Tudo sobre a gravidez psicológica das cadelas

Se você tem a segurança de que a sua cadelinha não está grávida, mas mesmo assim ela apresenta secreção de leite, o mais provável é que ela esteja apresentando um desajuste hormonal depois do cio. Quase 60% das fêmeas não castradas sofrem com essa chamada gravidez psicológica. Te contamos alguns dados sobre o assunto.

Em que consiste a gravidez psicológica das cadelas

Apesar de não se tratar de uma doença, você deverá prestar atenção e tomar algumas medidas para evitar complicações que poderiam surgir em uma gravidez psicológica da sua cadelinha.

Entre os sintomas que podem apresentar uma mascote que atravessa essa situação, além das mamas – especialmente as da virilha – aumentarem de tamanho e se encherem de leite, podemos destacar:

cadela deitada no chão

  • Inflamação na zona abdominal
  • Que trate os brinquedos dela ou outros objetos como se fossem filhotinhos (leva para cama, faz carinho, lambe, etc…)
  • Inquietação, nervosismo e tristeza
  • Choro e gemido
  • Arranhar o chão e a parede com as unhas
  • Recusar saídas para passear ou vontade de se esconder
  • Falta de apetite
  • Preparação do ninho

Em alguns casos, apesar de estar mais do que claro que sua cachorrinha não está grávida, ela pode chegar a manifestar sinais de parto.

Te contamos porque, se uma cadelinha não está grávida, pode apresentar aumento do tamanho das mamas e secreção de leite. A gravidez psicológica ou pseudogravidez é um desequilíbrio hormonal que normalmente se desenvolve em seis de cada dez fêmeas caninas que não estão castradas.

Saiba por que sua cachorrinha tem secreção de leite mesmo não estando grávida

Mas qual o motivo da gravidez psicológica nestes animais? Tudo parece indicar de que se trata de um mecanismo de sobrevivência.

Desta forma, em estado selvagem, as fêmeas de determinadas raças estariam em condições de criar uma ninhada que tenha perdido a mãe biológica.

Este comportamento se observa nos lobos, os ancestrais dos cachorros. Quando a fêmea principal da manada para de procriar, as outras lobas desenvolvem gestações psicológicas para contribuir com a amamentação dos filhotes.

O que fazer ante a falsa prenhez da sua mascote

Na maioria dos casos, se sua mascote tem uma gravidez psicológica, não necessitará de nenhum tipo de tratamento. A condição deveria desaparecer sozinha com o decorrer dos dias. De todas as formas, preste bastante atenção, porque talvez você necessite pedir ajuda a um veterinário.

Caso sua cadelinha tenha uma excessiva produção de leite, isso poderia provocar nela uma inflamação nas mamas. Isso porque alguns microrganismos podem se introduzir através do canal do peito, produzindo essa infecção.

Se acontece essa situação, o profissional deverá medicar a sua mascote com medicamentos que diminuam a secreção do hormônio prolactina. E talvez deva receitar também algum ansiolítico, para controlar a ansiedade, caso o animal apresente algum transtorno de conduta grave.

Outras ações que você pode fazer se sua cadela tenha uma gravidez falsa

O mais comum é que a prenhez psicológica de sua cachorrinha desapareça em três semanas. Enquanto isso, outras medidas podem ser tomadas diante uma cadela que não esteja grávida, apesar de parecer.

  • Brincar com ela mais do que o habitual.
  • Fazer com que se exercite mais.
  • Evitar que ela estimule as mamas com a língua (com o objetivo de parar a secreção de leite).
  • Tirar dela todos os objetos que ela “adotou” como filhote.
  • Ter muita paciência e dar a ela mais carinho para que melhore a estabilidade emocional.

Pense em castrar sua mascote

Pastor alemão no veterinário

Você deve considerar que este desequilíbrio hormonal nas cadelas tem a tendência de se repetir. Há a produção da progesterona, que as prepara para a maternidade.

Por isso também gera a produção de prolactina, que provoca o desenvolvimento das mamas, a produção de leite e o comportamento maternal.

Então te aconselhamos que considere seriamente a opção de castrar seu animal. Além disso, impedirá que ela fique grávida.

Mas também evitará alguns inconvenientes de saúde, como o desenvolvimento de tumores mamários ou infecções no útero.

Recomendados para você