Prêmios para cães: considerações e conselhos

· janeiro 31, 2018

Sabemos que nossos cães trabalham por amor e, através das muitas coisas que fazem sozinhos, buscam nosso sorriso e nossa aprovação. Mesmo assim, às vezes, queremos ir um pouco além e buscar uma motivação maior, e precisamos premiar-lhes de alguma forma concreta. O que podemos usar como prêmios para cães? Existem várias opções? Quais prêmios são mais saudáveis para os cachorros?

Hoje, vamos responder todas essas perguntas:

Quando usar prêmios para cães

Podemos usar prêmios para cães em muitíssimas ocasiões. Normalmente, nós as utilizamos no momento que lhes estamos ensinando algo, como a sentar ou dar a pata. Quando já aprendeu isso, simplesmente deixamos de lhes dar prêmios. No entanto, existem muitíssimos outros momentos que podemos aproveitar para premiar os nossos bichos de estimação. Essas não são as únicas ocasiões em que podemos dar um presente a um cão. Outras são, por exemplo, quando:

cão ganhando prêmio

  • Antecipa-se às nossas ordens e faz algo que nos agrada. Por exemplo, se normalmente lhe pedimos que desça do sofá para nos sentar, podemos premiá-lo quando ele desce ao nos aproximarmos dele, mas ainda não lhe tivermos ordenado que descesse.
  • Estiver reprimindo em si o mau comportamento e escolhendo se comportar bem. Por exemplo: quando houver comida sobre a mesa a seu alcance, e apesar de ficar vendo-a, não tenta comê-la.
  • Estivermos ensinando-o algo novo e, mesmo assim ainda não consegue realizar direitinho, mas vai se aproximando. Se quisermos ensiná-lo a deitar, antes de deitar totalmente podemos premiá-lo quando começar a se agachar.
  • Quando no parque vier na nossa direção, tendo lhe chamado ou não. Deixar o que estiver fazendo e vir na nossa direção deveria ser motivo de premiação sempre.
  • Embora não o tenhamos chamado, podemos premiá-lo porque está atento ao dono.
  • Porque sim. Porque temos um bom cão que normalmente se comporta bem e queremos agradecê-lo por ser tão carinhoso, leal e paciente conosco.

Em que momento premiar

Devemos tomar cuidado de premiar só o que nós gostaríamos que ele repetisse. Não será nada bom se nós premiarmos nosso cão depois de ele latir para outro cão ou de ficar catando o lixo, por exemplo. Temos que identificar quais comportamentos nós gostamos e nos concentramos neles.

É importante o momento da premiação. Contudo, ele é mais importante do que o próprio prêmio em si. Premiar na hora certa indica ao cão, sem confundi-lo, que nessa hora ele fez algo que nós gostamos. Só assim ele vai ser capaz de repetir esse comportamento. Devemos premiar na hora que ele fez algo direito. Se esperarmos alguns poucos segundos, vai ser para ele mais difícil fazer essa associação.

O que não usar de prêmio para cães

Quando demos prêmios, sobretudo, quando estivermos ensinando-o algo novo, esses prêmios devem ser saudáveis, adequados para o cão e com certo valor para ele, quer dizer, se quisermos ensinar o nosso cão a sentar, deitar e a dar a pata, devemos antes passar alguns dias praticando as ordens.

As guloseimas devem fazer bem à saúde. Não podem ser alimentos que não sejam saudáveis, porque vamos ter que premiá-lo muitas vezes. De todas as opções de prêmio que temos à disposição, que ele possa comer todos aqueles necessários sem que engorde ou se sinta mal.

Os prêmios vão ter que ser pequenos, mas aptos para cada cão. Não podemos cortar uma salsicha em pedaços do mesmo tamanho se formos premiar um Maltês ou um pastor-belga; da mesma forma, devemos levar em conta que os dentes de um cão jovem são mais fortes que os de um cão idoso.

E o mais importante: eles têm que gostar dos prêmios. Não podemos dar como prêmio algo que o nosso cão não goste, porque não vai ser um prêmio e ele não vai querer. Quanto mais difícil for a ordem que lhe vamos dar, mais saboroso deve ser o prêmio para que valha a pena.

O que usar como prêmio para cães

Normalmente, como prêmios se utilizam pedaços de comida, mas sem que reduzamos a ração cotidiana: os prêmios-extra não substituem a alimentação regular do animal.

cão ganhando prêmio

O valor dos prêmios vai depender do gosto de cada cão, mas normalmente se pode usar:

  • Salsichas para consumo humano
  • Pedaços ou cascas de queijo curado
  • Presunto cozido ou mortadela em cubos
  • Biscoitos industrializados para cães partidos em pedaços bem pequenos.
  • Comida úmida ou patê para cães.
  • Ração de melhor qualidade ou de sabor diferente da que normalmente come

Outros prêmios

Podemos dar como prêmio outras coisas que não sejam comestíveis e que o cão goste muito. Por exemplo, pode-se dar de prêmio facilmente (e na verdade fazemos isso quase que diariamente) carinhos, sempre que o cão gostar de recebê-los. Existem bichinhos que gostam muito de brinquedos e só com o fato de poder morder um já se dão por premiados.

A dica para escolher bons prêmios para cães é conhecer os gostos do bicho de estimação. Podemos experimentar muitas coisas diferentes e ver como ele reage e qual ele gosta mais para poder escolher quais são mais eficazes e selecionar os mais saudáveis.