6 maneiras de dar remédio ao seu cão sem que ele perceba
Dar remédio ao seu cão é um dos maiores desafios que você tem como dono. Os cães são animais muito inteligentes, que sabem quando queremos “enganá-los” e não vão querer ingerir algo que não seja do seu agrado.
A seguir, vamos falar sobre alguns truques para que essa tarefa não seja impossível.
Como dar remédio para o seu cão?
Seja um comprimido ou um xarope, dar remédio para o seu cão pode ser uma missão complicada. No entanto, é necessário fazer com que ele tome os medicamentos prescritos pelo veterinário, mesmo que isso leve o dia todo.
Muitos donos se perguntam qual é o melhor método para cumprir com os horários do medicamento e para que o animal de estimação complete o tratamento. Aqui estão alguns truques:
1. Mantenha a calma para dar remédio ao seu cão
Como primeiro passo, recomendamos que você relaxe na hora de dar o remédio para o seu cão, porque se você estiver estressado ou inquieto, o animal vai achar que há um perigo por perto e será muito mais difícil dar a medicação.
Por outro lado, se você se aproximar dele como se nada tivesse acontecido, ele dificilmente perceberá o que está acontecendo.
2. Método de seringa para remédios líquidos
Alguns veterinários recomendam remédios líquidos em casos muito específicos: quando o cão não tem dentes, se estiver muito fraco ou se o dono disser que não sabe como fazê-lo engolir um comprimido.
Mas isso não significa que dar um remédio líquido seja “fácil”, porque também tem seus desafios. Para conseguir, você precisa de uma seringa (apenas a parte plástica, sem agulha), onde colocará a dose da medicação.
Então, você deve se aproximar do cão lentamente, segurando seu focinho com uma das mãos, e com a outra inserir a seringa ao lado da mandíbula. Rapidamente, empurre o êmbolo para que o líquido saia e mantenha a pressão no focinho até ter certeza de que o cão engoliu tudo.
Quando terminar, fique ao lado dele e o recompense com carícias por ter se comportado bem.
3. Método de esconder e procurar
Agora vamos recorrer a alguns truques para que você possa dar remédio ao seu cão caso seja um comprimido (independentemente do tamanho). Uma boa maneira de enganá-lo é esconder a medicação em um alimento do qual ele goste, como iogurte, comida úmida, arroz cozido ou um pedaço de carne.
Muitos donos optam por colocar o comprimido dentro de um pedaço de queijo ou uma salsicha para que o animal engula sem mastigar e não cuspa a medicação.
Em alguns casos, ele também pode ser misturado diretamente com a ração, principalmente se o cão tiver o hábito de comer rápido, como os labradores ou pugs.
4. Método de amassar o comprimido para dar remédio ao seu cão
Se o truque acima não funcionar, então você deve amassar a pílula e misturá-la com um pouco de comida cremosa. Tenha em mente que alguns medicamentos ficam muito amargos quando amassados, e que esse sabor pode “inundar” os alimentos.
É provável que o cão não queira comer nada que esteja no seu prato.
5. Método da ‘comida no chão’
Esta técnica para dar remédio aos cães não é a mais eficaz de todas, mas pode dar resultar positivos em alguns casos. Trata-se de fazer o animal acreditar que está comendo uma “refeição da família” em vez de um comprimido.
Para realizá-lo, você deve primeiro almoçar ou jantar. Finja ter deixado um pequeno pedaço de comida do seu prato cair no chão (por exemplo, um pouco de frango, carne, etc). Depois que o cachorro comer, repita com o comprimido.
A chave está em não olhar para ela, mas em continuar com sua rotina como se nada estivesse acontecendo.
6. Método de inserção do comprimido
Finalmente, a última opção que indicamos serve para quando o cão é muito dócil. Fique ao lado do cão e abra a mandíbula dele com uma das mãos. Coloque o medicamento dentro da boca dele, o mais próximo possível da garganta.
Feche o focinho do cão com cuidado e mantenha a pressão até sentir que ele engoliu o remédio. Para garantir que tudo corra bem, esfregue a garganta dele com movimentos em direção ao estômago.
Calma e paciência são essenciais para que você consiga dar remédio ao seu cão sem que ele perceba. Experimente um desses métodos!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cota, S. del C. (2007). Enfermedades endocrinas de perros y gatos. Diplomado de medicina y cirugía en perros y gatos Facultad de medicina veterana y zootecnia UAS MC.
- Empathetic dogs lend a helping paw, Science Daily. Recogido a 10 de noviembre en https://www.sciencedaily.com/releases/2018/07/180724105921.htm
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.