9 espécies de moscas

· julho 12, 2018
Dentro da família dos dípteros, a mais "famosa" é a mosca comum.

As moscas costumam ser bastante irritantes, aparecem em qualquer lugar e são muito relacionadas à sujeira. Dentro da família dos dípteros, a mais “famosa” é a mosca comum e devemos ter muito cuidado com aquelas que podem transmitir doenças. No artigo de hoje, vamos lhe dar todas essas informações. Vamos lá?

Que espécies de moscas existem?

Dentro da família dos dípteros, a mais “famosa” é a mosca comum. Todos os seus integrantes se caracterizam por viver cerca de 30 dias e por passar por um ciclo de metamorfose completo: ovo, larva, pupa e fase adulta. Algumas das principais espécies de insetos são:

1. Mutuca

Também conhecida como butuca, pode medir até 25 milímetros de largura, é de cor marrom escura e seus olhos – contíguos nos machos e separados nas fêmeas – são grandes e de cor verde ou negra. Mais ativas durante o dia, as mutucas atacam o gado e podem causar perda de peso nos animais.

Na hora da reprodução, as mutucas acasalam no ar e na terra. Em seguida, as fêmeas depositam os ovos em regiões úmidas ou na água, que eclodem após sete dias.

2. Mosca de enxame

Os membros dessa espécie voam devagar, agrupados em forma  de “cacho”. São atraídos pelo calor e escolhem lugares quentes para hibernar no inverno. Atingem até 10 milímetros de comprimento e, quando estão em repouso, as asas recobrem todo o corpo, que é cinza-escuro com áreas verde-oliva e marrom.

3. Mosca varejeira

Aparece principalmente em substâncias putrefatas ou em decomposição, como carne ou queijo, por exemplo. Também se desenvolve perto de cadáveres de aves ou roedores. A mosca varejeira pode medir até 12 milímetros de comprimento e o seu corpo é de cor azul-metálico.

9 espécies de moscas

4. Mosca doméstica

Este inseto é atraído por diversos tipos de alimentos para pessoas ou animais. Prefere os locais como matéria vegetal úmida e em decomposição. Durante à noite, descansa perto da comida.

As larvas são brancas e demoram até 60 dias para amadurecer. Os indivíduos adultos podem alcançar até oito milímetros de comprimento, apresentando tórax cinzento e abdômen amarelo. Suas asas são ligeiramente afiladas.

5. Mosca da fruta

É uma das espécies de moscas mais comuns nas casas durante o verão. Ela se reproduz em locais onde há resíduos de fermentação (como frutas e verduras) ou próximo de ralos entupidos e utensílios sujos. A mosca da fruta é muito pequena – três milímetros de comprimento – e seu corpo é amarelo, enquanto os olhos são vermelhos.

6. Mosca de banheiro

Esta pequenina mosca de apenas dois milímetros de comprimento é bastante encontrada nos leitos de água residual, como esgotos ou banheiros. Passa muito tempo pousada, seu voo é lento e se alimenta de matéria orgânica que extrai de sedimentos.

O seu corpo é castanho ou preto e as asas são cobertas de pelos. O seu processo de metamorfose leva cerca de 60 dias.

7. Mosca-do-vinagre

Esta mosca se reproduz em resíduos fermentados, já que as suas larvas se alimentam de bactérias e leveduras. De corpo amarelo brilhante e olhos vermelhos, a Drosophila melanogaster mede apenas três milímetros de comprimento e vive, no máximo, duas semanas.

9 espécies de moscas

8. Mosca doméstica menor

Seu habitat preferido são as áreas com matéria orgânica semilíquida em decomposição. Se parece muito com a mosca doméstica, embora seja menor: chega a medir seis milímetros na idade adulta.

Este inseto pode transmitir doenças oculares nos gatos e nos seres humanos. É bastante fácil de ser identificado, graças ao seu corpo cinza e negro com olhos vermelhos.

9. Mosca da carne

É considerada um importante disseminador de agentes patógenos, já que aparece quando há carne podre. As suas larvas se desenvolvem em materiais orgânicos em decomposição.

Além disso, esta mosca é maior em relação às demais, medindo 20 milímetros de comprimento. Chama atenção com seu corpo cinza-metálico e abdômen com manchas escuras.