Agility com o border collie: conheça essa atividade

· julho 19, 2018
Essa competição atlética com a raça mais inteligente do mundo - de acordo com Stanley Coren - oferece um balanço perfeito entre exercício e diversão. Habilidade, treinamento exaustivo, bem como um alto nível de disciplina através do reforço positivo farão deste cão um vencedor

Hoje contaremos mais sobre o agility com o border collie, um cão muito adequado para essa prática. Queremos passar todos os conselhos que você precisa para poder treinar seu border para realizar o agility. Você não sabe o que é agility? Então, leia este artigo para descobrir!

O que é agility?

Essa modalidade surgiu nos anos 70 como entretenimento em uma exposição de cães. É um esporte em que o cão é levado em uma série de vários circuitos. O percurso precisa ser feito no menor tempo possível e com o mínimo de erros.

Erros são penalizados e quanto mais penalidades houver, menor será a classificação do animal. As penalidades são marcadas por:

  • Derrubar barreiras. Nas cercas é muito provável que o seu cão derrube alguma das varas com as patas. Se isso acontecer, haverá uma penalidade e, portanto, mais dificuldade para a classificação.
  • Evasões. Se o seu cão ficar parado antes do obstáculo, desviar-se dele ou desistir antes de ultrapassá-lo, sofrerá uma penalidade.
  • Tempo. Embora o objetivo seja fazer o percurso no menor tempo possível, há um tempo máximo estipulado pelo juiz. Se ele for excedido, seu cão ficará fora do circuito.

Existem diferentes modalidades, já que nem todos os cães têm o mesmo tamanho ou as mesmas capacidades. No caso do border collie, ele entraria na modalidade padrão. Nessa modalidade, aceitam-se cães de mais de 43 centímetros em cruz, isto é, cães grandes como é o caso do border collie.

Border Collie em circuto para cães

Agora, a questão que talvez passe pela sua mente é como realizar o agility com o border collie. Vamos ver!

Agility com o border collie, o que aguarda seu cão?

Como dissemos antes, o border collie entrará na modalidade padrão. Ou seja, disputará com outros cães de grande porte. Você e seu animal de estimação terão que superar o seguinte:

  • As cercas, que medirão entre 55 e 65 centímetros de altura. Isso é mais do que o seu cão tem de altura, então um treinamento rigoroso será necessário. O comprimento dessas cercas, embora geralmente não influencie o salto, é de 120 a 150 centímetros.
  • Salto. O salto em distância é outro dos testes na prova de agility com o border collie. Haverá um máximo de 150 e um mínimo de 120 centímetros. Qualquer salto que seja menor do que 120 centímetros não será aceito.
  • Túnel. Passar por um túnel para o próximo teste é outra atividade de agility com o border collie. A dificuldade dele é que tem apenas 60 centímetros de diâmetro, o que não deixa muito espaço para o cão se mover. Seu comprimento é de mais de dois metros, o que pode fazer com que seu cão se sinta tentado a recuar.
  • Túnel de lona. Há outro túnel com entrada rígida, mas que leva a um interior de lona com cerca de três metros de comprimento. O problema que se apresenta ao cão é que ele sentirá a tela em sua cabeça e, consequentemente, poderá se sentir trancado e querer sair.
  • Passarela. Nela, o cão terá que subir e descer. Pode ser que seu border não curta muito a ideia.
  • Gangorra. Como na passarela, o cão vai subir, mas depois vai baixar de acordo com o peso do animal. Se o cão se assustar, poderá pular para fora do obstáculo.
Brincadeiras com o border collie

Conclusão

Estas são algumas das atividades do circuito de agility com o border collie. Se você quiser ter sucesso, precisa dar um treinamento completo, no qual o reforço positivo será a principal técnica. Durante o agility, as recompensas não são permitidas, mas você poderá oferecê-las durante o treinamento para a competição.

agility é uma competição oficial em que o cão terá que demonstrar seu nível de disciplina, bem como suas habilidades para realizar o circuito. Agora que você já sabe como realizar o agility com o border collie, se você tem um cachorro dessa raça, poderá se aventurar a viver essa experiência com ele.