13 curiosidades sobre o gato norueguês da floresta

Esses gatos incríveis chamam a atenção por seu tamanho e seu caráter afável. Vamos conhecer alguns fatos curiosos sobre eles.
13 curiosidades sobre o gato norueguês da floresta
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez.

Última atualização: 04 junho, 2023

Às vezes, a melhor maneira de aprender sobre raças é através de curiosidades, como o gato norueguês da floresta. Parente do Maine Coon e do gato siberiano, esse gato doméstico oferece uma companhia incrível com sua natureza gregária e força de caráter.

Por isso, neste espaço você poderá explorar as suas principais características através de 13 curiosidades divertidas. Não perca nada porque esses gatos já viajaram com os vikings nas suas viagens, há milhares de anos.

1. Os Norsk Skogkatt

gato norueguês da floresta

Em seu país de origem, a Noruega (como o próprio nome indica), eles são conhecidos como nors skogkatt, “gato da floresta”. Antes de serem domesticados, esses felinos eram avistados em florestas e montanhas, alimentando-se de pequenos animais e caçando-os com precisão cirúrgica. Seja em árvores ou em rochas íngremes, eles sempre pareciam se dar bem.

2. São excelentes escaladores

Em relação ao exposto acima, é necessário enfatizar a grande habilidade do gato norueguês da floresta em escalar os lugares mais impossíveis. Isso porque essa raça tem pernas mais longas do que o habitual em um gato doméstico, o que lhe permite andar na neve sem afundar e escalar com mais facilidade.

3. A excelência está na mistura

O gato norueguês da floresta conhecido hoje não é igual aos exemplares que acompanharam os Vikings em seus navios para controlar as populações de roedores. Parece que eles são uma mistura de gatos de pelo curto da Noruega e gatos de pelo comprido que os britânicos transportaram para a Escandinávia. Essa mistura foi posteriormente cruzada com gatos selvagens e domésticos, dando origem à raça em questão como a conhecemos.

4. Não tem apenas pelos longos

É fácil pensar que o pelo comprido do gato norueguês da floresta é a sua única pelagem, mas a verdade é que não é a única. Com uma única camada, ele não resistiria às temperaturas abaixo de zero do inverno e das noites em seu local de origem. Para isso, possui duas pelagens: uma mais curta e interna e outra externa mais longa. Dessa forma, o ar fica mais facilmente preso entre os pelos e o calor do corpo não é perdido.

5. Uma raça robusta

Apesar de hoje a raça gato norueguês da floresta ser tipificada e ter passado por um processo de criação seletiva pelo ser humano, ela possui uma genética bastante robusta. Seu único problema congênito é a cardiomiopatia hipertrófica, mas, fora isso, eles gozam de boa saúde.

Lembre-se de que essa doença pode ser grave para qualquer animal, por isso não se esqueça de fazer exames regulares de saúde em seu gato norueguês da floresta.

6. Tão grande quanto sua fama

É possível que nas fotografias não seja possível notar, mas essa é uma raça muito grande. Enquanto os machos podem chegar a pesar de 5 a 7 quilos (até 9), as fêmeas variam de 4 a 5 quilos. É importante levar isso em consideração ao adotá-lo, pois suas necessidades de espaço e cuidado não serão as mesmas de outros gatos domésticos.

7. Outra das curiosidades sobre o gato norueguês da floresta: seu caráter

Apesar de serem animais de caráter forte e independente, eles também criam laços fortes com seus humanos. Além disso, eles também tendem a ser amigáveis com estranhos, mesmo ao recebê-los em casa.

8. Não é a melhor raça para crianças

Justamente pelo lado independente dessa raça, ela não é recomendada para crianças pequenas. Não é uma raça agressiva, muito pelo contrário, mas ao fugir de seus termos do jogo ou desrespeitá-los, geralmente a situação acaba mal para ambas as partes. Porém, e como tudo, educando com respeito e trabalhando a socialização é possível ter uma convivência adequada.

9. Você deve cuidar de sua pelagem

Um animal com essa pelagem requer cuidados especiais quando vive em uma casa humana, especialmente durante a época de muda. Ele precisará de escovação frequente para evitar a formação de nós e problemas de pele. Se o animal aceitar bem, levá-lo a um tosador especializado em animais também é uma boa ideia.

10. Foram eles os gatos que puxaram o carro de Freyja

Freyja, a deusa do amor, beleza e fertilidade, andava em uma carruagem puxada por esses gatos quando foi para a guerra. Parte da dualidade dos deuses nórdicos baseava-se nisso, em representar os dois lados da mesma moeda. No caso de Freyja, o fato de ter um meio de locomoção (assim como Odin montou em Sleipnir) a marca como uma das mais importantes para essa mitologia.

11. Uma das curiosidades mais desconhecidas dos gatos noruegueses da floresta: eles gostam de água

Anteriormente, falamos sobre a capacidade do pelo dos gatos noruegueses da floresta de isolar o calor do corpo e protegê-los do frio. Mas, além disso, a camada externa e mais longa da sua pelagem é à prova d’água, o que permite que esse felino entre na água sem ficar com frio e, após sair, secar-se rapidamente. Por essa razão, o gato norueguês da floresta geralmente não tem medo de entrar no chuveiro.

12. Caçadores eficazes em terra e na água

Graças a essa pelagem impermeável que possuem, esses gatos podem caçar tanto em terra como na água. Isso, juntamente com sua grande capacidade de escalada, os torna predadores em qualquer terreno. Seja um pequeno lagarto correndo pelas fendas das rochas ou um peixe camuflado no fundo do rio, o gato terá boas chances de caçá-lo.

13. Gato grande, miado suave

A última das curiosidades sobre o gato norueguês da floresta é que, apesar do seu grande tamanho, ele tem um miado muito suave. Esse contraste costuma ser uma das características mais apreciadas pelos humanos que os abrigam em suas casas.

Você sabia de todas essas curiosidades? Sem dúvida, é uma das raças mais queridas. Se você tiver a oportunidade de adotar um, não hesite em dar um lar a esse incrível felino.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.