Por que não se deve castigar um cão quando ele late?

novembro 7, 2017

Gostamos quando um cão late enquanto brincamos com ele ou para defender nosso lar. Mas se o seu cão faz isso quando não deve, pode ser desagradável para você e para os que estão ao seu redor. Aqui estão alguns motivos para não castigar um cão quando ele está latindo.

Ainda que nos seja incômodo em algumas ocasiões, o certo é que não devemos castigar nosso amigo, pois seu comportamento é normal. Como sua forma de se comunicar é muito diferente da nossa, pensamos que seus latidos são parte de um comportamento estranho.

Por isso, daremos a você várias razões para você não castigar um cão que late.

6 motivos para você não castigar seu cão “tagarela”

São muitas as razões que levam um cão a latir e sempre há motivos para isso. Porém, se após analisá-las, você notar que seu cão se excede sem motivo aparente, é melhor que vá ao veterinário e que ele examine seu cão. Você não deve castigar um cão que late, já que ele o faz para:

Cães de pequeno porte latindo

  1. Comunicar-se. Diferente de nós, os cães não podem falar, e sua forma de se comunicar é através de latidos. Ele pode latir para “falar” com você, para pedir água, comida, ou atenção. Pode fazê-lo para se comunicar com outros animais, sejam estes seus congêneres ou não.
  2. Se seu cão se sente ameaçado por algo, ou acha que vocês estão em perigo e se sente incapaz de protegê-los, ele latirá. Você acha que deve castigá-lo por isso? Definitivamente não.
  3. Esta é uma das causas mais comuns do excesso de latidos do nosso cão. Ele adora latir enquanto brincamos com ele. Também o fará com outros cães, outros pets ou outras pessoas. Assim como nós rimos enquanto brincamos, seus latidos são a maneira como ele expressa sua alegria.
  4. Caçar. Ainda que seu cão não seja um cão de caça, sempre que ele sai à rua, fica na expectativa de apanhar alguma coisinha para comer. É possível que a alegria dele ao encontrar isso o faça latir. E ele fará ainda mais se estiver com outros pets, para lhes avisar.
  5. Ansiedade de separação. Se um cão passa muito tempo sozinho, separado de você, sua forma de expressar sua solidão e sua tristeza será através de latidos. Se o dono o deixa amarrado ou sozinho no quintal, será mais provável que ele venha a latir. Se você se deparar com um caso assim, denuncie!
  6. Um som estranho ou um cheiro raro perto de sua casa alarmará o cão e ele latirá para avisar você. Um motivo a mais para você não castigar seu cão.

Mais 5 motivos para você não castigar um cão que late

  1. Por sua culpa. É possível que seu cão lata desde filhote porque você o incentivou a ter esse comportamento. Agora isso incomoda você, mas, seja sincero, de quem é a culpa?
  2. Dor. Se o seu animal sente alguma dor, a forma de aliviá-la será latindo. Lembre-se que é essa é a única forma que ele tem de se comunicar.
  3. Estresse. As condutas repetitivas são sinais de estresse ou ansiedade em cães. Do mesmo modo que alguns giram ao redor de si mesmos o tempo todo, é possível que o seu cão lata. Em vez de pensar que você deve castigá-lo, pense que ele tem um problema que deve ser solucionado.
  4. Chamar a atenção. Se você passa muitas horas trabalhando, certamente seu cão fica louco quando você volta para casa. É possível que esteja cansado e que queira tomar um banho e descansar. Seu cão não entende isso e  irá chamar sua atenção através de latidos. Dê um pouco de atenção a ele.
  5. Frustração. Os animais também se frustram quando não entendem algo. Por exemplo, se escutam uma criança chorar, eles não sabem o que é, de modo que latem.

Os cães não são toda sua vida, mas tornam sua vida completa

-Roger Caras-

Estas são algumas causas normais que levam os cães a latir e por isso você não deve castigar um cão que late. Seja paciente e amoroso, dedique tempo ao seu pet e o ajude com qualquer problema que ele apresente.