4 cães que seguiram os passos de Hachiko

· maio 11, 2018
Vamos contar as histórias daqueles cães que deram uma lição de lealdade e sacrifício por seus donos, inclusive após a morte deles.

Hachiko sempre permanecerá em nossos corações. Deixou um exemplo de lealdade total, de amor abnegado, de sacrifício sem fim. Sua história é tão bonita que inspirou até um filme baseado nela. Queremos falar sobre outros cães que seguiram os passos de Hachiko. Vamos conhecer suas histórias.

Relembrando Hachiko

Hachiko era um cão feliz que vivia com sua família humana, de quem gostava de todos, mas tinha uma preferência por seu dono, o homem da casa. Desde que era filhote, amava seu carinho, seus mimos, seus abraços e o tempo que dedicava a suas brincadeiras ou simplesmente para passear com ele.

Todos os dias, acompanhava-o até a estação de trem, onde seu dono tomava o transporte que o levava ao trabalho. Durante anos, Hachiko fazia o mesmo trajeto: de casa até a estação para acompanhá-lo, da estação para casa sozinho, e vice-versa.

Mas um dia aconteceu o que Hachiko desejava que nunca tivesse acontecido: enquanto esperava que seu dono voltasse do trabalho, ele nunca apareceu. Um infarto tirou sua vida, e o animal não entendeu por que seu dono não aparecia na porta da estação, como acontecia sempre.

o que fazer com cão abandonado

Hachiko decidiu ir à estação todos os dias, para que pudesse encontrá-lo. Ficava lá dia e noite, e ainda que sua família tentasse levá-lo para casa, ele se negava. Durante 10 anos, ficou no mesmo lugar, parado, esperando. Os vizinhos e demais transeuntes lhe davam de beber e comer, e inclusive algo para que ele se cobrisse. Um exemplo de absoluta fidelidade.

Sua história impactou tanto os habitantes do lugar que eles decidiram fazer uma estátua para o animal quando ele morreu, em frente a mesma estação na qual passou sua vida, a Estação de Shibuya, em Tóquio.

Alguns cães que seguiram os passos de Hachiko

Alguns têm nome próprio, outros que não conhecemos, mas todos têm algo em comum: um sentido de lealdade e amor muito maior do que muitas pessoas. Esses são alguns dos cães que seguiram os passos de Hachiko:

Cachorro visitando paciente no hospital

  • Jacinto: Esse cãozinho que vive em Puebla, México, foi uma das vítimas de um enorme terremoto, junto com sua família humana. Infelizmente, seu dono morreu durante o desastre e o animal se negou a sair dos escombros sem que ele aparecesse. Mesmo depois de todos os escombros terem sido retirados e um novo prédio ter sido feito, o animal permanece todos os dias no mesmo lugar, desejando voltar a ver seu dono. E ainda dizem que estamos preparados pela morte…
  • Husky: O husky sentou-se na sala de espera de um hospital para esperar seu dono em um hospital de Monterrey, no México. Durante dias, ficou na sala sozinho, sem comida nem água. O dono foi levado a outro hospital, mas ninguém avisou o animal, que ficou à espera de sua recuperação e foi buscá-lo.
  • Outra cachorrinha esteve durante 14 dias na porta de um hospital esperando seu dono, que morreu. A cachorrinha morreu ali mesmo, no lugar em que viu seu amado amigo pela última vez.
  • Capitão: Esse cãozinho ficou durante 10 anos vivendo sobre a tumba do dono. Mesmo quando chegou aos 16 anos e estava doente, não se retirou do lugar, com esperança de voltar a ver seu melhor amigo, algo que nunca aconteceu.

É comovente conhecer histórias de cães que seguiram os passos de Hachiko, e que nos dão um exemplo incrível do amor abnegado e da lealdade que nós também deveríamos nos esforçar para demonstrar.