5 animais que pulam mais alto: você sabe quais são?

· fevereiro 11, 2019

Mamíferos, anfíbios ou insetos se deslocam dando saltos, seja por sua própria anatomia, seja para caçar e se alimentar. Conheça os 5 animais que pulam mais alto.

Qual será o animal que pula mais alto? Será um mamífero, um inseto ou um anfíbio?

A seguir, falaremos sobre os principais saltadores da Mãe Natureza, que podem chegar a distâncias impressionantes.

Quais os animais que pulam mais alto?

Cada uma dessas espécies se encontra nessa lista por conta de suas habilidades impressionantes. Com diferentes técnicas, e sobretudo por sua anatomia, estes são os animais que pulam mais alto. Fique atento!

1. Puma

O leão da montanha – foto que abre este artigo – é um carnívoro nativo da América, sendo o maior felino de todo o continente. Ele pode se adaptar a muitos ecossistemas. 

Alimenta-se de pequenos ungulados, entretanto, sua alimentação também inclui insetos e outros pequenos mamíferos.

Esse grande animal é um predador esperto em emboscadas. Ele se esconde entre as árvores e espera durante horas o momento adequado para saltar sobre as presas, as quais morde precisamente no pescoço.

Por conta de sua grande força e vigor, o puma pode saltar 12 metros na horizontal e 4 metros na vertical. Suas patas traseiras são muito potentes!

2. Canguru

Entre os animais que pulam mais alto, o canguru não poderia ficar de fora. Ele é um saltador por excelência. Assim como a maioria dos marsupiais, ele conta com duas patas traseiras muito bem desenvolvidas, diferentemente das dianteiras, que são curtas e finas.

Suas patas permitem que deem saltos para alcançar maiores distâncias em menor tempo ou até para escapar do perigo. Além disso, um fato curioso é que eles não conseguem andar, apenas pular!

canguru

Apesar do tipo de deslocamento que utilizam, os cangurus são muito velozes e podem alcançar até 70 km/h em distâncias curtas. Por outro lado, quanto à sua altura, chegam a pular três metros sem esforço.

Vale a pena destacar que sua cauda é usada como uma terceira pata. Além disso, ela os ajuda a avançar com mais rapidez e força.

3. Rã arborícola

Dentro da grande família de rãs, destacaremos a verde de olhos vermelhos, que vive no México, Colômbia e Venezuela.

Como seu nome indica, ela chama atenção pelas cores de seu corpo e pupila. Além disso, elas possuem três dedos em cada pata, muito separados entre si.

Rã

Trata-se de um anfíbio com hábitos noturnos. Inclusive, passa muito tempo entre as folhas e galhos, onde se alimenta de insetos e se protege dos predadores com uma toxina que produz na pele. Além disso, as fêmeas são maiores que os machos.

Sua capacidade de salto pode chegar a 150 vezes seu tamanho graças a suas potentes patas traseiras!

4. Gafanhoto

Os caelifera são uma grande família de insetos conhecidos popularmente como “gafanhotos”, que se caracterizam por suas curtas antenas e seus grandes olhos. 

São animais herbívoros que, normalmente, são considerados como pragas para o cultivo.

Gafanhoto

Graças às suas fortes e longas patas traseiras, podem saltar até 20 vezes o tamanho de seu corpo.

Além disso, possuem dois pares de asas. Entretanto, apenas utilizam as traseiras para voar quando necessário. Outra característica importante é que eles emitem ruídos altos, esfregando suas asas contra os fêmures.

5. Pulga

Finalmente, na lista de animais que pulam mais alto, não poderíamos deixar de fora um parasita tão odiado pelos donos de animais de estimação.

A pulga possui articulações traseiras muito bem desenvolvidas, as quais permitem que deem saltos de até 40 vezes seu tamanho. Dessa forma, elas podem passar de hospedeiro a hospedeiro.

pulga

Basicamente, as pulgas saltam para sobreviver, pois cada vez que o fazem, podem alcançar novos hospedeiros e se alimentar de seu sangue.

Além disso, seu mecanismo de salto é muito curioso: elas possuem espinhos nas patas para se fixarem e, ao se soltar, são “catapultadas” no ar.

Muitos animais que pulam muito alto ficaram de fora desse “top 5”. Alguns exemplos são a cabra da montanha, o coelho, o golfinho, o impala, o esquilo e a lebre.