Os melhores repelentes naturais para cães

Ter com um bom sistema imunológico é crucial para o sucesso de qualquer tratamento.
Os melhores repelentes naturais para cães

Última atualização: 29 Janeiro, 2021

A maioria dos tratamentos antiparasitários caninos é caracterizada por sua eficácia, além de suas formulações com substâncias químicas. Assim, os tutores que procuram um estilo de vida mais limpo podem optar por uma série de repelentes naturais para cães.

Os parasitas são uma das principais ameaças aos animais de estimação. Sua grande diversidade somada à severidade de grande parte de suas lesões tornam o uso de qualquer tipo de repelente um hábito. Porém, entre a variedade de pipetas, sprays e colares, é difícil encontrar composições sem odores agressivos ou com excipientes mais neutros.

Portanto, os tutores que desejam optar por outros tipos de tratamentos preventivos devem saber quais são os repelentes naturais mais confiáveis ​​para os cães.

Melhores alternativas antiparasitárias

A maioria das formulações naturais se destacam pela facilidade de preparo e pela rápida aquisição dos seus componentes. Entre eles estão:

  • Tônico de alecrim. Além do cheiro floral que exala, o alecrim se caracteriza pelas propriedades anti-inflamatórias e antipulgas. Para prepará-lo, você pode ferver uma colher de sopa de alecrim fresco em duas xícaras de água e, depois de frio, usar como enxágue final após o banho.
  • Tônico de limão. Essa fruta cítrica se caracteriza pela presença do D-limoneno, uma substância que, além de repelir pulgas, atua contra ácaros e outros parasitas. Para obter os seus benefícios, recomenda-se cortar um limão inteiro, com a casca incluída, e fervê-lo em dois copos d’água. Depois de pronto, deixe esfriar sem colocar na geladeira e espalhe com o auxílio de uma esponja no pelo limpo do animal.
Melhores alternativas antiparasitárias

  • Óleo essencial de lavanda. Esse tratamento é um dos repelentes naturais mais eficazes para cães contra a sarna. No entanto, é importante dosar o óleo essencial para que não seja abrasivo na pele. Para prepará-lo, recomenda-se misturar uma unidade de óleo essencial de lavanda com 10 unidades de óleo de coco ou óleo de amêndoas puro. Aplique através de uma massagem corporal.

Eficiência dos repelentes naturais para cães

Os repelentes naturais para cães são eficazes, desde que sejam aplicados rotineiramente. Além disso, o fato de não conterem conservantes artificiais torna necessário uma nova preparação de suas formulações a cada dois ou três dias.

Para garantir seu sucesso, é preciso começar por um bom sistema imunológico do animal. Para isso, uma alimentação saudável e exercícios físicos são fundamentais. Normalmente, os tutores que seguem esse tipo de tratamento tendem a incorporar produtos frescos na dieta do cão. Essa opção é vantajosa quando se trata de obter as propriedades dos alimentos, bastando apenas se certificar de que não são indigestos.

Eficiência

O contato com o ar livre, a limpeza regular e a presença de um ambiente organizado e tranquilo contribuem para o bem-estar do animal. Além disso, os tutores devem proporcionar carinho e tempo para se dedicarem ao lazer com seu animal de estimação.

Tratamentos naturais alternativos são uma opção a ser considerada para aqueles que buscam um estilo de vida mais limpo. Porém, a melhor forma de garantir a saúde do animal é aliar o seu uso às recomendações do médico veterinário.

A diversidade de parasitas é alta e até o uso excessivo de medicamentos pode fazer com que eles acabem se tornando imunes e muito difíceis de combater. Portanto, o mais adequado é fazer um uso responsável de qualquer tratamento e, caso queira reforçá-lo, optar por opções naturais complementares.

Pode interessar a você...
Dicas para proteger os cães de picadas de insetos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Dicas para proteger os cães de picadas de insetos

Você sabe o que fazer para proteger os cães de picadas de insetos? Não deixe de conferir os conselhos que compartilhamos neste artigo.