Como dar comida a um filhote?

Quando adotamos um cachorro pequeno, devemos cuidar dele da mesma maneira que um bebê. No entanto, diferente do bebê, que vai virar adulto e terá vida própria, o cão vai precisar de nós para sempre. Se não lhe dermos o alimentos e os nutrientes de que precisam, seu desenvolvimento será prejudicado. Então, como dar comida a um filhote?

A dieta adequada de um cão pequeno

Para estabelecer uma dieta, devemos saber, em primeiro lugar, a idade que deve ter um cão para ser considerado filhote. Essa etapa vai dos 0 aos 18 meses de idade, e é decisiva para o desenvolvimento do nosso animal.

Filhotes de cachorro comendo ração

Vamos a alguns conselhos para dar comida a um filhote.

Consulte um veterinário

Ao adotar um filhote, leve-o imediatamente ao veterinário. Ele vai avaliar o bichinho e programar a vacinação. Além disso, pode dar conselhos específicos sobre como dar comida ao pequeno. Para isso, levará em conta aspectos concretos, como a saúde do animal, sua raça e tamanho.

A separação

A separação do filhote de sua mãe deve ser feita no tempo certo, com o método correto. Se for feita antes do tempo, a saúde do filhote pode sofrer gravemente, levando-o até a morte. Recomenda-se que o pequeno seja mantido com a mãe até os 2 meses de idade.

Ainda que a separação possa ser feita aos dois meses, o filhote seguirá tendo a necessidade de tomar leite materno. No mercado, hoje em dia, existem produtos similares ao leite materno. Com eles, podemos alimentar nosso filhote.

É importante não cometer o erro de utilizar leite para humanos. O leite de vaca pode fazer muito mal para o sistema digestivo do animal.

O que podemos dar de comida para um filhote?

Até as 8 semanas de idade, o filhote deve consumir leite, seja este materno ou artificial. Com isso, obterá o colostro, uma substância muito importante para seu desenvolvimento. Com ela, o filhote aumenta sua defesa, se protege das doenças e são evitados problemas digestivos, como a diarreia, e alguns transtornos de crescimento.

Alergias ao leite

Assim como acontece com as pessoas, alguns filhotes podem ser alérgicos à lactose, que está presente no leite materno. Nesses casos, o pequeno terá que tomar os leites chamados “de fórmula”, que substituem o leite da cachorra.

É fundamental que o dono observe os cães, avaliando se o recém-nascido tem erupções, ou se sua fezes apresentam um mau aspecto. Nesses casos, é preciso consultar um especialista para tomar as medidas necessárias.

Depois de dois meses, o filhote pode começar a consumir uma dieta específica. O ideal é que, até os três meses de idade, a comida seja misturada à água, porque os dentes ainda não estão preparados para consumir um alimento sólido.

Utilizar as indicações corretas

É importante saber de quantas em quantas horas se deve dar comida a um filhote e como preparar o alimento. Pode ser que seja necessário dar a ele vitaminas extras, que deverão ser receitadas pelo veterinário.

  • É possível que tenhamos que alimentar o filhote com mamadeira. O leite deve estar à temperatura ambiente, ou seja, a 37ºC. Ele comerá a cada três horas, enquanto tiver menos de dois meses, e depois a cada quatro horas.
  • Se vamos dar petiscos a um cão filhote, é melhor esperar seis meses. Comece por um pedaço pequeno, para saber se o alimento vai lhe causar um mal-estar estomacal.
  • Depois dos dois meses, o cão deve comer quatro vezes ao dia; de quatro a seis meses, três vezes ao dia. A partir dos seis meses, duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à tarde.

A escolha do alimento

O alimento escolhido deve ter certas características para que seja o correto. A primeira coisa a se identificar ao escolher a ração, é que seja específica para filhotes. Assim, teremos certeza que terá os nutrientes necessários.

Filhote comendo sobre a grama

Autor: Jerry

É preciso verificar se o  alimento é de qualidade, observando se nos ingredientes estão as vitaminas C, E e B, e além disso, o Ômega 3. O percentual de carne e de peixe também é importante. O conteúdo de cereais deve ser baixo.

Evite os alimentos tóxicos

É preciso consultar o veterinário sobre as frutas e outros alimentos que podemos dar a um filhote. Evite que ele coma chocolate, milho, trigo, cebola, alho e abacate, já que são alimentos tóxicos, que afetarão sua saúde.

Recomendados para você