Os insetos mais feios do mundo

fevereiro 6, 2020
Os insetos mais feios do mundo não foram agraciados com uma aparência agradável, como é o caso das borboletas.

Ainda que eles cumpram uma função crucial nos ecossistemas, os insetos não costumam ser muito admirados pela sua aparência. Logicamente existem exceções, como, por exemplo, as borboletas e as abelhas, cuja estética é admirável. A seguir, vamos mostrar quais são os insetos mais feios do mundo.

Conheça os 7 insetos mais feios do mundo

Os insetos compõem uma enorme classe de animais invertebrados, que se caracterizam por ter três pares de patas, um par de antenas e dois pares de asas, embora as asas possam ser reduzidas ou ausentes em algumas espécies.

Esses animais formam o grupo de seres vivos com a maior biodiversidade do nosso planeta. Por isso, podemos observar uma incrível variedade morfológica entre as espécies de insetos conhecidas.

Enquanto as borboletas costumam nos provocar uma enorme admiração, outras espécies não foram agraciadas com tamanha beleza. Hoje, vamos falar sobre os insetos mais feios do mundo.

1. As cigarras

Sem dúvida alguma, estamos mais acostumados a ouvir as cigarras– na imagem que encabeça este artigo – do que a vê-las. Por essa razão, muitos desconhecem a aparência desse inseto cujo som é associado aos dias quentes de verão.

No entanto, as cigarras estão entre os insetos mais feios do mundo pela sua aparência um tanto peculiar e pouco atrativa.

Essas espécies, que formam a família dos cicadelídeos, vivem enterradas durante a sua etapa de crisálida. Depois, quando se tornam adultas, elas costumam viver em plantas em regiões cálidas e temperadas.

2. A barata-d’água Belostoma flumineum

As baratas-d’água também não são muito admiradas pela sua aparência, mas a espécie Belostoma flumineum é especialmente estranha à primeira vista. Além disso, a sua picada é realmente dolorida, e o seu veneno – em quantidades elevadas – pode levar a lesões permanentes.

A barata-d’água

Trata-se de um inseto aquático gigante, que pode alcançar 2,5 centímetros de comprimento quando adulto. Originário da América do Norte, além da sua aparência, um dado curioso sobre essa espécie é que os machos costumam ser os responsáveis por cuidar dos seus ovos e das suas crias.

3. O besouro-hércules (Dynastes hercules)

O besouro-hércules é um dos chamados “besouros-rinocerontes”. Esse nome popular deriva da semelhança dessas espécies com os rinocerontes, graças aos chifres que eles apresentam na parte superior do seu tórax e na parte inferior da sua cabeça.

O besouro-hércules

Os besouros-hércules são relativamente grandes (em torno de 17 centímetros), e o seu chifre superior pode chegar a medir o mesmo que o seu corpo. Além disso, o seu par de chifres costuma ser envolto por uma fina camada de pelos, o que contribui para a sua aparência desagradável.

4. Calliteara pudibunda

Ainda que a sua aparência na fase adulta seja bonita, as suas larvas são muito feias. Na sua fase de larva, a Calliteara pudibunda se apresenta como uma lagarta amarelada, com um aparato mastigador pronunciado e muitos pelos que revestem o seu corpo.

Os insetos mais feios do mundo

Essa espécie é muito presente na Dinamarca e as suas estranhas mandíbulas se justificam pela necessidade de mastigar as duras folhas da faia dinamarquesa.

5. A mosca-berneira (Dermatobia hominis)

A mosca-berneira é uma das espécies de mosca conhecidas como ácaros, e pertence à família Oestridae. Esses insetos podem afetar uma grande variedade de animais domésticos, de granja e selvagens. Além disso, essa é a única espécie que também pode afetar os seres humanos.

Os insetos mais feios do mundo

Além da sua aparência desagradável, essas moscas podem causar problemas de saúde nos animais e nas pessoas. Os exemplares adultos precisam encontrar um vetor para depositar as suas larvas, as quais são introduzidas debaixo da pele de seus hospedeiros.

6. Mariposa Brahmaeidae

A mariposa Brahmaeidae costuma ser considerada uma das espécies mais belas e vivazes do seu gênero. No entanto, ironicamente, a sua lagarta ou larva está entre os insetos mais feios e estranhos do mundo.

O ciclo de vida dessa mariposa costuma ser mencionado como uma das metamorfoses mais espantosas da natureza.

Os insetos mais feios do mundo

7. A traça-de-flanela (Megalopyge opercularis)

Apesar de seu pequeno tamanho, essa espécie de mariposa jamais passa despercebida por causa da sua aparência. O seu nome popular é uma clara alusão aos pelos que recobrem o seu corpo tanto na fase de larva quanto na fase adulta.

Os insetos mais feios do mundo

Além disso, a larva da traça-de-flanela é perigosa, já que contém um poderoso veneno nos filamentos que revestem o seu corpo. Em pequenas doses, o seu veneno costuma provocar reações alérgicas leves ou moderadas.