Por que os mosquitos picam algumas pessoas e outras não?

Aparentemente, é maior a probabilidade de os mosquitos picarem algumas pessoas do que outras. A ciência tenta dar respostas a esse fenômeno seletivo tão interessante.
Por que os mosquitos picam algumas pessoas e outras não?

Última atualização: 18 Maio, 2021

Os mosquitos, devido ao seu tamanho minúsculo, parecem inofensivos aos nossos olhos. No entanto, eles são um dos animais que mais transmitem doenças e, por consequência, causam muitas mortes no mundo. É aí que surge a seguinte questão: por que os mosquitos picam algumas pessoas mais do que outras?

Em primeiro lugar, saiba que esses insetos escolhem quem picar levando em consideração o tipo sanguíneo, o cheiro da pele e a roupa que a pessoa está usando no momento — quem imaginaria isso, não é mesmo? Existem mais razões pelas quais os mosquitos selecionam suas vítimas quando se trata de picar: descubra algumas delas ao longo das linhas a seguir.

A razão geral das picadas

O dióxido de carbono presente no ar é invisível para as pessoas, mas é o oceano por onde os mosquitos vagam. Eles aproveitam esse campo e o ambiente primaveril para ativar seus órgãos sensoriais e encontrar a vítima de suas picadas. Eles fazem isso guiados pelas substâncias químicas liberadas do corpo dos seres humanos.

Quando as pessoas respiram com os pulmões, inspiram e expiram dióxido de carbono, que se mistura no ar e forma partículas que são como migalhas de pão para os mosquitos. Assim, esses insetos alados conseguem encontrar a pessoa que desejam picar.

Além disso, também influenciam as condições da pele, o suor e o odor, entre outros.

 

Mosquito picando pele.

Por que eles picam as pessoas?

Existem cerca de 3500 espécies de mosquitos em todo o planeta, das quais cerca de 200 se alimentam de sangue humano. É importante que você conheça uma série de informações sobre eles:

  • Os mosquitos fêmeas precisam picar humanos e animais para se alimentar de seu sangue e, assim, colocar seus ovos em lagoas ou riachos.
  • Esses invertebrados preferem pessoas que estão com a temperatura alta, ainda mais quando estão suando. Afinal, eles são atraídos pela umidade do corpo.
  • Eles gostam de picar pessoas altas, adultos, mulheres grávidas e pessoas com sobrepeso porque elas exalam mais ácido láctico. Por mais que pareça estranho, os mosquitos adoram isso.
  • Os mosquitos preferem picar pessoas que usam roupas pretas, embora também escolham outras por seu odor corporal.

Essas são algumas das razões pelas quais os mosquitos picam certas pessoas. Mesmo assim, são muitos os fatores que definem a picada de um inseto como esse.

Quais doenças os mosquitos transmitem?

A razão pela qual os mosquitos picam e transmitem doenças é porque eles colocam diferentes corpos e tipos sanguíneos em contato. As doenças mais comuns resultantes de picadas de mosquito são chikungunya, dengue, zika e malária. Todas elas têm em comum sintomas como febre, cefaleia e artralgia.

Como prevenir picadas de mosquito

Agora que você já sabe por que os mosquitos picam as pessoas, prepare-se para anotar as seguintes recomendações para evitar o contato com esses insetos:

  1. Evite deixar água parada em baldes, vasos e calhas, entre outros. Tenha cuidado com os elementos que acumulam água presentes no jardim ou no quintal.
  2. Se você tiver ar-condicionado em casa, é uma boa ferramenta para espantar os mosquitos. Caso contrário, utilize luminárias que funcionam como armadilhas para insetos.
  3. Use repelentes que contenham eucalipto-limão (Corymbia citriodora) e aplique nos braços e nas pernas.
  4. Quando você sair para áreas arborizadas ou campos, cubra-se com roupas: calças, camisa de manga comprida, casaco (se estiver frio) e meias.

Por fim, se for passear, pesquise se o local que você vai visitar está livre de mosquitos que podem transmitir doenças. Nesse caso, você pode tomar uma vacina para prevenir contratempos.

Quem os mosquitos não picam?

Como você já pôde ver, o motivo pelo qual os mosquitos picam as pessoas depende de sua condição corporal, de uma possível gravidez, do tipo sanguíneo e até mesmo da cor de suas roupas. Consequentemente, os mosquitos não picam pessoas que não suam tanto, que não apresentam mau odor corporal e assim por diante.

Em particular, esses insetos não picam pessoas que têm um baixo consumo de álcool, visto que esse consumo exige a eliminação posterior de produtos químicos através do suor e, como você já viu, essa característica é um fator atraente para eles.

Por último, esses invertebrados também tendem a evitar pessoas que estão em locais onde predominam odores de perfume florais e cítricos e pessoas que têm tipo sanguíneo diferente do grupo B negativo e do grupo A.

 

Por que os mosquitos picam algumas pessoas e outras não?

Companheiros para toda a vida

Os mosquitos fazem parte da vida das pessoas, são companheiros de viagem e até companheiros irritantes do sono. O segredo não é destruí-los, mas estar bem protegidos com produtos especiais que não prejudicam a pele e por último, mas não menos importante: entender seu comportamento para evitar suas irritantes picadas.

Pode interessar a você...
Larvas de sirfídeos: o pesadelo dos pulgões
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Larvas de sirfídeos: o pesadelo dos pulgões

As larvas de sirfídeos podem ser usadas para o biocontrole de pulgões, invertebrados que causam muitos problemas em várias culturas.