10 animais mais venenosos do mundo

· fevereiro 12, 2018

Certas espécies criam substâncias químicas daninhas que usam em caso de precisarem se defender mediante picadas, mordidas ou perfurações. Neste artigo, contaremos a você quais são os animais mais venenosos do mundo, conhecidos como “assassinos passivos”, já que não é porque eles podem contar estas toxinas que eles possam matar ou ferir alguém de propósito. Fazem isso para se defender.

Quais são os animais mais venenosos do mundo?

Em nosso planeta existem muitos animais que podem ser letais para o ser humano e para outras espécies. Já que para um “venenoso” este mecanismo requer um grande esforço, tira-lhes a energia e, sem energia, eles perdem muitas horas de seu dia, eles não atacam sem um bom motivo. Estes são os animais mais perigosos do mundo quando se sentem ameaçados:

Medusa, ou água-viva

  1. Medusa

É um dos animais que mais mortes tem causado ao homem nos últimos tempos. O veneno que expulsa não só é mortal, porque atinge o sistema nervoso, o coração e as células da pele, mas também é muito doloroso. Muitas das vítimas morrem por sufocamento, já que entram em choque, quando são picadas por uma medusa. Inclusive, os que sobrevivem, podem passar semanas internados suportando dores horríveis.

  1. Serpente marinha

Continuamos no meio aquático para nomear o segundo dos animais mais venenosos do mundo e que ainda existem. Esta espécie habita em quase todos os mares do planeta e é a mais nociva de todas as serpentesSeu veneno é 10 vezes mais potente que o de uma cobra e a mordida é letal para as pessoas.

  1. Cobra-real

Neste caso, falamos da serpente mais venenosa no âmbito terrestre e, além disso, é uma das mais longas que existem. Podem medir até 6 metros e uma única picada pode matar um ser humano, assim como também a um elefante adulto. O veneno que produz, talvez, seja menos tóxico que o de outros repteis, mas a diferença reside no fato de que a cobra-real o injeta em maior quantidade.

  1. Peixe Pedra

Seu aspecto é similar ao de uma rocha, o que explica seu nome, isso permite a ele se camuflar no solo marinho e aguardar pacientemente o aparecimento de uma presa. Pertence ao grupo dos actinopterígeos, porque possui um esqueleto de espinhas ósseas em suas barbatanas. Somente o contato com essa parte de seu corpo já é mortal, porque lança um veneno tão potente como o de uma cobra que, além disso, é muito doloroso.

Peixe-pedra

  1. Caracol do cone

Sua linda cor é diretamente proporcional ao seu poder letal. Uma única gota de seu veneno pode chegar a matar a 20 pessoas. Uma vez que alguém é picado por um caracol cone, os sinais de envenenamento podem aparecer no momento ou passados alguns dias. Em qualquer um dos casos, há dores, inchaço, formigamento e dormência e, em pacientes mais graves, insuficiência respiratória, alterações na visão e paralisia muscular.

  1. Sapo ponta-de-flecha

Sapo ponta-de-flecha

Também conhecido como sapo venenoso, é o anfíbio mais letal que existe, já que o veneno que ele expulsa de sua pele pode matar 1,5 mil pessoas (!). Na antiguidade, os nativos esfregavam as pontas de suas setas sobre o lombo desse sapo para fazer de suas armas ainda mais letais, daí o nome. Existe em várias cores, sempre vibrantes.

  1. Polvo de anéis azuis

É outro dos animais mais venenosos do mundo que chama a atenção por suas cores. De tamanho pequeno (como de uma bola de golfe), este polvo pode matar até 25 pessoas em uma questão de minutos. Ainda não foi encontrado um antídoto para sua toxina. A picada é indolor e para muitos parece inofensiva a princípio, no entanto, em pouco tempo provoca debilidade muscular, adormecimento e falta de ar. Este polvo vive no Oceano Pacífico.

  1. Mamba preta

Outra serpente na lista dos animais mais venenosos. Vive na África e sua cor de pele pode ser verde ou cinza metalizado. É muito veloz e territorial e, antes de atacar, emite um som como um sinal de advertência. Com cada mordida, ela pode injetar 100 ml de seu veneno. Com 15 ml, o veneno já é capaz de matar a uma pessoa.

  1. Escorpião dourado

É uma espécie muito perigosa porque seu veneno é potente e causa dores insuportáveis. Em maiores proporções este tóxico provoca febre, convulsões, paralisia e, posteriormente, a morte. A picada desse escorpião pode matar a uma criança, um idoso ou alguém doente.

  1. Aranha viúva negra

Na última posição de nosso ranking aparece o aracnídeo mais venenoso do mundo. Seu nome se deve ao fato de que, após o acasalamento, a fêmea devora o macho. Podemos identificá-la pelas marcas vermelhas em seu corpo preto. Se não for recebido um tratamento adequado e a tempo, sua picada pode ser mortal.