14 raças de gatos gigantes

Os gatos de raça gigante atingem seu tamanho máximo entre 3 e 5 anos de idade. Aqui apresentamos os exemplos mais marcantes e impressionantes.
14 raças de gatos gigantes

Última atualização: 23 março, 2022

Os gatos relatam uma grande variedade de raças que geralmente são de tamanho pequeno, embora também existam espécimes gigantes. Como resultado, os tutores têm uma ampla gama de opções para escolher como animal de estimação. Além disso, são animais afetuosos e de grande caráter, o que os torna excelentes companheiros para o lar.

As raças de gatos gigantes não são para todos, pois exigem mais cuidados do que seus semelhantes para garantir uma boa qualidade de vida. Se você acha que tem tudo que precisa para manter esses felinos, continue lendo e conheça alguns deles.

De quais cuidados os grandes felinos precisam?

Os gatos de raças gigantes precisam de atenção específica em certos aspectos de sua vida diária. Em primeiro lugar, a pelagem do seu corpo ficará um pouco mais comprida do que o normal, por isso é necessária uma escovação diária para evitar problemas. Isso pode ser usado para tentar chegar mais perto do animal de estimação, mas lembre-se de dar a ele o seu espaço quando pedir.

Outro ponto importante é a quantidade e a qualidade de sua alimentação. Embora possa parecer que um gato grande precisa se alimentar até a saciedade por causa de seu tamanho, nem sempre é bom deixar isso acontecer. Sem o controle adequado, o felino pode ficar obeso, o que pode causar outras doenças mais difíceis de controlar.

As consultas com o veterinário devem ser frequentes para evitar qualquer deterioração de sua saúde. Isso é essencial, especialmente quando os gatos atingem seu tamanho máximo, uma vez que nessa época podem aparecer patologias ósseas típicas nessas raças. Um exemplo disso é a displasia do quadril, que frequentemente afeta esses gigantes.

Tipos de gatos gigantes

Os gatos gigantes recebem esse nome não apenas por causa de seu tamanho, mas também porque são bastante robustos. Um gato médio tem cerca de 25 centímetros de altura e 80 centímetros de comprimento, pesando 5 quilos. Listadas abaixo estão 14 das maiores raças que facilmente excedem essas medidas.

1. Maine Coon

Esse gato tem um temperamento calmo e uma aparência elegante, já que possui uma pelagem muito marcante. Sua personalidade serena permite que ele socialize bem com todos os membros da família. Na idade adulta, atinge o peso aproximado de 8 quilos e quase chega a 1 metro de comprimento, embora sua altura se mantenha na média de outros felinos.

Uma das raças de gatos gigantes.

2. Selkirk rex

O selkirk rex também é conhecido como o gato ovelha por sua pelagem cacheada característica. Ele tem uma personalidade ativa e amorosa, e é por isso que gosta muito de brincar com seus tutores. Esse felino pode atingir 7 quilos de peso e 29 centímetros de altura, um porte não desprezível para um gato doméstico.

Um gato selkirk rex.

3. Ragamuffin

Essa raça é bastante conhecida por sua pelagem volumosa e sedosa, que não tende a se emaranhar facilmente. O ragamuffin é muito carinhoso com seus tutores e exige muita atenção, por isso não resiste muito à solidão. Pode ultrapassar 10 quilos de peso e atingir 30 centímetros de altura.

Um gato ragamuffin sorridente.

4. Highlander

O gato highlander é considerado um dos mais afetuosos, sendo um excelente companheiro para quase todos os tutores. Isso também significa que ele gosta de ser o centro das atenções e que não é uma boa ideia deixá-lo sozinho por muito tempo. Os exemplares dessa raça têm peso aproximado de 9 quilos e altura de 35 centímetros.

Um gato highlander sobre uma mesa.

5. Gato bengalês ou bengali

Essa raça é muito enérgica e ágil, razão pela qual gosta de jogos longos durante grande parte do dia. Ele tem uma aparência feroz e muscular que é realçada por sua típica pelagem manchada. Seu peso pode chegar a 9 quilos e sua altura apenas 25 centímetros, mas seu comprimento ultrapassa 1 metro.

Uma das maiores raças de gatos do mundo.

6. Gato persa gigante

A principal característica do gato persa gigante é a sua cara larga e achatada que se destaca pela sua pelagem volumosa. Ele adora receber atenção de seus tutores, embora prefira carícias a jogos enérgicos. Seu peso médio é de 7 quilos, enquanto ultrapassa os 30 centímetros de altura. A casa do felino deve ser adequada para encorajá-lo a se exercitar, já que ele geralmente não é muito ativo.

Um gato persa branco.

7. Ragdoll

A pelagem do ragdoll é sedosa, volumosa e curta, conferindo à raça uma aparência distinta. Além disso, tem olhos lindos que geralmente são claros e contrastam com os pelos escuros de seu rosto. Sua personalidade é calma, fiel, pouco exigente e afetuosa. Isso o torna um excelente animal de estimação para a família. Quando adultos, esses gatos têm peso aproximado de 9 quilos, 30 centímetros de altura e 90 de comprimento.

Você conhece as doenças mais comuns do gato ragdoll?

8. Brasileiro de pelo curto

Esse gato tem uma pelagem densa, sedosa e curta que o confere um aspecto esguio. Sua pequena cabeça possui olhos bastante expressivos que conferem ao felino um carisma peculiar. Além disso, seu corpo musculoso e robusto ultrapassa os 8 quilos de peso. A raça brasileira de pelo curto é bastante desconhecida para muitos criadores.

Um gato brasileiro de pelo curto.

9. Chausie

O chausie é uma das raças híbridas de gatos gigantes que são o produto do cruzamento entre um gato selvagem e um gato doméstico. Isso resultou em um espécime com uma aparência “selvagem” e um caráter fácil de manusear. Seu corpo tem uma aparência atlética que lhe permite ser um corredor ágil. A estrutura de seus músculos robustos faz com que alcance pesos próximos de 10 quilos, com altura superior a 36 centímetros.

Uma das raças de gatos gigantes.

10. British shorthair

Esses gatos costumam ter um comportamento imponente que se destaca por seu pelo curto e denso. Suas pernas são ligeiramente mais grossas e curtas do que as dos outros gatos. A personalidade do felino é afetuosa, sociável e independente, por isso não necessita de muita atenção de seus tutores. Na idade adulta, chega a 9 quilos de peso e 30 centímetros de altura.

Um gato de pêlo curto.

11. Van turca

Essa raça é caracterizada por sua pelagem curta, que se projeta apenas na cauda. Possui uma coloração curiosa que é branca em todo o corpo com manchas escuras na cauda. Além disso, seus olhos são geralmente âmbar ou azuis, embora também possam exibir um de cada tonalidade (heterocromia). Seu peso aproximado é de 7 quilos, enquanto sua altura chega a 36 centímetros.

Um gato furgão turco.

12. Gato da floresta norueguês

O gato da floresta norueguês vem de climas frios, por isso desenvolveu uma pelagem densa e alongada que o mantém aquecido. Essa pelagem fica mais vistosa no pescoço do felino e lhe confere um aspecto distinto. Sua personalidade atenciosa permite que estabeleça fortes laços com seus tutores. Quando adulto, pode pesar aproximadamente 10 quilos e ter 40 centímetros de altura.

Uma das raças de gatos gigantes.

13. Cheetoh

Esses felinos têm uma aparência incrível, muito parecida com a de um leopardo. Eles atingem 10 quilos de peso e 30 centímetros de altura, o que os torna uma das raças de gatos gigantes mais atraentes. Eles têm alta inteligência e são fáceis de treinar, embora precisem de muita atenção para se comportarem de maneira adequada.

Um gato chetooh ao sol.

14. Floresta Siberiana

A aparência desses gatos é grande e imponente. Além disso, possuem uma pelagem densa que se projeta mais na cauda, o que realça sua aparência feroz. Eles se caracterizam por serem sociáveis, fiéis e muito seguros de si. Os adultos atingem um peso máximo de 9 kg.

A cabeça de um gato da floresta siberiana.

Os gatos de raça gigante são animais de estimação que precisam de um grande espaço para viver. Isso significa que nem todos os tutores podem mantê-los adequadamente. Se você acha que tem tudo para cuidar desses felinos, lembre-se de escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades.

Pode interessar a você...
Doze nomes para gatos de pelos longos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Doze nomes para gatos de pelos longos

Quando pensamos em adquirir um novo animal de estimação, é vital encontrar um bom nome para identificá-lo. Confira algumas sugestões criativas!



  • The Cat Fanciers’ Association (2021) CFA Breeds. Recuperado el 06 de diciembre de 2021, disponible en: https://cfa.org/breeds/
  • The International Cat Association (2021) Browse All Breeds. Recuperado el 06 de diciembre de  2021, disponible en: https://tica.org/breeds/browse-all-breeds
  • Pedro, J. (2006) Higiene de perros y gatos. Farmacia Profesional, 20(10), 68-71.
  • The Governing Council of the Cat Fancy (2021). Cat Breeds. Recuperado el 06 de diciembre de 2021, disponible en: https://www.gccfcats.org/Cat-Breeds