Seu gato tem caspa? Anote esses conselhos

Caspa em gatos

Assim como seres humanos, nossos animais de estimação podem sofrer com os mesmos problemas de saúde que nós, além de algumas transtornos no couro cabeludo, como a caspa.

Se o seu gato tem caspa, não hesite em ler o seguinte artigo. A seguir, falaremos sobre as causas, como combater e, sobretudo, evitar o problema.

Causas da caspa em gatos

Se notar que seu gato está se coçando mais do que o normal, observe se ele apresenta manchas brancas em sua pele. Embora seja mais fácil de distinguir em gatos com pelo escuro, você deve prestar atenção especial nos animais com pelagem mais clara.

Antes de combater a caspa nos gatos, é muito importante conhecer as causas que a provocam:

Ressecamento da pele

Gato em fonte de água

Se o seu animal de estimação não ingere líquido o suficiente, seja através de água ou alimentos, é provável que sua pele fique seca e, consequentemente, comece a descamar.

Pele ressecada também pode ser causada por uma dieta pobre em gordura. Nesse caso, nos referimos às boas gorduras, como as que fornecem ácidos graxos, como o ômega 3. Portanto, seria recomendável dar um suplemento ao animal para que essa deficiência não ocorra.

Sobrepeso

Ainda que pareça estranho, uma das causas para o aparecimento de caspa nos felinos é o sobrepeso. Caso seu animal de estimação esteja obeso, você deve observar a base da cauda e a parte inferior das costas. Você deve estar se perguntando porque deve olhar essas partes. É muito simples. Já que ele é gordinho, não consegue limpar corretamente essas zonas.

Se assim for, será necessário inciar uma dieta para o seu gato. A coisa mais urgente a se fazer para acabar com o problema, entretanto, é ajudá-lo a limpar as zonas que não alcança. Isso pode ser feito com um pano úmido ou uma tolha.

Ácaros

Existem espécies de ácaros chamados Cheyletiella, vulgarmente conhecidos como “caspa andante”. Nesse caso, você deve ter cuidado, já que é contagiosa. Por isso, recomendamos que leve seu gato ao veterinário para que seja receitado um shampoo, spray ou loção para remover esses ácaros.

Como tratar a caspa de seu gato

Em primeiro lugar, evite dar banho em seu gato e muito menos utilizar shampoos anticaspa para pessoas. É melhor que você o penteie para eliminar a pele morta.

Seu animal de estimação deve estar sempre bem hidratado. Por isso não deixe que falte água fresca e limpa para ele todos os dias. Dessa maneira evitará que a pele de seu pequeno felino se desidrate e apareça a temida caspa.

Introduza o atum na dieta de seu gato. Você pode acrescentar uma colher à ração de seu animal todos os dias, proporcionando, assim, mais gordura à pele de seu gato.

Se a causadora da caspa em seu felino for o excesso de peso, não hesite em levá-lo ao veterinário para que seja receita uma dieta específica para ele, mudando sua alimentação. Além de ficar livre da caspa, seu gato ficará mais saudável.

O melhor é prevenir

Gato se lambendo

Como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Por essa razão, vamos lhe dar alguns conselhos para que não apareça a temida caspa no pelo de seu animal de estimação. Lembre-se que a saúde de seu felino está em suas mãos e que você deve dedicar um pouco de atenção diária a seu gato.

Penteie seu animal diariamente. Fazendo isso, eliminará os pelos soltos de seu gato e as células mortas de sua pele, já que com o tempo, poderiam ser os responsáveis pelo aparecimento da caspa.

Faça com que seu gato leve uma vida saudável, com alimentação balanceada e rica em ômega 3. Estimule seu felino a fazer exercícios físicos diariamente. Recomendamos que brinque com ele. Assim, além das vantagens da atividade física, o vínculo entre vocês será reforçado e seu gato será um animal mais feliz.

Você também pode ajudar na alimentação de seu gato com suplementos de ácido graxos essenciais, que ajudam a normalizar a função celular.