6 curiosos mecanismos de defesa dos insetos

Livrar-se de um predador pode ser um ato inesperado de criatividade no que diz respeito aos mecanismos de defesa de alguns animais.
6 curiosos mecanismos de defesa dos insetos

Última atualização: 10 Maio, 2021

A vida em liberdade não é um mar de rosas, muito menos para os animais que geralmente são presas da cadeia trófica. A evolução nos presenteou com verdadeiras obras de arte quando se trata de mecanismos de defesa.

Desde a camuflagem até as formas únicas de repelir um predador, neste artigo você poderá encontrar os exemplos mais curiosos do mundo animal. Não perca!

1. Hymenopus coronatus

A morfologia desse louva-a-deus imita quase perfeitamente o formato de uma flor: tanto que suas patas ficam posicionadas como se fossem pétalas e seu corpo tem várias tonalidades, que vão do amarelo ao rosa. Entomologistas que estudam essa espécie afirmam ser difícil encontrar os espécimes mimetizados, mesmo em cativeiro.

O mimetismo dessa espécie, conhecida em muitos locais como louva-a-deus-orquídea, não é apenas seu mecanismo de passar despercebida, mas também sua arma. Na verdade, seu formato de flor também atrai insetos polinizadores, que acabarão se tornando seu alimento.

 

Uma louva-a-deus-orquídea comendo um inseto.

2. Mestres do mimetismo: mecanismos de defesa do inseto-folha

O mimetismo do gênero Phyllidae – ou insetos-folha – é surpreendente, seja qual for a espécie. Em cima de uma planta, esse invertebrado não só fica indistinguível pelo formato de seu corpo, como também é capaz de imitar o movimento das folhas quando balançadas pelo vento.

 

A camuflagem de um inseto-folha.

3. Formica selysi

Diante das ameaças externas, muitos insetos e artrópodes precisam trabalhar juntos para superá-las. Nem sempre se trata de predadores: quando se é muito pequeno, o ambiente também pode ser seu pior inimigo.

Essa espécie de formiga sofre muito quando ocorrem inundações em seus formigueiros, que são arrastados pelas correntes d’água. Por isso, os membros desenvolveram uma técnica que garante a continuidade da colônia: as operárias se juntam para formar uma balsa flutuante para carregar a rainha e as larvas.

 

Existem muitos mecanismos de defesa nas formigas.

4. Abelhas: mecanismos de defesa que requerem trabalho em equipe

Quando se trata de defender a colmeia, as abelhas são grandes estrategistas, além de lutadoras implacáveis. Um exemplo curioso é o da abelha Apis cerana japonica, cujas guardiãs formam uma “bola” ao redor do intruso, abraçando-o até matá-lo com o calor de seus corpos. Literalmente, elas o cozinham.

 

Abelha rainha com seus asseclas.

5. Aranha-de-água (Argyroneta aquatica)

Embora seja um aracnídeo e não um inseto, essa aranha não poderia ficar de fora da nossa lista. Esse incrível animal desenvolveu um modo de vida que lhe permite comer e se proteger ao mesmo tempo, com o bônus de ser capaz de viver debaixo d’água.

A aranha-de-água tece sua teia debaixo d’água, formando uma bolha de ar onde passa a maior parte do tempo. Contudo, conta com um adicional ainda mais incrível: o oxigênio dentro da bolha se renova automaticamente, pois troca gases com a água conforme ocorre seu consumo.

 

Um dos mecanismos de defesa em aranhas.

6. Gastropacha quercifolia

Como você já leu em parágrafos anteriores, fingir fazer parte do meio ambiente é um dos melhores mecanismos de defesa. Na verdade, não será necessário se defender se seus predadores não conseguirem encontrá-lo.

Esse é o caso da mariposa Gastropacha quercifolia que vive nas florestas decíduas da Europa e da Ásia. Entre carvalhos, azinheiras e árvores frutíferas, esses vegetais criam no solo uma massa de folhas que é a tela perfeita para essa mariposa: tanto a forma das suas asas como a coloração a deixam indistinguível em meio à folhagem.

 

Um dos métodos de defesa dos insetos é a aparência de uma folha.

Insetos e aracnídeos têm sido o alimento de animais maiores por milhões de anos. Por isso, muitos de seus mecanismos de defesa se tornaram inspirações para o ser humano, o que mostra que conhecê-los não é apenas benéfico para satisfazer a curiosidade: muitas vezes, nossa imaginação não se compara à engenhosidade da natureza no que diz respeito à sobrevivência.

Pode interessar a você...
Flor-cadáver: a planta que captura insetos para se reproduzir
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Flor-cadáver: a planta que captura insetos para se reproduzir

A flor-cadáver, a maior flor do mundo conhecida, emite um odor fétido em sua floração, que atrai insetos. Saiba tudo sobre ela!



  • EcuRed. (2021). Mantis orquídea – EcuRed. https://www.ecured.cu/Mantis_orqu%C3%ADdea
  • Purcell, J., Avril, A., Jaffuel, G., Bates, S., & Chapuisat, M. (2014). Ant brood function as life preservers during floods. PloS one9(2), e89211.
  • Ugajin A, Kiya T, Kunieda T, Ono M, Yoshida T, Kubo T (2012) Detection of Neural Activity in the Brains of Japanese Honeybee Workers during the Formation of a “Hot Defensive Bee Ball”. PLoS ONE 7(3): e32902. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0032902
  • Gastropacha quercifolia (Linnaeus, 1758) in De Prins J, Heughebaert A (2019). Afromoths, online database of Afrotropical moth species (Lepidoptera). Version 1.7. Belgian Biodiversity Platform. Checklist dataset https://doi.org/10.15468/s1kwuw accessed via GBIF.org on 2021-04-27.