Logo image
Logo image

4 passos para evitar que um cão urine na cama

3 minutos
Dar broncas em um cão jovem ou muito velho - especialmente se ele sofre de uma doença - não é o melhor caminho para evitar que ele urine na cama.
4 passos para evitar que um cão urine na cama
Última atualização: 10 janeiro, 2019

Quando são filhotes, os animais precisam aprender tudo. E, quando são idosos, é necessário reforçar esses ensinamentos, pois muitos deles são esquecidos. Para evitar que um cão urine na cama, recomendamos que você leia este artigo, pois daremos várias dicas sobre isso.

Por que o cão urina na cama?

Se você teve a desagradável surpresa – e mais de uma vez – de ver que seu cão urinou na cama, é muito importante tentar reverter esse comportamento o mais rápido possível.

Como primeiro passo, identifique as razões pelas quais o animal está agindo dessa maneira, especialmente se não for um filhote pequeno ou se nunca tinha feito isso antes.

Um dos motivos mais comuns para isso é marcar o território. Isso pode acontecer se um novo animal chegou em casa ou se detectou a presença de uma fêmea no cio.

Outra razão pode ser que ele está com medo à noite e, frente a essa emoção, “vaza” um pouco de urina.

Também pode ser devido a um problema de incontinência ou doença na bexiga, caso em que é necessário levá-lo ao veterinário.

Some figure

E, claro, não podemos ignorar o fato de que talvez o animal não saiba que, na cama, ele não pode urinar. É vital que nós o treinemos com urgência!

Passos a seguir para evitar que um cão urine na cama

É muito importante evitar que um cão urine na cama e ensinarmos ao animal que não é certo fazer isso.

Para entender isso, em vez de aplicar técnicas negativas, vamos nos concentrar nas recompensas quando ele se comportar bem.

Alguns passos a seguir para evitar que um cão urine na cama ou onde não deveria:

  1. Peça-lhe para sair do colchão

Não brigue quando ele tiver urinado no colchão. É melhor pedir-lhe para sair da cama de um jeito bom, como se fosse brincar ou sair para passear.

Se você quer educar e ver os resultados, as punições não são uma opção, muito menos se a urina no colchão for causada pela idade avançada ou doença.

Some figure
  1. Coloque um jornal

Se a razão pela qual o cão urina na cama é porque ele nunca aprendeu onde deve fazer suas necessidades ou porque é um filhote, colocar um jornal perto da cama é uma excelente técnica.

Alguns proprietários optam por “molhar” o jornal com a própria urina do animal: assim ele percebe que este é o lugar permitido. Deixe o papel no chão e troque-o diariamente.

  1. Faça uma caminhada

Muitas vezes o animal urina porque não consegue ficar a noite toda ou muitas horas sem ‘ir ao banheiro’.

É muito importante atrasar a última caminhada até o mais tarde possível, para que o cão possa descarregar completamente a bexiga antes de dormir.

Além disso, se o seu cão urinar na cama, preste atenção ao momento em que você o levar para passear. E, se necessário, o número de saídas para a rua deve aumentar.

  1. Não o trate como um bebê

Os problemas de comportamento canino estão frequentemente relacionados à maneira de agir de seus donos.

Por exemplo, no caso de raças pequenas, como Yorkshire ou Poodle, é comum que as pessoas as tratem como bebês e isso costuma confundir os pets.

Se você alimentá-lo do seu prato, se deixá-lo dormir em sua cama, se você o tiver todo o tempo em seus braços, o cão não saberá quem é o líder dominante.

Assim, desejará marcar o território na primeira ocasião que surgir.

Finalmente, recomendamos que você não aja como a maioria dos donos, que levam o cachorro até onde ele urinou e esfregam o focinho dele lá para indicar que fez algo errado. O animal não entenderá porque está sendo punido e fará novamente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Animal Humane Society. (s.f.). Submissive and excitement urination. Recuperado el 15 de marzo de 2023, disponible en: https://www.animalhumanesociety.org/resource/submissive-and-excitement-urination
  • Beato Mallofret, M. (1999). Incontinencia urinaria: 6 casos clínicos. Clínica veterinaria de pequeños animales, 19(3), 0171-180. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3471356
  • Borns-Weil, S. (2019). Inappropriate urination. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, 49(2), 141-155. https://www.vetsmall.theclinics.com/article/S0195-5616(18)30131-1/fulltext
  • Cafazzo, S., Natoli, E., & Valsecchi, P. (2012). Scent‐marking behaviour in a pack of free‐ranging domestic dogs. Ethology, 118(10), 955-966. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1439-0310.2012.02088.x
  • 김현희, 구자민, 장홍희, 이효종, 이후장, 이용훈, … & 연성찬. (2003). A Case of Inappropriate Elimination in a Dog with Submissive and Excitement Urination. Journal of veterinary clinics, 20(1), 131-133. https://www.e-jvc.org/journal/view.html?uid=741&vmd=Full
  • Houpt, K. A. (2009). House soiling by dogs. In BSAVA manual of canine and feline behavioural medicine (pp. 111-116). BSAVA Library. https://www.bsavalibrary.com/content/chapter/10.22233/9781905319879.chap10?crawler=true
  • McGuire, B., & Bemis, K. E. (2017). Scent marking in shelter dogs: effects of body size. Applied Animal Behaviour Science, 186, 49-55. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0168159116303173

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.