5 esportes caninos

Maio 15, 2018
Através deles você pode passar bons momentos com seus animais de estimação. É para ser uma brincadeira e não uma obrigação. Existem modalidades para todas as idades, tamanhos e raças.

Esportes caninos são grandes shows com cães que podemos admirar. Embora as competições mundiais pareçam estar cheias das mesmas raças, todos os cães podem praticar esportes. Descubra qual é o mais interessante para o seu animal de estimação e comece a se divertir.

O que são esportes caninos?

Há diversos esportes para cães: alguns exercitam apenas o corpo e outros apenas a mente do animal. No entanto, quase todos eles são uma combinação dos dois, juntamente com a capacidade do guia humano.

Em um esporte desse tipo, é necessário treinar o cachorro, é claro, mas também a capacidade das pessoas é definitiva: tanto para treinar o cão em suas novas habilidades quanto para competir. Embora existam clubes e equipes que ajudam no treinamento, a verdade é que o cão e seu guia estão sozinhos.

Qualquer raça e quase qualquer cão pode praticar esportes. Nos rankings mundiais repetem-se sempre as mesmas raças, como os border collies e os belgas malinois, mas para se divertir não é necessário ter o mesmo físico dos cães atletas.

Se você quiser começar a praticar um esporte com o seu amigo de quatro patas, procure uma equipe local para que eles possam orientá-lo nos primeiros passos do treinamento. Além disso, eles podem emprestar-lhe a pista e os elementos necessários para cada esporte.

  1. Agility

agility é provavelmente um dos mais conhecidos de todos os esportes dos cães. É um percurso de obstáculos com o qual o cão deve interagir: saltos altos, túneis, gangorras…  O objetivo é completar o percurso o mais rápido possível, sem cometer erros com os obstáculos.

esportes caninos

As competições deste esporte são divididas pelo tamanho dos cães, e cada um deles tem obstáculos apropriados à altura e a velocidade deles. O layout dos elementos e a rota mudam sempre. Há também níveis de dificuldade, semelhantes às ligas de outros esportes, onde o competidor progride ao longo de sua carreira esportiva.

O grande desafio deste esporte é para os humanos: você tem que treinar o seu cão com precisão e ser capaz de guiá-lo corretamente através da pista sem enviar sinais confusos.

  1. DiscDog

O DiscDog é um dos esportes mais espetaculares que existem: o binômio entre o humano e o cão cria uma coreografia ao ritmo da música, graças ao lançamento e a coleta dos discos com piruetas.

Para isso, discos especiais, de silicone, grandes e flexíveis são usados. Existem muitos truques que os cães podem fazer, e até a coreografia é memorizada! O tamanho do cão também não importa, embora seja aconselhável que ele seja grande o suficiente para pegar e devolver o disco depois de saltar.

Existem também diferentes níveis de competição, e a possibilidade de criar coreografias facilita a adaptação da dificuldade a cada cão e a cada ser humano. Neste caso, o treinamento é mais importante do que o jogo em si.

  1. Canicross

Este esporte canino é muito simples de praticar, embora seja necessário um ótimo treinamento físico de ambos os participantes. É uma corrida em que correm ao mesmo tempo cão e humano: o cão usa um peitoral, que está preso à cintura de um ser humano.

Canicross

preparação física de ambos é essencial e as competições estão abertas a qualquer cão com mais de um ano de vida e que esteja saudável. Devido às exigências físicas desta atividade, é essencial consultar regularmente um veterinário para certificar o estado de saúde de seu amigo.

  1. Mantrailing

Mantrailing é um esporte que depende do sentido do olfato de um cão para encontrar uma pessoa escondida. Ou seja, esse esporte canino simula as condições usuais de busca de pessoas desaparecidas. Embora a velocidade seja apreciada, neste caso a precisão do cão é mais necessária para encontrar o fugitivo escondido.

Não só os cães de resgate podem praticar este esporte, ele está aberto a todos. No entanto, em caso de catástrofe, eles só poderão agir em casos muito especiais. Mantrailing é esporte e diversão: não prepara cães ou humanos para o trabalho real.

  1. Ring Francês

Este pode ser o esporte mais exigente para cães que existe no mundo. O anel francês combina a força física dos cães com exercícios de obediência, por isso o treinamento é muito importante.

Nas competições, o cão tem que superar diferentes testes: obstáculos de salto, escalada paliçada, controle na ausência do guia, trazer objetos para a ordem e proteção do proprietário ou busca de malfeitores. É um esporte muito exigente em termos de treinamento e o animal precisa de anos de competições para poder atingir um bom nível.

Esportes caninos existem para que passemos momentos divertidos com os nossos animais de estimação. Há muitos esportes diferentes para escolhermos, portanto, algum deles certamente se encaixa bem com o tamanho, idade e interesses de nosso cão. Mas, acima de tudo, lembre-se de que eles devem ser uma brincadeira e não uma obrigação para ambos.

Recomendados para você