6 coisas incríveis que os cães são capazes de fazer

· maio 6, 2019
Eles nos surpreendem todos os dias por sua inteligência, seu amor incomparável e sua companhia... Mas você sabia que os cães também fazem coisas incríveis no dia a dia sem que você perceba?

Os cachorros são animais sensacionais; disso não há dúvida. No entanto, se você ainda não tinha certeza de seus “superpoderes”, recomendamos que leia este artigo. Nós mostraremos diferentes coisas incríveis que os cães são capazes de fazer sem dificuldades.

Coisas incríveis que os cães são capazes de fazer

Eles nos acompanham, cuidam de nós, nos dão amor incondicional e também podem fazer certas coisas que os tornam seres excepcionais:

1. Eles prestam atenção em você se você falar como um adulto

Quando nos deparamos com um cachorro, seja ele nosso, de algum conhecido ou totalmente desconhecido, não podemos evitar… Começamos a falar com voz de criança! Nós mudamos nosso tom de voz e usamos palavras no diminutivo.

De agora em diante você não fará mais isso ou vai evitar se fazer de bobo com o cão. Isso mesmo, porque os cães se comportam de acordo com o que ouvem. Se você falar “fazendo graça” com eles, eles não vão prestar atenção em você ou farão pouco caso.

Eles acreditam que você não está se referindo a eles e se fazem de surdos diante do que você está dizendo. Não importa se for um poodle ou um dogue Alemão, ele irá agir da mesma maneira.

2. Eles conseguem reconhecer as mudanças em seu rosto

Nesse caso, não faz diferença se você fala ou não com eles. O movimento dos olhos, dos lábios ou a expressão é suficiente. Os cães podem reconhecer quando uma pessoa está feliz, com raiva ou cansada apenas olhando para o seu rosto.

Cachorro com cara de triste

Então, quando seu bichinho se comporta mal e você lança um “olhar acusador” para ele, ele automaticamente perceberá que fez algo errado e se esconderá ou pedirá perdão do seu próprio jeito. E não é por causa do remorso, já que eles não têm essa emoção, mas porque eles reagem dessa maneira toda vez que reconhecem a raiva no rosto do seu dono.

3. Eles sorriem

Certamente você já viu muitos vídeos ou imagens em que os cães esboçaram um grande sorriso e pensou no motivo pelo qual seu animal de estimação não faz o mesmo.

Você deve saber que os cães sorriem por motivos diferentes dos humanos. Por exemplo, para pedir aos seus donos que prestem atenção a eles e lhes deem carinho. Mesmo que você veja que tem um sorriso no rosto dele, pode ser porque ele está ansioso ou precisa se acalmar.

4. Eles manipulam você

Se você pensou que apenas o gato do Shrek foi capaz de te comover com seus olhos de “coitadinho” para conseguir o que quer, é porque você não tem um cachorro em casa. Os cães são ótimos atores e sabem perfeitamente como nos manipular!

Cachorro dando a pata à sua dona

Os cães são muito espertos e conhecem as fraquezas de cada membro da família. Ele quer comida, um brinquedo, um carinho na barriga ou subir na cama? Vai fazer de tudo para conseguir!

Até mesmo pedir ao dono para conceder o seu desejo, porque eles se lembram de que você já permitiu antes. Se você der a ele comida do seu prato, mas o seu parceiro não, da próxima vez que ele quiser comida, ele irá direto para você.

5. Lamber para demostrar amor

Os cães têm diferentes maneiras de dizer que nos amam, mas, sem dúvida, a lambida é a mais usada. Assim como as mães usam suas línguas para limpar seus filhotes, os cães crescem usando essa atitude para expressar que gostam de estar ao nosso lado.

Seu cachorro provavelmente quer lamber seu rosto, mas também é comum que ele goste de lamber outras partes do corpo, como os braços ou até mesmo os pés. Essa também é uma maneira de se acalmar e de se sentir confortado pelo contato com o dono.

6. Eles imitam a nossa personalidade

Certamente você conhece o ditado: “os cães se parecem com seus donos“. E não nos referimos apenas a algo físico, mas também à personalidade. Eles podem adquirir características diferentes das pessoas com as quais eles têm mais contato, porque os seres humanos transmitem a eles desde a ansiedade até a tranquilidade.

Por esta razão, talvez se você estiver andando de um lado para o outro em casa, ou com muitos problemas, seu animal de estimação pode se comportar mal e querer chamar a sua atenção. Mas se você estiver relaxado tomando um chá no sofá, ele cairá nos seus pés e dormirá tranquilo.

Você conhecia todas essas coisas incríveis que os cães são capazes de fazer? Não há dúvidas de que esses são seres maravilhosos que mudaram nossas vidas para sempre.

  • Zhang, H. H., Chen, L., & Zhang, C. De. (2009). Comparison between Canis lupus and Canis familiaris in morphological and cytological characteristics of their digestive tract. Acta Anatomica Sinica. https://doi.org/10.3969/j.issn.0529-1356.2009.01.030