Border Collie, uma raça peculiar e atraente

Uma das raças de pastoreio mais inteligentes que existe, com uma grande capacidade de aprendizagem e, sobretudo, extremamente obediente. Enérgico, brincalhão e companheiro leal. Hoje, iremos contar tudo sobre o Border Collie, um cão que se tornará o seu melhor amigo.

História do Border Collie

Embora o local exato de origem dessa raça seja desconhecido, sabe-se que ela nasceu nas Ilhas Britânicas. Encontraram fósseis que indicam que já viviam nessa área no século V a.C. junto com as tribos celtas.

Autor: Corinne Benavides

Acredita-se que o nome “Collie” deriva da palavra do idioma gaélico equivalente a “útil”, porque, nessa época, ele era usado como cão de pastoreio, papel que ainda tem por causa de sua inteligência e sua agilidade.

Ainda que os celtas tenham se instalado na Irlanda, o Border Collie se desenvolveu na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra (por isso leva o nome “border”, que quer dizer fronteira em inglês). Então, Border Collie significa “cão útil da fronteira”.

Nos primórdios, ele ajudou o homem a pastorear em terrenos mais hostis. Em seguida, se dirigiram para as Terras Altas, onde surgiu outra raça, conhecida como “Highland’s Collie”.

A popularidade da raça se deve à paixão que a rainha Vitória, do Reino Unido, tinha pelo animal. Ela tinha vários espécimes dele.

Características do Border Collie

Trata-se de um cão muito ágil, que adora fazer exercício físico e brincar. Os machos medem 53 cm até a altura do pescoço e pesam por volta de 23 kg. As fêmeas chegam a medir 46 cm e pesam 16 kg. O corpo dessa raça é longo e dinâmico e apresenta características peculiares, como, por exemplo, patas musculosas (ideais para o trabalho), rabo de cor branca e focinho com formato pontiagudo.

As orelhas do Border Collie podem ser caídas, semi-caídas ou erguidas. Na maioria dos casos, os olhos são castanhos, embora existam espécimes com olhos azuis ou com um olho azul e o outro castanho.

Além disso, se diferenciam apresentando dois tipos de pelo: pelo longo e pelo curto. Ambos têm uma pelagem externa densa para protegê-los do frio e uma pelagem interna suave para manter o calor. A gama de cores é variada: branco e preto, branco e castanho, branco, preto e castanho, etc.

Ele pode desenvolver as seguintes doenças ou patologias: displasia de quadril, epilepsia, anomalia do olho do Collie e lipofuscinose ceróide neuronal. Pode chegar a viver até 17 anos se receber todos os cuidados necessários. Leve-o para fazer exercícios diariamente, ofereça-lhe uma dieta adequada e leve-o ao veterinário todo ano.

Personalidade e temperamento do Border Collie

É um cão leal a quem considera o líder da matilha. É possível forjar um laço incondicional e ele nunca se afasta de você nas horas de trabalho. Além disso, tem uma grande capacidade de concentração (algo pouco comum em cães) e ele fica feliz enquanto realiza uma tarefa.

Ele tem um forte instinto pastoril. É obstinado, resistente e, de acordo com o estudo, é o cão mais inteligente, já que consegue compreender a primeira ordem em 95% das vezes. Costuma ser campeão em concursos de Agility, um esporte no qual os cães são conduzidos por seus guias para que superem determinados obstáculos, pondo à prova sua inteligência, concentração, obediência, agilidade e sociabilidade.

Quanto ao seu temperamento, o Border Collie é muito ativo, receptivo e vigilante. Além disso, é dócil, carinhoso e sociável, tanto com as pessoas quanto com os outros animais. Ele adora fazer parte de um grupo e ter uma atividade ou tarefa para cumprir.

Ele exige muito exercício físico diariamente, portanto, se viver em um apartamento, é fundamental que o leve para passear por pelo menos meia hora por dia, para evitar que fiquem um pouco neuróticos. Ele é recomendado para as casas que tenham jardim, pois assim, é capaz de esgotar suas energias sem problemas.

As aptidões da raça serão bem exploradas se o dono for ativo, adorar esporte e gostar de brincar com seu animal de estimação. O Border Collie precisa de dedicação e tempo. É muito fácil adestrá-lo.

Recomendados para você