Como ter uma colmeia em casa: saiba mais aqui!

maio 29, 2020
Para ter uma colmeia na sua casa, você deve primeiro consultar se a legislação da sua cidade permite. Você terá que escolher um local adequado e usar uma roupa que cubra bem seu corpo para evitar possíveis picadas.

Você pode pensar que uma colmeia de abelhas só pode ser mantida no campo, mas cada vez mais famílias estão apostando na apicultura urbana. Você gostaria de gerar seu próprio mel e ajudar o meio ambiente criando polinizadores? Neste artigo, mostramos como ter uma colmeia em casa.

A importância de uma colmeia de abelhas

Antes de tudo, vale a pena saber o porquê de muitas pessoas decidem se dedicar à apicultura, seja urbana ou rural. As abelhas são insetos muito importantes para o ecossistema, pois a principal tarefa delas é polinizar as flores que visitam.

Sem abelhas, as pessoas não teriam comida. Apenas 10% das plantas em todo o mundo são polinizadas sem a ajuda desses e de outros insetos. Além disso, as abelhas produzem mel, que pode ser usado para cozinhar e curar doenças.

A apicultura urbana tem atraído cada vez mais seguidores em todo o mundo, especialmente nas grandes cidades. Ter uma colmeia de abelhas no telhado é muito mais comum do que você imagina, especialmente depois que essa prática foi legalizada em vários países.

Primeiros passos para ter uma colmeia de abelhas em casa

Diferente do que se poderia pensar, o mel urbano é de excelente qualidade. Além disso, as abelhas ajudam a polinizar os jardins próximos e não são perigosas para as pessoas. Elas só picam quando se sentem em uma situação de extremo perigo.

Como funciona uma colmeia de abelhas em casa.

Uma informação interessante é que a abelha morre quando dá uma picada, porque o ferrão sai e, com ele, uma parte do corpo do animal também se desprende. Portanto, ao contrário das vespas, que podem picar várias vezes, as abelhas precisam sentir uma grande necessidade de atacar para fazê-lo.

Criar abelhas não é uma atividade muito cara, pois elas basicamente cuidam de si mesmas. A colmeia é um sistema completamente eficiente, onde cada espécime sabe o que fazer.

A instalação de colmeias na cidade deve ser realizada em um espaço aberto, como um terraço, um parque ou uma grande varanda. Entretanto, antes de iniciar, é necessário verificar se a prática de apicultura urbana é permitida na nossa cidade.

O melhor lugar para a colmeia é perto de um parque ou uma área verde, para que as abelhas possam procurar pólen sem precisar voar muitos quilômetros.

Antes de instalar a colmeia, verifique se você tem todo o equipamento necessário. Existe um protetor da cabeça aos pés que evita possíveis picadas quando abrimos o favo de mel ou extraímos o mel. Se você não quiser comprar o traje inteiro, pode usar o chapéu com véu, um par de luvas grossas, uma jaqueta fechada, jeans e sapatos fechados.

Como fazer uma colmeia de abelhas em casa.

Como ter uma colmeia em casa

Para poder abrir uma colmeia em casa, você primeiro terá que simular um incêndio dentro dela. Como fazer isso? Com um cilindro especial com foles que gera apenas fumaça. As abelhas se acalmarão e você poderá trabalhar melhor.

Você pode comprar um enxame de abelhas de um produtor especializado — principalmente no campo — ou capturar um enxame selvagem. Essa última opção é um pouco mais difícil, mas geralmente são as abelhas que mais produzem.

Além disso, a rainha deve estar presente: é a única abelha diferente das outras. A transferência, em qualquer caso, deve ser feita à noite, quando todas as abelhas tiverem retornado à colmeia.

Quando as abelhas estiverem na nova casa, você só precisará monitorá-las uma vez por semana, no máximo. Verifique quanto mel as abelhas produziram, se há ovos e quais mudanças são perceptíveis nas caixas onde as abelhas trabalham.

Deixe mel suficiente para o consumo das abelhas e o restante pode ser recolhido para uso em casa ou para presentear amigos e familiares.

Da mesma forma, recomendamos que, antes de ter uma colmeia, você faça um curso ou uma oficina ministrada por um profissional. Não é necessário ir ao campo para aprender sobre as abelhas, pois muitos professores dão aulas nas cidades ou até online através de vídeos.

Echazarreta González, C. M. (2005). Apicultura y producción de miel. El Estado.