6 dicas para animar seu cachorro

· novembro 9, 2018

Os cães podem ficar desanimados por conta de mudanças na rotina ou outros problemas, como o tédio. Aprenda aqui algumas formas de animar seu cachorro.

Há muitas razões pelas quais um cão pode sentir mau humor ou estar abatido: tédio, uma mudança, saudades de um membro da família, etc.

No entanto, há maneiras de consertar isso. Siga essas dicas para animar seu cachorro:

1. Para animar seu cachorro, ajude-o em sua rotina

Quando um cachorro enfrenta uma nova situação em sua vida que ele não entende muito bem, pode parecer triste.

Ele se mudou, perdeu um amigo (outro cachorro ou até de outra espécie) ou talvez seja recém-adotado. De toda forma, ele pode estar sobrecarregado por sua nova situação.

Os cães amam as rotinas. Saber quando vão comer, sair e a que horas dormir ajuda-os a lidar com as mudanças, por isso estabeleça rotinas claras e siga-as por um longo período de tempo.

Em alguns dias, o cão entenderá o que se espera dele e começará a se adaptar à nova situação.

2. Não brigue nem castigue

As punições são desagradáveis para aqueles que as recebem, mas também para aqueles que as aplicam. Um cão que recebe muita reclamação pode ficar infeliz.

Entretanto, se começarmos a elogiar o cão quando ele fizer algo certo, ele aprenderá mais rápido. Essa é uma maneira simples de animar seu cachorro:

  • Adiante-se para impedir coisas que podem gerar um mau comportamento. Seu cão mexe no lixo quando está sozinho em casa? Esvazie a lixeira ou feche a porta da cozinha, por exemplo. Dessa forma, você evita repreendê-lo.
  • Não lhe dê mais ordens do que o necessário. Livre-se de todos os comandos desnecessários. Quanto menos pedidos ele receber, menos terá que obedecer. Além disso, o estresse diminuirá e o seu comportamento melhorará.
Cachorro abatido

  • Ignore o mau comportamento e recompense o bom. Transforme a educação. Ou seja, elogie-o quando ele não puxar a correia, quando ele sair sozinho do sofá, quando uma visita chegar e ele não latir, etc. Os prêmios são muito mais estimulantes do que punições e ajudarão seu cão a ser feliz.

3. Visite novos lugares que ele possa explorar

Mesmo que as rotinas sejam uma parte fundamental da vida do cão, uma pequena e agradável surpresa de vez em quando pode animá-lo. Visite um novo parque, passe uma tarde caminhando, etc.

Tente, no entanto, fazer com que a surpresa seja agradável para o cão. Não o leve para um mercado onde há muitas pessoas, ou para um lugar onde há muito barulho. 

Escolha um lugar tranquilo, onde ele possa ver e cheirar coisas novas, e deixe-o explorar. Esse tempo de relaxamento será útil.

4. Brincar com os amigos

Se o seu cão tiver amigos, deixe-os animá-lo. Entre si, os cães se entendem muito melhor do que pensamos. Dessa forma, se já forem amigos, um entenderá a necessidade do outro.

Nesse conselho para animar seu cachorro, deixe os outros cães tomarem a iniciativa. Talvez eles queiram correr, talvez eles queiram outro brinquedo, ou talvez eles só queiram fazer companhia por um tempo.

Além disso, eles escolherão quais brincadeiras fazer e por quanto tempo.

5. Ensine coisas novas

Uma das coisas mais gratificantes para um cão é saber que ele está se comportando bem. Dessa forma, agradar seus donos é um dos seus instintos.

Uma maneira certa de agradá-los é ensinando novas ordens e brincadeiras. Assim, sempre que eles acertarem e receberem um prêmio, se sentirão melhor.

Focinhos de cachorro

Se o seu cão não estiver acostumado a aprender novas ordens, comece com o mais simples: sentar, deitar e levantar.

Se ele já aprendeu esses, escolha algo mais complicado: tocar com a pata, virar, trazer coisas, etc.

6. Dê mais prêmios

Há muitas coisas que o seu cão faz bem ao longo do dia e que você trata como comuns. Recompense-o para que ele faça pequenas e agradáveis ​​surpresas.

É uma maneira muito simples de animar seu cachorro. Dessa forma, o carinho e recompensas farão com que ele se sinta bem.

Tente dar os prêmios mais saudáveis ​​que você puder: biscoitos industrializados geralmente não são bons para a saúde em grandes quantidades.

Além disso, há várias outras opções: salsichas, linguiça fatiada, frutas, etc. Você pode ter várias delas na geladeira.

Animar seu cachorro não é tão complicado. Se nenhuma dessas dicas ajudarem e você não sabe por que seu cão está triste, é melhor consultar um veterinário para entender o que há com ele.