4 brincadeiras alternativas sem bolas para cães

março 28, 2018
Brincar com bolas pode ser um exercício frustrante para o seu cão. Você provavelmente não sabia disso. Então, nós vamos te mostrar brincadeiras alternativas sem bolas para você aproveitar com seu animal de estimação.

A brincadeira mais famosa para se fazer com cães é lançar bolas ou gravetos. Eles parecem gostar muito e sempre querem que você lance outra vez para que busquem. Por isso, poucas pessoas param para pensar se existem brincadeiras alternativas sem bolas para cães. Neste artigo, vamos te dar quatro ideias excelentes.

Por que não brincar com bolas

As brincadeiras com bolas podem esconder uma verdade desconfortável. Elas podem não ser uma atividade tão divertida para o seu cachorro. Perseguir a bola desperta o instinto de caça dos cachorros, mas não o completa. Se a bola fosse uma presa, depois de pegá-la, o cão poderia comê-la. Em vez disso, o que fazemos é simplesmente lançá-la sempre de novo.

Por outro lado, perseguir uma bola é uma atividade muito estressante. A brincadeira é apenas correr repetidamente atrás de um objeto sem qualquer outra finalidade. Nossos animais de estimação terminam cansados fisicamente, mas não mentalmente.

Alguns cães acabam viciados na bola e não conseguem desfrutar de outros jogos ou de seus passeios. Além disso, há animais que não sabem como compartilhar brinquedos e criam brigas em parques para cãesDe todo modo, há mais brincadeiras que podem ser feitas com um cão. Além disso, elas podem trazer mais benefícios e menos estresse do que lançar objetos.

Brincadeiras alternativas para cães sem bolas

Brincadeiras alternativas sem bolas para cães

Embora pareça óbvio, temos que lembrar que os jogos devem ser divertidos. Não podemos exigir que um cachorro brinque se ele não quiser ou não gostar da brincadeira.

É importante ter certeza de que o cão sabe do que estamos brincando. Temos de começar com a menor dificuldade que pudermos. Depois, vamos permitir que o animal tenha tempo para entender o que é o jogo. Começar com algo difícil só frustrará seu cão e não será divertido para ele.

Não é o momento de demonstrar raiva, frustração ou de dar ordens ao cachorro durante a brincadeira. Se o jogo não der certo, tente novamente, mas de uma maneira mais simples. Se isso acontecer porque o animal não gosta da atividade, você deve tentar outra.

Algo que motiva muito os cães são os prêmios sob a forma de comida. Esse é o complemento perfeito para uma boa sessão de brincadeiras. Pare e pense qual o alimento que seu cão adora e ofereça para o animal enquanto brinca.

1. Sequências de obediência

Uma das características básicas de todos os cães é o desejo de agradar. Assim, aprender a executar comandos em um ambiente relaxado pode ser uma brincadeira que vocês dois irão gostar.

Há muitos truques que você pode ensinar ao seu cão: sentar, deitar, girar, dar a pata, latir para pedir… Seu cão ficará feliz em se comportar bem quando você pedir algo. Assim, você poderá se orgulhar de ter um cachorro educado e que sabe fazer truques.

Como se isso não bastasse, repassar duas ou três sequências de pedidos simples por dia irá estimular mentalmente seu cão. Além disso, você pode aproveitar para lhe ensinar comandos úteis para o seu dia a dia.

2. Seguir rastros

O sentido mais desenvolvido e mais importante dos cães é o olfato. Muitas brincadeiras alternativas sem bolas para cães podem se aproveitar dessa peculiaridade. Com certeza, eles vão adorar participar. É possível usar o olfato dos cães em muitas brincadeiras diferentes. Entretanto, você também pode criar brincadeiras sem objetos.

Na verdade, podemos gerar rastros de odores para o cão seguir. Uma trilha de sopa, migalhas de biscoitos para cães ou qualquer comida que o animal goste, pedaços de salsichas… Ele colocará o poderoso olfato canino para trabalhar e vai gostar de seguir o caminho até o prêmio que o aguarda no final da trilha.

Usar o olfato é necessário e muito benéfico para os cães. Essa atividade aumenta a capacidade de concentração, estimula a mente e ajuda-os a relaxar. Um cão que usa o sentido do olfato habitualmente se torna um cão mais saudável e feliz.

Cães cavando o chão

3. Esconde-esconde

Além de tudo isso, também podemos brincar junto com o nosso cão. Se ele sabe como te encontrar quando você o chama, você pode se esconder e chamar por ele, Assim o animal vai ficar feliz quando te encontrar.

As brincadeiras têm que ser fáceis. É por isso que, no começo, você tem que se esconder em lugares óbvios. Uma vez que seu cão entenda do que você quer brincar, é possível aumentar a dificuldade desse jogo. Você pode se esconder nos armários, atrás das portas…

4. Encontre o brinquedo

Esse jogo é semelhante ao descrito acima. Entretanto, em vez de procurar uma pessoa, trata-se de procurar outro brinquedo que o animal goste. Isso implica maior dificuldade. Você terá que colocar um nome no brinquedo para que ele saiba o que precisa procurar.

Em suma, existem diferentes atividades, adaptadas a cada nível e a cada cachorro, que podem ser praticadas. Há muitas brincadeiras alternativas sem bolas para cães, que também são benéficas para a saúde do animal ou que reforçam o vínculo entre humanos e animais. Vá em frente e tente um dos jogos propostos ou invente um novo.