5 repelentes caseiros para evitar picadas de mosquitos

· julho 23, 2018
Repelentes químicos, embora eficazes, podem ser prejudiciais para a saúde de humanos e animais. Pensando nisso, é possível utilizar soluções naturais e fáceis de fazer até mesmo em casa.

Estes insetos são realmente incômodos e podem atrapalhar um passeio ao ar livre. Não há dúvidas de que as picadas de mosquitos são irritantes. A boa notícia é que podem ser evitadas. No artigo de hoje, vamos apresentar para você algumas receitas de repelentes caseiros. Não deixe de ler!

Como evitar picadas de mosquitos de forma natural?

No mercado, podemos conseguir repelentes bastante eficazes, mas também repletos de componentes químicos. Essas substâncias artificiais podem afetar a nossa saúde e a de nossos bichos de estimação. Por isso, é sempre bom contar com uma alternativa natural para evitar picadas de mosquitos. Entre elas, podemos destacar:

1. Citronela

A citronela – imagem que abre este artigo – é uma planta cujo aroma é insuportável para muitos insetos. Por causa disso, quando estamos próximos dela, os mosquitos não se aproximam. Você pode plantá-la em um vaso e colocá-la no jardim ou ainda conseguir velas ou incensos de citronela e acendê-los enquanto estiver no quintal ou no terraço.

Outra opção é comprar o óleo de citronela e diluí-lo com óleo de amêndoas ou neutro. Essa mistura pode ser aplicada na pele, especialmente nas regiões expostas, como rosto, mãos e braços.

2. Manjericão

Esta planta aromática, bastante utilizada na culinária mediterrânea, também serve para afugentar os mosquitos, como também as moscas, devido a seu forte odor (que nós consideramos delicioso).

Manjericão

Só é preciso duas colheres de manjericão desidratado e meio litro de água. Coloque tudo em uma panela e deixe cozinhar por 20 minutos depois de começar a ferver. Em seguida, deixe a mistura repousar por quatro horas. Coe e encha um frasco com pulverizador. Você pode usar esse líquido nas cortinas, lençóis, roupas ou no ambiente.

3. Óleo de eucalipto

É um dos melhores repelentes para evitar picadas de mosquitos. É facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e também serve para descongestionar as vias respiratórias. Você precisará de um difusor ou um frasco de vidro. Coloque 15 gotas do óleo essencial de eucalipto e acenda uma vela para liberar o aroma.

Algumas pessoas levam esse óleo quando saem para acampar ou realizam excursões em algum parque nacional. Elas o espalham na pele para evitar que algum inseto se aproxime. Inclusive, pode ser misturado com o shampoo ou o creme que costumamos utilizar.

Outras opções similares ao óleo de eucalipto são os de neem, limão, lavanda e amêndoa.

4. Cravo de cheiro

Outro repelente muito potente e que pode ser usado pela família toda – inclusive crianças -, já que não é tóxico ou nocivo para a saúde. É muito fácil: em uma panela, coloque 30 cravos de cheiro e duas xícaras de água.

Cozinhe durante 20 minutos, retire do fogo e deixe repousar por duas horas. Em seguida, filtre e misture com o shampoo, condicionador ou hidratante corporal que costuma usar. Aplique antes de sair para a rua ou jardim e estará protegido.

Cravo-da-índia

5. Camomila

Tanto a camomila quanto a lavanda são dois incríveis repelentes contra picadas de mosquitos. Além disso, são plantas com flores muito bonitas, sendo ótimas escolhas para decorar a varanda, o pátio ou o jardim.

O aroma exalado pela camomila – ou pela lavanda – é muito forte e insuportável para insetos, como moscas e mosquitos. Você pode preparar uma infusão com duas colheres de suas flores e meio litro de água fervente.

Em seguida, deixe a infusão repousar por seis horas, coe em um recipiente com spray. Por fim, basta pulverizar a sala, portas, janelas ou roupas… E assim você evitará a entrada daqueles visitantes irritantes durante o verão!