Qual dieta uma cadela deve seguir durante a gravidez?

A alimentação de uma cadela durante a gravidez deve ser mais enérgica para que os filhotes se desenvolvam saudáveis ​​e fortes.
Qual dieta uma cadela deve seguir durante a gravidez?

Última atualização: 01 Janeiro, 2021

Alimentar uma cadela durante a gravidez é muito importante para a saúde do animal e para o desenvolvimento dos seus filhotes. Para cada idade, tamanho e situação, existem alimentos específicos para fornecer todos os nutrientes de que necessitam.

Mudanças na gravidez

Durante a gravidez, as cadelas devem aumentar o peso entre 15 e 25% , e após o parto, durante a lactação, devem ficar com peso entre 5 e 10% menor do que antes da gravidez.

Se a fêmea estiver muito magra, pode haver uma alta taxa de mortalidade dos fetos e filhotes pequenos com poucas defesas, malformações, etc. Se ela for obesa, além desses problemas, podem surgir distocias, ou seja, problemas no parto.

Mudanças na gravidez

Por que mudar a dieta da minha cadela durante a gravidez?

Durante a gravidez, as cadelas precisam de uma dieta adaptada, porque as suas necessidades de energia, os nutrientes de que precisam e suas quantidades aumentam.

A gravidez em cadelas dura cerca de 63 dias. As necessidades energéticas nos primeiros dois terços da gestação são semelhantes às de uma cadela adulta não grávida, uma vez que os filhotes começam a crescer após 40 dias.

Nesse momento, a fêmea necessitará entre 30 e 60% a mais de energia, por isso será necessário fornecer uma ração rica em energia e muito digerível. Para as raças grandes, em que a capacidade estomacal é bastante reduzida devido ao volume ocupado pelo útero, isso é especialmente importante. Além disso, é conveniente oferecer acesso livre à alimentação durante todo o dia.

Por que mudar a dieta da minha cadela durante a gravidez?

As necessidades de proteína também aumentam nesse período, que deve ser de 22 a 32%, enquanto a gordura deve variar entre 10 e 25%.

Além disso, 20% da energia deve vir dos carboidratos. Como a glicose fornece 50% da energia necessária para o desenvolvimento fetal e previne a hipoglicemia peri-parto, é recomendado aumentar os carboidratos para 23%.

Os níveis de oligoelementos também devem aumentar, como o cálcio e o fósforo, para promover a calcificação dos ossos dos fetos. As necessidades de ferro e zinco também aumentam.

Como você pode ver, uma mudança na dieta e na gravidez é totalmente justificada e é difícil ajustar todos os nutrientes por conta própria. Por esse motivo, existem alimentos especiais para cadelas durante a gravidez que são mais enérgicos do que os destinados a um animal adulto normal. Muitas vezes, as cadelas grávidas são alimentadas com ração para filhotes, que é muito nutritiva.

Quantidade de comida

A ração diária deve aumentar durante a gravidez. Você deve seguir as instruções da alimentação para ajustar as doses. Medindo e controlando as quantidades, será possível evitar problemas como a obesidade que, como já mencionamos, pode causar problemas no parto.

Aumente a quantidade da ração a cada semana progressivamente, de modo uma hora chegue a superar a porção de ração normal à medida que a cadela ganha peso.

Quantidade de comida

Não introduza a nova ração abruptamente, pois o sistema digestivo precisa de tempo para se acostumar. Portanto, misture pequenas quantidades da nova ração na ração normal. Em cerca de uma semana, você já deve ter facilmente substituído uma refeição por outra.

A água também é muito importante, não apenas na gravidez, mas em qualquer época da idade do cão. A cadela sempre deve se manter hidratada, por isso deve ter água limpa e fresca à disposição. Você também pode combinar alimentos secos com alimentos úmidos.

Na lactação, também devemos levar em consideração o aspecto da alimentação para fornecer a energia adicional necessária para alimentar bem a ninhada e para que os filhotes cresçam fortes e saudáveis.

It might interest you...
Emergências comuns durante a gestação em cadelas
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Emergências comuns durante a gestação em cadelas

O período de gestação em cadelas é um dos mais críticos e, por isso, a atenção permanente ao seu estado de saúde é indispensável.



  • McDonald, Edwards, Grennhalgh y Morgan.Nutrición animal.Zaragoza, Editorial Acribia, 1995.
  • Hand, Tharcher, Remillard y Roudebush. Nutrición clínica en pequeños animales. Buenos Aires; Panamericana, 2000.
  • Guía de nutrición Hill’s.
  • La alimentación de tu perra embarazada. Purina.