Variedades de cores do pastor-alemão
Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez
É normal acreditar que as únicas cores do pastor-alemão são o marrom e o preto. No entanto, e embora seja mais incomum, existem muitas outras que fariam você questionar a raça.
O mundo dos pastores-alemães é amplo, pois é uma raça que vem sendo utilizada para diversas tarefas e acompanha os humanos há muitos anos. Neste espaço, você encontrará toda a variedade de cores de pelagem que existem, tanto as aceitas pelos órgãos oficiais quanto as que não são. Não perca nada, porque vamos começar.
Características do pastor-alemão
O pastor-alemão é uma raça criada especificamente para proteger e guiar rebanhos de ovelhas. Já em 1899, quando foi definido, procurava-se um cão flexível, resistente e musculoso, fiel e inteligente.
Precisamente pela fidelidade que professa aos seus humanos, também foi explorado como cão de guarda.
É uma raça grande que pode atingir 65 centímetros de altura e 40 quilos de peso. É um cão bem proporcional, com orelhas eretas, dorso musculoso e pelagem dura e um tanto áspera. A cor do manto varia entre preto, marrom e cinza dependendo da área do corpo.
Durante a expectativa de vida de 10 a 12 anos do pastor-alemão, você viverá com um cão fiel, inteligente e enérgico. É necessário proporcionar-lhes uma boa dose de exercício diário, bem como uma educação adequada e consistente. Sem este último, o animal pode acabar se tornando superprotetor e desconfiado com estranhos.
As cores do pastor-alemão
Vamos ao cerne da questão. A verdade é que as cores do pastor-alemão são variadas e numerosas, embora nem todas sejam aceitas por organismos internacionais como a IFC (Federação Cinológica Internacional, na sigla em francês).
Cores comuns e aceitas
As pelagens mais comuns nos pastores-alemães são cores que você certamente já viu em algum momento, mas não parou para pensar se era um padrão específico ou aleatório. São as seguintes:
- Preto e castanho: a cor mais conhecida, com as cores preto e marrom escuro.
- Preto e creme: semelhante ao anterior, mas com um castanho mais claro.
- Vermelho e preto: o que nos anteriores é marrom nesta variedade assume um tom avermelhado.
- Preto e prateado: embora a distribuição de cores na pelagem possa variar, eles geralmente têm uma base prateada nas áreas ventrais do corpo e pretas no dorso e na cabeça.
- Preto sólido: além da cor preta que ocupa toda a pelagem, esses pastores-alemães também são maiores que outros de sua raça.
- Sable: caracterizado por ter uma tonalidade mais acinzentada. Alguns tons dourados, acastanhados e algumas manchas brancas se intercalam nesse manto mais escuro.
- Sable escuro.
- Bicolor.
Cores incomuns do pastor-alemão
Por outro lado, também existem colorações mais atípicas que geralmente são resultado de seleção artificial ou de uma mutação aleatória que é posteriormente perpetuada pelos criadores. Vamos vê-las em detalhes:
- Cinza sólido: embora o rosto e as costas sejam geralmente mais escuros, esses pastores-alemães têm uma pelagem acinzentada, quase prateada.
- Azul: esta é uma variedade de cinza escuro que reflete leves tons azulados quando atingida pela luz.
- Fígado ou castanho: esta coloração é curiosa, pois apresenta manchas brancas, pretas e castanhas. É comum descobrir que o rosto e a barriga são brancos.
- Panda: devido a uma mutação genética aleatória, na época foi obtido um cão com manchas brancas no pescoço, peito e rosto, de onde vem o nome panda. Além disso, alguns deles também têm olhos azuis.
- Branco: caracteriza-se pelo branco de sua pelagem e seu tamanho menor. Também é procurado para uso em trabalhos que ocorrem em ambientes com neve.
Colorações não aceitas desta raça
Quando as organizações dizem que uma cor não é considerada pura ou aceita, o que indicam é que não a consideram adequada para competições. Em qualquer outro nível (forma, saúde, caráter, etc.) eles não são considerados “errados”. As cores incluídas nesta seção são as seguintes:
- Azul sólido: pelagem azulada mais próxima do cinza do que do preto.
- Leonado: manchas de preto e marrom.
- Vermelho puro: sem preto.
- Manchado preto e branco: semelhante ao panda, mas sem o padrão determinado.
As cores do pastor-alemão importam?
Se você está aqui porque está procurando uma cor específica de pastor-alemão, saiba que esse fator é meramente estético. Se você o escolher por sua aparência, não estará levando em consideração sua personalidade ou sua saúde.
Além disso, os pastores-alemães são raças que, quando escolhidas puras, carregam uma série de problemas de saúde que comprometem sua qualidade de vida, como a displasia coxofemoral. Portanto, se você procura um companheiro e quer salvar uma vida, adote um cão de qualquer tipo, cor e tamanho. São todas vidas para salvar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- DEUTSCHER SCHÄFERHUND. (s. f.). FCI. Recuperado 28 de julio de 2022, de https://www.fci.be/en/nomenclature/GERMAN-SHEPHERD-DOG-166.html
- Willis, M. B. (1991). The German Shepherd Dog: a genetic history. HF & G. Witherby Ltd.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.