5 animais com olhos grandes

Todos os animais do planeta Terra têm estruturas corporais diferentes e algumas partes de seus corpos são projetadas para realizar um trabalho específico. Olhos grandes geralmente são sinônimo de uma visão prodigiosa.
5 animais com olhos grandes

Última atualização: 08 Junho, 2021

A Mãe Natureza é o lar de uma grande variedade de seres vivos que são estranhos e que capturam a atenção de qualquer pessoa. Algumas dessas estranhas criaturas são animais com olhos grandes, protagonistas de muitos observadores que admiram as peculiaridades da natureza.

O sentido da visão é necessário em muitas espécies de seres vivos, pois a detecção de um predador a um metro de distância pode ser a diferença entre a vida e a morte. A seguir, você vai descobrir alguns animais que têm olhos estranhos e chamativos.

1. O társio

O társio é uma criatura de corpo pequeno e pés longos, com olhos enormes que se destacam. Esses primatas haplorrinos são animais solitários e noturnos, e sua alimentação principal são cobras e pássaros.

Os társios, devido aos seus olhos grandes, são considerados demônios míticos em algumas culturas. Por outro lado, são criaturas que estão em perigo de extinção, pois seu habitat está ameaçado.

 

Um társio de corpo inteiro.

2. Aranhas da família Deinopidae

Esses animais de olhos grandes se destacam pelas patas compridas e pelo jeito peculiar de caçar suas presas, usando o tecido que constroem sob suas patas. Por esse motivo, elas também ganharam o nome de aranhas lançadoras de teias. São criaturas que se adaptam à escuridão da noite – graças aos seus enormes olhos – e podem ser encontradas na África, Austrália e América.

 

Olhos grandes: aranhas da família Deinopidae 

3. As libélulas

Esses animais com olhos grandes são interessantes, pois sua visão ocular é composta, ou seja, conseguem perceber imagens em baixa resolução. Além disso, as libélulas têm muitas outras características curiosas:

  • Elas se caracterizam por seus olhos multifacetados, acompanhados por 2 pares de asas transparentes e um corpo esguio.
  • Comem abelhas, borboletas e mariposas.
  • Seu habitat está nas margens de rios, lagos e pântanos.
  • É um animal pequeno que não morde humanos apesar do que algumas pessoas possam acreditar. Em vez disso, são aliados valiosos da nossa espécie, porque controlam a população de mosquitos.
  • Sua ilusão de ótica é uma ferramenta para perseguir outros insetos. Elas se movem de uma maneira peculiar para parecer estáticas e, assim, caçar suas presas.

 

As libélulas são um dos animais com olhos grandes.

4. A lula-vampira-do-inferno

É um cefalópode que vive nas profundezas do mar. Esse animal possui os maiores olhos do reino animal, com 2,5 centímetros de diâmetro, em comparação com um corpo de 30 centímetros de comprimento. É uma criatura com 8 braços e de pele negra, embora existam outras de cor avermelhada.

As formas dos seus olhos são límpidas e globulares, azuis ou vermelhos. Da mesma forma, seus olhos servem como uma ferramenta de iluminação em águas profundas e escuras. A cor escura do corpo e um manto em forma de capa – que faz parte da própria estrutura corporal – é o que dá a esse animal o nome de lula-vampira-do-inferno.

 

Uma lula-vampira-do-inferno vista de baixo.

5. O sapo-do-deserto-de-sonora

Esses animais de olhos grandes têm uma pele lisa e brilhante, adornada com manchas brancas. Eles têm a reputação de secretar um veneno altamente potente que pode matar um mamífero grande, como um gato, por exemplo. É uma criatura que foi descrita pelo zoólogo francês Charles Frédéric Girard, em 1895.

Esse sapo está classificado na Lista Vermelha como espécie ‘pouco preocupante (LC)’, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza. É uma das espécies de anfíbios com populações estáveis, algo muito raro em uma época em que as mudanças climáticas estão cada vez mais intensas.

 

Um dos sapos com olhos grandes.

A missão dos olhos dos animais

Os olhos de cada animal são uma ferramenta poderosa, que os ajudam a desempenhar com sucesso suas funções na natureza. Alguns olhos de determinadas criaturas fazem o mesmo trabalho que o olho humano, como acontece com o aparelho ocular dos polvos, enquanto outros os usam para funções que vão além da visão.

Os olhos são uma ferramenta de comunicação na maioria dos casos e, em outras circunstâncias, funcionam como uma camuflagem e são até ferramentas para sobreviver em ambientes externos, como a escuridão absoluta. Sem dúvida alguma, os animais com olhos grandes têm uma vantagem evolutiva sobre os outros: podem ver mais além e, ao mesmo tempo, se comunicar por meio de um olhar hipnotizante.

Pode interessar a você...
As curiosidades sobre o veado com pelos nos olhos encontrado nos EUA
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
As curiosidades sobre o veado com pelos nos olhos encontrado nos EUA

Foi encontrado um veado com pelos nos olhos. Cambaleando, desorientado, sangrando e visivelmente doente ele vagava pelas ruas do Tennessee.