5 dados interessantes sobre as minhocas

· abril 1, 2018
Elas possuem um papel fundamental no ecossistema, já que ingerem os dejetos orgânicos da terra, o que evita a contaminação e o desenvolvimento de doenças. Habitam em zonas úmidas, evitando poças e luz. Contaremos a seguir alguns dados interessantes sobre as minhocas.

Elas vivem em nossos jardins, não possuem olhos e nem patas, mas se movem muito rápido. As minhocas são realmente curiosas!

5 dados interessantes sobre as minhocas

Você já pensou em como as minhocas fazem para comer ou se reproduzir? Ou como elas podem ver embaixo da terra se não têm olhos? Aqui, falaremos de 5 dados interessantes sobre estes animais.

1. São muito gulosas

Não podemos ver sua boca e nem contar seus dentes – até porque elas não têm -, mas sabemos que se alimentam muito bem. Como? Porque expandem seu corpo de uma forma impressionante. Estas pequeninas possuem um apetite voraz que as leva a passar horas engolindo os dejetos orgânicos da terra.

Fazem isso por meio de uma espécie de orifício que serve como um “aspirador” para devorar até metade do seu peso em apenas um dia. Além disso, elas têm a capacidade de processar quase 5 kg de alimento em um ano. Nunca descansam e sempre têm fome, já que seu aparato digestivo elimina rapidamente os nutrientes que entram em seu corpo.

2. Vivem na umidade, mas não em poças

É muito importante para as minhocas viverem em áreas úmidas, pois respiram através de sua fina pele, que deve estar molhada o tempo todo. Porém, áreas com poças ou inundações são mortais para elas.

Minhocas

Quando chove muito e seu habitat fica alagado, saem à superfície ou se mudam para um lugar mais elevado. Elas podem retornar quando o nível da água baixar ou talvez continuem em sua nova casa. Tudo depende da quantidade de comida que estiver à disposição.

E se, por algum motivo, o lugar onde vivem estiver muito seco, podem cavar buracos de até dois metros de profundidade até conseguir a umidade necessária para sobreviver.

3. São hermafroditas

Outra coisa que chama atenção nas minhocas é que não apresentam órgãos sexuais expostos. Mas isso não significa que não podem se reproduzir. Aliás, elas se reproduzem numa velocidade incrível. São, ao mesmo tempo, fêmea e macho, então, quando têm problemas para encontrar um par, se adaptam à situação.

O anel que as circunda se expande e ali são depositados o esperma e os ovos. A cápsula se fecha e em poucos dias nascem novas minhocas. Isto acontece a cada 45 dias! Por este motivo que há tantas rondando seu jardim.

Minhoca

Mais um dos dados interessantes sobre as minhocas: apesar de não poderem se reproduzir de forma assexuada, precisando de um parceiro para a reprodução, possuem a capacidade de regenerar. Isso significa que, se por algum motivo seu corpo for cortado, a parte em que está a cabeça cria o extremo do corpo que falta.

4. São muito sensíveis à luz

Elas não possuem olhos, mas seus corpos têm uma pele tão fina que, se apenas sentirem a luz ou o calor, se desesperam para voltar à escuridão embaixo da terra. É por isso que quando as tiramos de um vaso elas começam a se mover como loucas muito rapidamente.

O sol seca sua pele e impede sua respiração, por isso elas fazem o possível para escapar da luminosidade.

5. Cumprem um papel destacado no ecossistema

As minhocas auxiliam na formação de terra fértil que é utilizada para adubação de plantas, flores e hortas. Além disso, melhoram as propriedades químicas e físicas do solo, promovendo a atividade bacteriana.

Elas intervêm nos ciclos naturais do carbono e do nitrogênio na terra e fazem a compostagem de resíduos orgânicos, evitando que eles cheguem aos aterros sanitários e causem contaminação e proliferação de doenças. Além disso, fazem parte da cadeia alimentar de muitas aves. Por todos esses dados interessantes sobre as minhocas, deveríamos estar agradecidos por sua existência. Elas nos ajudam muito!