Uma cadela pode dar à luz quantos filhotes?

· março 5, 2017

Muitos donos de animais de estimação se perguntam sobre a ninhada que uma fêmea poderia ter. A quantidade de filhotes que uma cadela pode dar à luz depende de vários fatores, entre eles, a idade e a raça. Neste artigo, vamos contar a você mais sobre isso.

O tamanho é um fator que determina quantos filhotes a cadela pode dar à luz

O tamanho é um fator que determina quantos filhotes a cadela pode dar à luz

Um dos fatores determinantes na hora de saber quantos filhotes a minha cadela terá é o tamanho dela. Apesar de a média por ninhada ser de 6 crias, isso pode variar em função do fato da mãe ter tamanho pequeno, médio ou grande.

Algumas raças apenas parem 1 ou 2 cãozinhos e outras podem chegar a dar à luz 15. O recorde do Guiness de ninhada mais volumosa foi conseguido por uma fêmea da raça Mastim Napolitano, que, em 2004, deu à luz… 24 filhotinhos!

No caso das raças de tamanho menor ou mini, a média é de 3 a 4 filhotes por ninhada. As raças de maior porte ou gigantes dão à luz aproximadamente 7 filhotes, embora seja normal que tenham uma dúzia.

A raça Leão-da-Rodésia é, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, a que mais filhotes tem por ninhada (9), por outro lado, as raças Poodle Toy e Pomerânia se caracterizam por serem as que menos crias trazem ao mundo (2).

Alguns exemplos de raças e ninhadas:

  • Labrador: entre 6 e 10 filhotes
  • Pastor Alemão: entre 7 e 9 filhotes (cães sem linhagem) ou entre 4 e 6 filhotes (com pedigree)
  • Maltês: entre 3 e 8 filhotes
  • Chihuahua: entre 3 e 5 filhotes
  • Dálmata: entre 6 e 8 filhotes
  • Golden Retriever: entre 8 e 14 filhotes
  • Yorkshire Terrier: entre 3 e 6 filhotes
  • Minipinscher: entre 2 e 3 filhotes
  • Bull Terrier inglês: entre 4 e 5 filhotes
  • Shih Tzu: entre 6 e 10 filhotes

Uma boa maneira de conhecer a quantidade de crias que uma cadela dará à luz é levando-a ao veterinário para que ele faça nela uma ecografia. Esse exame não é 100% exato, mas nos dá uma ideia bastante acertada sobre a ninhada que ela poderá dar.

A idade, a saúde e o pai também influenciam em quantos filhotes a cadela pode dar à luz

cadela pode dar à luz a quantos filhotes

Além da raça em particular, existem outros fatores que determinam a quantidade de crias por parto. Por exemplo, a idade da mãe é fundamental. Uma cadela jovem tem mais probabilidade de dar à luz a mais cãozinhos (sobretudo se for a primeira gestação dela). Por outro lado, uma cadela adulta reduz notoriamente a quantidade de filhotes que poderá ter.

A saúde da fêmea é fundamental, já que, por exemplo, as cadelas de rua ou abandonadas, embora possam dar à luz muitos cãozinhos, alguns deles são natimortos ou morrem poucas horas após o parto. Se a mãe estiver doente ou desnutrida, provavelmente a ninhada será menor.

Outra questão a se levar em consideração é o pai. Para alguns veterinários, a qualidade do esperma dos machos influencia na quantidade de crias, bem como também a raça, o tamanho e a idade dele.

Por último, não se pode deixar de lado o processo pelo qual a cadela ficou prenha. Se for uma cópula natural, provavelmente, elas terão ninhadas maiores do que se fosse por inseminação artificial.

Embora haja a crença de que uma ninhada menor seja melhor porque exige menos trabalho e cuidados, o certo é que, quando há poucos filhotes para serem retirados do canal de parto, esses darão o estímulo suficiente para que a cadela comece o trabalho e o processo pode levar mais tempo do que se desse à luz mais filhotes. Uma ninhada numerosa, no entanto, causa muito cansaço às fêmeas, que podem até ficar o dia todo trazendo ao mundo seus filhotes.