Você quer que o seu papagaio aprenda a falar?

Você quer que o seu papagaio aprenda a falar?

Última atualização: 18 agosto, 2015

Os papagaios são animais exóticos que tiveram certa popularidade como animais de estimação, especialmente porque eles têm a habilidade de falar, dando prova, desta forma, de sua grande inteligência, e podem ser muito divertidos.

Deixamos para você algumas recomendações para que seu papagaio aprenda a falar.

Muitos papagaios são companheiros excepcionais, eles tendem a ser apegados aos seus donos, chegando mesmo a defender ferozmente os próprios membros da família. Eles dão muitas demonstrações de afeto, especialmente na presença de quem o alimenta.

No entanto, vale a pena compartilhar que muitas dessas aves são retiradas de seus habitats naturais de forma ilícita, através de práticas que não apenas atentam contra a vida de milhares destes animais, mas também prejudica o frágil ecossistema dos quais eles são retirados.

Portanto, a nossa recomendação é a de não adquirir um papagaio ou outro animal exótico sem estar absolutamente certo de sua origem.

Caso você tenha um papagaio, ou esteja interessado em adquirir um, preste atenção em como você pode ensiná-lo a falar.

Aprendizado

O aprendizado dos papagaios

 

A primeira coisa a ter em mente é que eles não aprendem palavras como nós aprendemos. As palavras, para os seres humanos, correspondem a uma série de construções que são responsáveis por uma estrutura mental muito complexa.

É um processo de significação do real ao qual é atribuído um nome. Cada palavra para os seres humanos tem a sua referência no mundo real, quer seja um objeto, pessoa, sentimento, idéia, etc.

Para os papagaios, este processo de significação não existe. Eles apenas imitam os sons, sem levar em conta o conteúdo simbólico que eles têm. Assim, um papagaio pode aprender palavras, melodias ou outros tipos de sons, como latidos, miados, etc.

Igualmente, influenciará muito a espécie a qual o papagaio pertence, porque nem todos  os papagaios têm a habilidade de imitar palavras. As espécies mais comuns de papagaios falantes são as Cacatuas, os Papagaios Verdes e o Papagaio Cinza.

Recomendações

A apresentação das palavras que você quer que o papagaio aprenda será muito importante e isso deve ser feito, de preferência, no início. No entanto, tenha em mente as seguintes recomendações:

  • Os papagaios aprendem através da imitação dos sons que escutam repetidamente, assim, o seu treinamento requer paciência e não há garantia de que aprenderão;
  • Quando quiser que o papagaio aprenda alguma palavra ou frase específica, deve estar a sós com ele e evitar interrupoções;
  • É melhor que as sessões de aprendizado não ultrapassem 20 minutos, pois o animal pode chegar a se aborrecer;
  • É melhor desligar os aparelhos que possam causar distrações, como o celular, a TV ou o rádio;
  • Os papagaios podem aprender palavras em qualquer momento de suas vidas, no entanto, recomenda-se que o treinamento seja iniciado quando eles ainda são jovens;
  • Elimine as distrações durante as sessões de aprendizado, por exemplo, os brinquedos ou alimentos.

Dicas para um melhor aprendizado

 

  • O ideal é começar com palavras fáceis e frases curtas. Por exemplo, os nomes dos membros da família, o nome do animal ou fragmentos de canções;
  • Os papagaios aprendem mais rápido os sons que lhes parecem mais agradáveis ​​ou que lhes chamam a atenção, por isso não se surpreenda se você o ouvir latindo;
  • Use diferentes tons de voz e tente identificar quais são os tons mais agradáveis;
  • Caso tenha dois papagaios ou mais, o ideal é separá-los durante as sessões de aprendizado e dedicar um tempo determinado de ensino para cada um;
  • O processo de aprendizagem deve ser constante. No entanto, uma vez que ele aprenda as primeiras palavras, é provável que se note um desenvolvimento acelerado no aprendizado;
  • Tenha em mente que os papagaios são animais altamente inteligentes, por isso não se contente apenas em ensiná-lo a falar. Você pode desafiar sua inteligência fazendo pequenos desafios, por exemplo, abrir recipientes, tocar objetos como sinos quando quiserem algo ou fazer diferentes tipos de acrobacias (balanço, subir escadas ou carregar objetos em seu bico).

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.