15 curiosidades sobre cavalos

maio 13, 2018

O cavalo é um animal que tem estado presente de muitas maneiras na história do homem. Já serviu para tarefas diversas, como a guerra, a tração em atividades agrícolas e industriais, o esporte e a companhia. No entanto, há muitas coisas que não se sabe sobre a criação de cavalos que são realmente curiosas. Por isso, a seguir, veremos 15 curiosidades sobre eles. E são verdadeiramente surpreendentes.

  1. Força extrema

Depois do elefante, o cavalo de tração é considerado um dos animais terrestres mais fortes do mundo. Pode exercer uma força proporcional a seu peso. Um cavalo de 1 tonelada pode arrastar um peso parecido.

  1. Antiguidade

O cavalo de raça árabe é o mais antigo. Pode transmitir os rastros de seu caráter através dos anos. Além de sua antiguidade, sua anatomia também o diferencia. Tem uma costela, um osso lombar e duas vértebras a menos.

Cavalo árabe correndo com cachorro

  1. Curiosidades sobre cavalos: sua visão

Têm uma visão panorâmica monocular, que lhes permite ver seu entorno nos dois lados com qualquer um dos olhos. Têm uma área cega bem a sua frente. 

  1. Os olhos maiores

Possui o maior olho entre os mamíferos terrestres. Apenas as focas, as baleias e o avestruz lhes superam.

  1. Percebe a respiração do cavaleiro

Outra das curiosidades sobre cavalos é que são muito perceptivos. Podem intuir o que quem lhe monta sente através de sua respiração e usar isso como sinal de perigo a seu redor.

  1. Os dentes não param de crescer

Os dentes dos equinos crescem durante toda sua vida. Com base neles, é possível determinar a idade do animal. Observando o desgaste dos incisivos, segundo a alimentação e os cuidados recebidos pelo cavalo.

  1. Diferencia as emoções e se entristece com perdas

O cavalo é um animal sensível, que diferencia sentimentos como o amor, felicidade, tristeza, frustração, medo ou ansiedade. Pode sentir inclusive tristeza durante meses ao perder um animal de seu grupo ou de um cavaleiro.

  1. O período de gestação

É de 11 meses e só têm sempre um potro, raramente dois.

  1. Os potros têm a capacidade de correr horas após o nascimento

Nascem com 90% do tamanho que vão alcançar quando adultos em suas extremidades. Podem chegar a uma velocidade média de até 44 km/h. Mas há exemplares que conseguem duplicar essa marca.

  1. Os cavalos têm memória

Assim como os seres humanos, umas das curiosidades sobre cavalos é que eles têm uma excelente capacidade para memorizar. Certos comportamentos se devem a situações desagradáveis vividas anteriormente que ficam gravadas em forma de trauma.

Durante a noite, o animal relaxa e lembra-se do que aprendeu durante o dia, reforçando em sua memória.

  1. Podem mover suas orelhas em 180 graus

Isso porque têm 16 músculos em cada uma. Além disso, pode-se medir a temperatura do cavalo tocando suas orelhas. Se estão frias, o animal se sente da mesma forma.

  1. O cavalo mais longevo

A esperança de vida do cavalo é de 25 a 30 anos. O animal mais longevo viveu 62 anos, de 1760 a 1822. Era chamado de Velho Billy e oriundo de Lancashire, na Inglaterra.

  1. Quantos cavalos existem no mundo?

Atualmente vivem no mundo cerca de 75 milhões de cavalos. A China não é só o país mais populoso entre os seres humanos. Calcula-se que lá vivem cerca de 10 milhões de cavalos. Na verdade, o adestramento é mundialmente popular.

adestramento clássico

  1. Bebem entre 25 e 30 litros de água por dia e podem dormir em pé 

  1. O mito do cavalo branco

Falar de curiosidades sobre cavalos nos leva ao lugar que este animal tem ocupado nas culturas do mundo. O cavalo branco tem sido e é considerado sagrado e venerado em muitas regiões. Criaram-se diversos mitos sobre ele.

Na Pérsia, eram sacrificados em honra aos deus Mithra, deus da Luz e dos pastos. Durante a antiga Índia, também se sacrificavam esses cavalos como maneira de assegurar a prosperidade do reino.

Na China, a éguas brancas da dinastia Yuan eram veneradas. Cada festa branca da primavera reunia mil cavalos brancos puros e era proibido pisar onde eles pisavam.

Os celtas davam sepultura a seus cavalos brancos como forma de honrá-los e as éguas eram símbolo de fertilidade.

Mas sem dúvida, o mais famoso entre os cavalos brancos é Pégaso, o animal alado da Antiga Grécia, montado por Zeus, de quem se contam muitas façanhas.

Fonte da imagem principal: Valencia Caballo