5 causas da obesidade em cães

A obesidade em cães é um problema sério que pode desencadear doenças, então hoje nós te contaremos as causas desse problema
5 causas da obesidade em cães

Última atualização: 14 Dezembro, 2020

A obesidade em cães é um problema cada vez mais comum. O peso influencia muito a saúde dos nossos animais de estimação. Nutrição, exercício e genética são fatores determinantes e, como tutores, devemos manter os dois primeiros sob controle para evitar doenças associadas à obesidade.

Estas são as causas mais comuns que devemos monitorar se quisermos evitar a obesidade em cães:

1. Alimentação em excesso

Essa provavelmente é a causa mais comum de obesidade. A ração diária que devemos dar ao nosso cão deve corresponder ao seu peso ideal, ou seja, os quilogramas que ele deve pesar levando em consideração seu tamanho, sua altura e sua idade.

Esse peso ideal é indicado na embalagem da ração. Se o nosso cão já estiver acima do peso e nós o alimentarmos de acordo com os quilos que ele pesa, continuaremos a mantê-lo obeso.

Alimentar em excesso pode ser tão prejudicial quanto alimentar mal: uma ração de baixa qualidade e um excesso de alimentos com alto teor calórico, como guloseimas para cães, podem causar sobrepeso e obesidade.

Alimentação em excesso

Para comprar uma ração de qualidade, devemos olhar para a sua composição, de quais carnes vêm as proteínas, se há uma variedade de ingredientes e se não têm corantes ou aditivos.

A qualidade das recompensas também é importante. Além disso, não devemos exceder o número máximo de snacks por dia que podemos oferecer a um cão.

2. Obesidade em cães: estilo de vida sedentário

Animais de estimação sedentários tendem a ganhar peso com facilidade, principalmente se não forem bem alimentados. Portanto, o exercício físico é uma parte muito importante para a vida dos cães.

Os cães devem passear várias vezes ao dia e pelo menos uma dessas caminhadas deve durar uma hora. Se caminharmos em um ambiente onde ele possa ter a liberdade de correr, farejar e brincar com a gente e com outros cães, melhor ainda.

Cães com muita energia podem ser recomendados a praticar agility, um exercício muito completo no qual eles descarregam energia e aumentam a confiança no tutor para superar obstáculos.

3. Comer as sobras

Os alimento destinados a humanos têm muito mais calorias do que aqueles destinados aos animais de estimação e, embora as sobras pareçam pequenas para nós, é um alimento muito calórico para o animal. O açúcar também é mais elevado em nossa comida e, quando em excesso, é prejudicial aos cães.

Além disso, acostumar nosso cão a comer sobras fará com que ele não queira mais comer sua ração e aprenda a implorar por comida enquanto estamos sentados à mesa.

Comer as sobras

Devemos nos acostumar a alimentar nossos animais de estimação seguindo um cronograma e sem deixar o comedouro cheio e à disposição ao longo do dia. Podemos alimentar cães adultos até duas vezes por dia.

4. Obesidade em cães: doenças

Existem doenças hormonais que podem causar ganho de peso. Se o seu cão engordar muito em pouco tempo e sem causa aparente, você deve consultar um veterinário para descartar uma possível doença.

5. Genética e idade

A obesidade em cães é mais comum em algumas raças do que em outras: o labrador, o golden retriever, o dachshund, os bulldogs, os pugs… são apenas alguns exemplos.

Além disso, com a idade, as necessidades de energia mudam e devemos ajustar o tipo e a quantidade de ração às suas exigências. Um filhote precisará de uma alimentação mais energética e de mais quantidade de comida por dia do que um cão adulto ou idoso. Durante a gravidez e a amamentação, as fêmeas também precisam de mais comida.

A castração pode ser uma das causas da obesidade, mas é totalmente controlável se seguirmos as orientações corretas de alimentação e exercícios.

Genética e idade

Essas são as cinco principais causas da obesidade em cães. Lembre-se de que manter um peso saudável é uma medida preventiva para outras doenças mais graves, como a diabetesExistem rações formuladas para animais de estimação com obesidade que podemos combinar com um exercício progressivo para ajudar nosso cão a perder peso se ele já for obeso.

Pode interessar a você...
Dieta BARF para cães
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Dieta BARF para cães

A dieta BARF é uma dieta para cães que se baseia no consumo de alimentos considerados mais naturais e adequados para o seu organismo.



  • Vets & Clinics, Advance. 8 factores que predisponen a la obesidad en perros y gatos.
  • Zoetis ES. Obesidad.
  • Nutro: ¿Qué es la obesidad?: guía visual práctica.