6 espécies de besouros fascinantes

· agosto 13, 2018
É a família com mais membros do mundo animal, com corpos diferentes e cores chamativas.

Que tal conhecer seis espécies de besouros fascinantes? De toda a fauna terrestre, os insetos estão entre os mais menosprezados. Mas entre eles, os besouros são incrivelmente bonitos e são essenciais para a saúde das florestas.

Os besouros

Os coleópteros, também conhecidos como besouros, são na realidade uma família bastante extensa. Ela é formada por mais de 375 mil espécies de besouros diferentes, distribuídos por todo o planeta. É a comunidade com mais membros de todo o reino animal.

E já que é formada por tantas espécies diferentes, podemos encontrar uma grande variedade de corpos, cores e características. Existem besouros de apenas um centímetro de comprimento, enquanto os maiores chegam a pesar até 100 gramas.

Em meio a toda essa variedade, existem muitas espécies de besouros fascinantes: de diferentes tamanhos e que vivem em lugares opostos do planeta, mas igualmente belos e curiosos.

1. Besouro pernas de sapo

O besouro pernas de sapo, cujo nome científico é Sagra buqueti, é o animal retratado na foto que abre este artigo. E é óbvio de onde surgiu o seu nome. O tamanho de seu corpo alcança apenas meio centímetro de comprimento e apresenta um grande dimorfismo sexual: os machos são bem maiores que as fêmeas.

Outra característica marcante são as cores vibrantes: são iridescentes em tons verdes, embora também apresentem reflexos vermelhos e dourados. Esses animais são encontrados na Malásia e Tailândia.

2. Cervo voador (escaravelho)

O cervo voador é um dos maiores besouros que existem: exemplares dessa espécie podem medir até 10 centímetros de comprimento. Além de seu enorme tamanho, contam com outras características marcantes, como grandes mandíbulas nos machos, que lembram os chifres de um cervo.

Cervo voador

Seu habitat é dividido entre os bosques da Europa e Ásia. É o maior inseto que pode ser encontrado na Europa, já que na Ásia ele encontra outros competidores: também outras espécies de besouros, colocando o cervo voador em uma posição mais modesta.

3. Joaninha

Embora não se pareçam fisicamente com as outras espécies de besouros, as joaninhas também pertencem a essa família. São um dos insetos mais simpáticos e mais conhecidos. E embora elas sejam mais conhecidas pelo corpo esférico vermelho com manchas negras, podem ter muitas outras formas e cores.

espécies de besouros: joaninha

As joaninhas são encontradas em todo o planeta e são uma grande arma contra as pragas, como os pulgões. Eles são o alimento preferido desse besouro e onde houver pulgões, haverá joaninhas.

4. Besouro-golias

O que conhecemos como besouro-golias é, na verdade, um conjunto de espécies diferentes, ainda que muito parecidas entre si. São os insetos mais volumosos que existem, embora não sejam os maiores: os adultos alcançam apenas 10 centímetros de comprimento, mas pesam até 100 gramas.

espécies de besouros: besouro golias

Vivem nas selvas da África e se alimentam de pólen e frutas. Apresentam um colorido muito chamativo, composto de diferentes combinações de branco e negro,em forma de manchas ou listras.

5. Besouro-tartaruga-dourada

A tartaruga-dourada é uma das espécies de besouros mais fascinantes e é muito apreciada por seu corpo pouco comum. Parte dele está recoberto de amarelo metalizado, ou seja, dourado. Além disso, parte do corpo desse inseto não possui pigmentação e é transparente.

espécies de besouros: besouro-tartaruga-dourada

No entanto, esse animal nem sempre é da mesma cor. Quando fica nervoso ou estressado, pode mudar a coloração do corpo. Existem muitas espécies e cada uma reage de uma maneira diferente, mas normalmente esse besouro fica mais escuro, apresentando um tom marrom. Assim, deixa de lado aquela aparência tão peculiar e se faz passar por um besouro normal.

A tartaruga-dourada é um besouro de tamanho pequeno: costuma medir apenas 50 milímetros. Se alimenta exclusivamente de folhas de glória-da-manhã. Costuma ser encontrado com mais frequência na América do Norte.

6. Metrius contractus

Fisicamente não é tão bonito como o resto das espécies de besouros desta lista. Mas o Metrius contractus, ou besouro-bombardeiro, apresenta um comportamento assustador: possui uma arma química para fugir dos inimigos.

espécies de besouros: o besouro-bombardeiro

Quando esse besouro se sente ameaçado, é capaz de lançar um jato de um composto químico corrosivo e de mau odor há metros de distância. Assim, pode se proteger de quem quer comê-lo, mas também de outros insetos ou animais que o estejam incomodando.

Os insetos são subestimados e nós mal os conhecemos. Dentro das famílias de insetos, no entanto, há uma grande variedade de beleza, formas e cores, e as espécies de besouros são um ótimo exemplo disso.