Uma nova chance para o cão Picasso

Uma nova chance para o cão Picasso
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Picasso e seu irmão Pablo são parte de uma ninhada de cinco filhotes em um canil. Por causa de sua condição física diferente, foram entregues a um abrigo na Califórnia, Estados Unidos, de onde foram resgatados. Venha, vamos conhecer a história do cão Picasso.

O cão Picasso integra a grande lista de animais que são sacrificados todos os dias no mundo todo por causa de uma condição física ou comportamento diferentes.

Felizmente, a história de Picasso tem um final feliz. Este simpático cachorro, misto de pitbull e terrier, é hoje muito famoso nas redes sociais por sua curiosa displasia facial de nascença.

Uma nova vida para o cão Picasso

Quando ainda tinha 10 meses de vida, e apresentando uma deformação na parte superior do focinho, tanto Picasso como seu irmão Pablo foram resgatados no abrigo onde nasceram, entre uma grande ninhada de filhotes. Haviam decidido pelo sacrifício dos cães no centro de animais de Porterville. No caso de Picasso, sua anomalia física não o impedia de levar uma vida normal.

Foi logo depois do parto que o proprietário dos dois cachorros identificou que Picasso tinha uma deformação na face. A rara condição fazia com que a mandíbula do animal fosse voltada para a direita e o focinho para a esquerda. Ele então decidiu abandoná-lo em um abrigo junto de seu irmão Pablo, que também não pôde ser vendido, apesar de estar bem fisicamente.

O abrigo de animais de Porterville ficou responsável por ambos os cães. Há pouco tempo, eles estavam condenados à eutanásia por injeção letal. Mas a sorte de ambos mudou graças a uma mulher que buscava cães com alguma deficiência, porque sabia muito bem que são eles os que mais sofrem para encontrar um lar.

Por sorte, o telefone tocou momentos antes dos dois irmãos serem sacrificados. Quem ligava era Liesl Wilhardt, diretora da organização Luvable Dog Recue. Ela estava interessada em saber se havia algum cão com condições especiais para adoção.

Graças à sua trajetória e experiência, Wilhardt sabia que as chances de sobrevivência de mascotes com necessidades especiais são muito baixas. A condição do refúgio Luvable Dog Rescue foi que os dois irmãos inseparáveis fossem adotados juntos.

Picasso na atualidade

Depois de ganhar uma nova oportunidade em sua vida, Picasso revolucionou as redes e se tornou um dos cães mais populares no Instagram. Graças a uma espécie de sorriso contínuo e à ternura que inspira, Picasso não para de divertir milhares de seguidores que curtem diariamente suas fotos e vídeos.

É bom ressaltar que Picasso não sofre de problemas de saúde, sua deformação é apenas estética. Pode comer por ambos os lados da boca, embora às vezes seja uma tarefa difícil e faça muita sujeira. O mesmo acontece quando bebe água.

Atualmente, Picasso aguarda a realização de uma cirurgia para corrigir um dos seus dentes, que está saindo pela boca. Isso vai evitar que, com o tempo, possa ferir o lábio superior. A sua condição física compreende a parte superior do nariz. A mandíbula não é deformada e pode abrir e fechar normalmente.

Deformidades em cães

Em muitos casos, as patas dianteiras dos cães continuam crescendo depois que as outras patas já pararam de crescer, o que resulta em tamanhos diferentes entre elas.

Essas deformações pode resultar em um desalinhamento dos ossos, nas articulações etc.

Os cães que possuem as extremidades maiores são mais propensos a sofrer com deformidades nos ossos mais longos. Enquanto isso, os cães com membros curtos  tendem a desenvolver mais problemas nas articulações.

Conforme os animais envelhecem, as deformidades ficam mais evidentes. Para a localização da anomalia, o veterinário pode fazer uma radiografia de todo o membro para comparar os comprimentos dos ossos e músculos e determinar se os músculos das articulações estão bem alinhados.

Quando a deformidade é causada por uma predisposição genética, não se recomenda cruzar o cão. Se ela foi produzida por uma lesão, o veterinário provavelmente recomendará uma cirurgia para reparar o dano. A operação consiste na eliminação de qualquer anormalidade na cartilagem ou osso, para que a articulação volte a sua função normal.

Fonte da imagem: www.milenio.com


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.