conformidade.

Semelhanças conosco

Os cachorros, assim como nós, são sociáveis e precisam de companhia ao seu redor, não só para serem felizes, mas também para sobreviver.

Além disso, eles gostam de ouvir música. Graças a sua percepção sensorial, ao perceberem algo agradável, seu corpo gera endorfinas, que lhe dão uma sensação de bem-estar e relaxamento. Tanto é assim que a terapia musical é realizada com cachorros também.

Diferenças com os seres humanos

Os cães têm uma capacidade olfativa incrível. São capazes de perceber estímulos que nós nunca chegaremos a perceber. Isso faz com que possam ser usados em operações de resgate e salvamento.

Por outro lado, um animal não tem uma grande capacidade para diferenciar sabores, razão pela qual a ração fabricada especialmente para eles têm todos os nutrientes necessários. E mais, alimentar o animal com a comida que nós comemos pode ser mais prejudicial do que benéfico.

Perigos de tratar cachorros como humanos

Visto que os cães são muito diferentes de nós, está claro que suas necessidades são distintas. Por isso, cobrir necessidades desnecessárias não faria mais que confundir o animal. Isso poderia provocar problemas de convivência e também de comportamento.

Os cachorros são animais de matilha. Para poder educá-los e fazer com que se comportem da maneira que desejamos, devem sentir que somos seu líder. Se o tratamos como um ser humano, poderia chegar a se confundir e querer ocupar um lugar que não é o dele.

20090625085134011743-roupa-de-cao

Isso pode desencadear comportamentos agressivos com os membros da família, com outros animais de estimação e, inclusive, com outras pessoas.

Além disso, humanizar um cão o faria perder a sua identidade. Se o cachorro não se sente como tal, já não ficará animado com a ideia de sair à rua, de comer quando for a hora, de resvalar no chão, de brincar com outros cães.

Outro problema que poderia desencadear a humanização de um cão é a socialização. Um cão que é tratado como ser humano não quer ficar com outros bichinhos, algo imprescindível para a sua personalidade e seu bom desenvolvimento. Isso faria com que o animal não fosse um animal feliz, que aproveitasse da companhia de seus semelhantes, e estaríamos roubando dele algo que é inerente à sua natureza.

A socialização é fundamental para o equilíbrio do animal, por isso, não tê-la motivaria o cachorro a reagir de forma exagerada a certas situações, o que lhe causaria um sofrimento desnecessário, que poderia ter sido evitado.

Após todos os fatos mencionados, nós não queremos dar a entender que devemos gostar menos de nossos cães, mas sim que devemos fazer isso na medida certa, levando em consideração o que são: cachorros, não seres humanos.

Recomendados para você