9 gatos domésticos que parecem selvagens

Existem muitas raças de gatos domésticos que parecem selvagens, aqui apresentamos a origem e as características de alguns deles.
9 gatos domésticos que parecem selvagens

Última atualização: 01 novembro, 2022

Existem gatos domésticos que parecem selvagens, e sua aparência é bastante semelhante à de tigres, leopardos e guepardos, tanto que parecem suas versões em miniatura. Você já viu ou queria ter um desses? Neste espaço, vamos contar quais são essas raças peculiares de que estamos falando.

O bom dessas criaturas é que, apesar de serem muito parecidas com versões muito selvagens, são totalmente domesticáveis, sociáveis, ativas e até calmas, para que você possa cuidar de um gato desse estilo, se desejar.

Raças de gatos domésticos que parecem selvagens

Gato Toyger: cuidado

Aqui estão nove raças de gatos domésticos que parecem selvagens como tigres, leopardos e guepardos. E o melhor? São excelentes animais de companhia!

1. Toyger

O toyger é uma raça criada por Judy Sugden em 1980, através do cruzamento de um mackerel tabby e um gato-de-bengala. Embora fisicamente seja uma versão em miniatura do tigre, este gatinho de 3 a 7 quilos é 100% doméstico.

Os toyger podem ser treinados em guia e realmente gostam de passar o tempo ao ar livre, sendo ideais para casas com quintal. Sua personalidade é carinhosa, descontraída, sociável, calma, inteligente e ativa. Podem atingir entre 10 e 15 anos de vida.

2. Gato-de-bengala

O gato-de-bengala é uma raça de gato criada por Jean Mill em 1963, através do cruzamento de gatos leopardos asiáticos selvagens com gatos domésticos de pelo curto. Curiosamente, Jean Mill, que morreu em 2018, era mãe de Judy Sugden.

O gato-de-bengala pesa entre 2 e 7 quilos e pode viver entre 14 e 16 anos. Sua personalidade é curiosa, brincalhona, ativa e inteligente. Fisicamente, é igual a uma mini versão de um tigre selvagem, mas também é um animal muito domesticável. Ele não se dá bem apenas com pessoas, mas também com cães e outros animais.

Sendo um gato tão sociável, não é recomendado para pessoas que passam a maior parte do dia fora de casa. Os gatos-de-bengala também gostam de caminhar ao ar livre e podem ser treinados com guia. Sob supervisão, eles podem brincar de subir em árvores, pois gostam muito disso.

3. Savannah 

Outro dos gatos domésticos que parecem selvagens é o gato savannah , que foi criado por Judy Frank em 1980, cruzando um serval africano com um gato doméstico. No entanto, na década de 1990, Patrick Kelley e Joyce Sroufe começaram a criá-los de uma maneira mais desenvolvida.

Eles geralmente vivem entre 12 e 20 anos, e seu peso não excede entre 5 e 7 quilos. Sua personalidade é muito ativa, inteligente, envolvida, dedicada à família e cautelosa com estranhos.

4. Abissínio

Os gatos abissínios são geralmente ativos, afetuosos, brincalhões, alertas, curiosos e inteligentes. Seu peso varia entre 3 e 6 quilos e podem viver entre 9 e 15 anos.

Eles não são adequados para casas solitárias, pois exigem mimos e brincadeiras com humanos, mas isso não significa que não gostem de ficar sozinhos, principalmente se for em espaços ao ar livre, como o quintal da casa. Um bom plano para eles é explorar todos os cantos da casa ou passar horas brincando com brinquedos de gatos, com os quais mantêm o cérebro ativo.

5. Bombaim

O bombaim é um dos mais curiosos gatos domésticos que parecem selvagens. Fisicamente, ele parece uma pantera em miniatura, mas não é nada feroz. Sua expectativa de vida varia entre 15 e 20 anos e pesam entre 3 e 6 quilos.

Sua personalidade é tolerante, calma, relaxada, brincalhona e às vezes bastante preguiçosa. Uma característica muito marcante deles é que, apesar de serem muito carinhosos com sua família e com os cachorros da casa, podem ser muito ciumentos de outros gatos, pois gostam de ser o centro das atenções.

6. Mau egípcio

Os maus egípcios são ativos, obstinados e adoram alturas. Suas patas são altas e esbeltas, o que permite que sejam grandes escaladores e corredores. Quanto ao seu peso, atingem entre 3 e 4 quilos e sua expectativa de vida varia entre 13 e 16 anos.

Um gato Mau egípcio.

7. Serengeti

A raça serengeti foi criada pela bióloga conservacionista Karen Sausman em 1994, a partir do cruzamento de um oriental shorthair com um gato-de-bengala. A personalidade deste gato é ativa, amigável e aventureira, pois adora alturas. Pesam entre 3 e 7 quilos e vivem entre 13 e 15 anos em média.

8. Bobtail americano

Talvez o mais fofinho dos gatos domésticos de aparência selvagem seja o bobtail americano. Ele é um gatinho muito gentil, calmo, adaptável, inteligente e dedicado com seus cuidadores, embora também seja assim com aqueles que lhe dão atenção e o mimam, mesmo se for um cachorro. Na verdade, eles são bons companheiros como animais de terapia porque têm a personalidade de um cão, sendo muito afetuosos. Eles geralmente pesam entre 3 e 7 quilos e vivem entre 13 e 15 anos.

9. Ocicat

O ocicat parece um pequeno guepardo, porém não é selvagem como este, embora tenha uma personalidade enérgica. Ele também é um gatinho amigável, ativo, social, confiante e muito leal.

Eles devem necessariamente interagir com seus humanos, então não é uma boa ideia ter um ocitat em casas que ficam vazias quase o tempo todo. Pesam entre 3 e 6 quilos e vivem entre 10 e 15 anos.

gato ocicat
Fonte: ToB

Estes são os gatos domésticos de aparência selvagem que você pode ter como animal de estimação sem problemas. Conta pra gente: qual deles roubou seu coração?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.